Questões de Concurso sobre Doenças

 
 
Disciplina 1
Assunto 2
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.923 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A leptospirose é uma zoonose de importância mundial, causada por leptospiras patogênicas transmitidas pelo contato com urina de animais infectados ou água e lama contaminadas pela bactéria. Sobre o tema marque o item INCORRETO.


A

Um amplo espectro de animais sinantrópicos, domésticos e selvagens serve como reservatório para a persistência de focos de infecção.


B

No meio urbano, os principais reservatórios são os roedores (especialmente o rato de esgoto); outros reservatórios são os suínos, bovinos, equinos, ovinos e cães.


C

O homem, hospedeiro terminal e acidental da doença, infecta-se ao entrar em contato com a urina de animais infectados de modo direto ou indireto, por meio do contato com água, lama ou solo contaminados.


D

A transmissão inter-humana é muito comum e de alta relevância epidemiológica.

A dengue, a zica e a chikungunya são doenças que representam sério problema de saúde pública no Brasil.

Sobre essas doenças e sua prevenção, é correto afirmar:


A

A dengue e a zica são causadas por vírus, enquanto a chikungunya é causada por um protozoário.


B

A poda de árvores é uma medida de prevenção fundamental para o controle dessas doenças.


C

Os diagnósticos dessas três doenças podem ser confirmados por exames de sangue.


D

O tratamento com antibióticos, começado precocemente, impede novas infecções dessas doenças.

“É uma alteração espacial e temporalmente delimitada do estado de saúde-doença de uma população, caracterizada por uma elevação progressivamente crescente, inesperada e descontrolada dos coeficientes de incidência de determinada doença, ultrapassando e reiterando valores acima do limiar epidêmico preestabelecido”. Sobre esta e sua aplicação, assinale a alternativa correta.


A

Pandemia


B

Epidemia


C

Surto epidêmico


D

Endemia

Furar recipientes plásticos antes do descarte, manter lixeiras tampadas, colocar garrafas e baldes com a abertura voltada para o solo, manter caixas d’água tampadas e guardar pneus em locais cobertos são medidas adotadas para se evitar a proliferação de


A

Culex sp.


B

escorpiões.


C

Aedes aegypti.


D

cães errantes.


E

Lutzomya palpalis.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre os métodos de tratamento realizados no controle químico de vetores.


( ) O tratamento espacial abarca o controle perifocal.

( ) O tratamento focal é realizado para a captura do vetor em sua forma adulta de forma mecânica.

( ) O tratamento residual utiliza inseticidas que oferecem estabilidade química, em função do espaço das aplicações.

( ) O tratamento espacial utiliza inseticidas cujas gotículas micropulverizadas ficam na massa de ar de determinado local e ambiente.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é


A

V, F, F, V.


B

F, F, V, V.


C

F, V, F, V.


D

V, F, V, F.

Leia as afirmativas a seguir:

I. A leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores.

II. Manter uma alimentação variada e equilibrada não ajuda na proteção contra o câncer.

Marque a alternativa CORRETA:


A
As duas afirmativas são verdadeiras.

B
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

C
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

D
As duas afirmativas são falsas.

Acerca da Leucemia Linfoide Crônica (LLC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).


I. A forma clássica da LLC é causada por uma proliferação clonal de linfócitos B (CD19+, CD20+, CD23+) com acúmulo de linfócitos pequenos de aspecto maduro na medula óssea, sangue e órgãos linfoides.

II. A LLC é virtualmente inexistente na infância, rara antes dos 30 anos e aumenta sua incidência com a idade, sendo muito mais comum após 60 anos e predominante no sexo feminino.

III. Essa leucemia se comporta como incurável, mas, como muitos casos são indolentes, a sobrevida dos pacientes é, em média, 7 anos e a quimioterapia realizada é apenas paliativa.


A

Apenas I e II.


B

Apenas I e III.


C

Apenas II.


D

Apenas I.

Leia o texto a seguir:


O assustador vírus incurável que está dizimando criações de porco na China


As pandemias globais que causam impacto nos suprimentos de comida são especialmente assustadoras. A mais recente ameaça vem da febre suína africana, um vírus altamente contagioso, sem cura conhecida, e com uma taxa de sobrevivência quase nula para os porcos infectados.

A boa notícia é que a doença (ainda) não é prejudicial à saúde humana. A má notícia é que isso provavelmente trará um prejuízo para o seu bolso. O epicentro da atual crise é a China, maior produtora e consumidora de carne suína do mundo. O país é responsável por mais da metade da população global de porcos.

A China está lutando para conter a doença, que se espalhou para todas as partes do país desde agosto do ano passado.

Porcos infectados com a febre geralmente morrem dentro de dez dias. Se um único porco tiver o vírus, todo o rebanho deve ser abatido. Os agricultores sofrem geralmente perdas financeiras substanciais neste processo.

Ainda que o vírus da febre suína africana possa sobreviver por semanas ou meses em carne de porco crua e congelada, ele não é prejudicial aos seres humanos, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal.


Disponível em: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/26/o-assustador-virus-incuravel-que-esta-dizimando-criacoes-de-porco-na-china.ghtml. Acesso em: 04 mai. 2019.


Considerando o texto apresentado, percebe-se que os vírus possuem várias características que lhe são marcantes. Uma delas está relacionada ao fato de o vírus da febre suína africana ainda não prejudicar humanos. Qual característica dos vírus está relacionada a esse fato?


A

Possuírem especificidade.


B

Serem parasitas intracelulares obrigatórios.


C

Realizarem ciclo lítico e lisogênico.


D

Conseguirem produzir DNA a partir de RNA.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo acusam que as ocorrências de sífilis por transmissão sexual cresceram 603% nos últimos seis anos. Em outros estados, o panorama não é menos preocupante. Em 2013 e 2014, Acre, Pernambuco e Paraná registraram crescimento de 96,1%, 94,4% e 63,1%, respectivamente. Assinale a alternativa que corresponde à morfologia e ao nome do agente etiológico da sífilis.


A

Diplococo Gram-negativo – Neisseria gonorrhoeae.


B

Espiroqueta – Neisseria gonorrhoeae.


C

Espiroqueta – Treponema pallidum.


D

Diplococo Gram-negativo – Treponema pallidum.


E

Diplococo Gram-positivo – Treponema pallidum.

Após a notificação de um caso de leptospirose em sua área, a Unidade de Vigilância organizou uma visita domiciliar com equipe multidisciplinar. Durante a visita, o Agente de Combate às Endemias esteve atento a sinais que indicassem a presença de


A

roedores.


B

mosquitos.


C

baratas.


D

escorpiões.


E

aranhas.

Imagem associada para resolução da questão

O poema acima, de Manuel Bandeira, faz referência a uma doença de origem bacteriana, cujo agente etiológico é um:


A
bacilo, o Mycobacterium tuberculosis.

B
diplococo, o Diplococcus pneumoniae.

C
espirilo, o Treponema pallidum.

D
estreptococo, o Streptococcus pneumoniae.

E
vibrião, o Vibrio cholarae.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), publicou uma lista com as dez ameaças à saúde global em 2019. Dentre elas destaca-se o movimento antivacina. Entre as razões pelas quais se escolhe não vacinar estão complacência, inconveniência no acesso a vacinas e falta de confiança.

Fonte: OMS - Organização Mundial da Saúde. Ten threats to global health in 2019. Disponível em: https://www.who.int/fr/emergencies/ten-threats-to-global-health-in- 2019


Nesse contexto, é justificável


A

a susceptibilidade do contágio através da vacina feita com vírus atenuados, uma vez que estes podem se reproduzir pelo corpo.


B

a ocorrência de doenças infectocontagiosas na população que não recebeu anticorpos previamente produzidos em outro organismo.


C

a complacência contra a vacina injetável para doenças infecciosas adquiridas através do sistema respiratório.


D

a preocupação com o ressurgimento de doenças tidas como controladas pela falta da imunização ativa na população.


E

a falta de confiança na vacina oral, uma vez que o agente infeccioso inativado será destruído e eliminado pelo sistema digestório.

Assinale a alternativa correta em relação à leishmaniose tegumentar.


A

É uma doença infecciosa, não contagiosa.


B

Tem distribuição restrita ao Brasil.


C

O vetor são as fêmeas do mosquito anófeles.


D

Afeta órgãos como o baço e o fígado, tendo como principal sintoma o inchaço do fígado.


E

Também é conhecida por Calazar e pode afetar cães.

Entre os aspectos biológicos do Aedes aegypti, é correto citar:


A

o ciclo de vida se caracteriza por apresentar 3 fases distintas: ovo, ninfa e adulto.


B

a necessidade de locais que acumulem água para deposição dos ovos.


C

o grande tamanho desses insetos, que podem atingir até 10 cm.


D

a ausência de reprodução sexuada em épocas de seca extrema.


E

a elevada mobilidade e extrema voracidade das pupas.

Analise as informações do quadro a seguir.


Principais zoonoses e doenças emergentes transmitidas por animais silvestres


Zoonoses, doenças parasitárias e agente etiólogico

Principais fontes de infecção e reservatório

Via de transmissão

Complexo hidatidose e equinococose Equinococcus granulosus

Raposas e cervídeos (ciclo silvestre)

Ingestão de água contaminada com larvas de 3° estágio.

Criptosporidiose – Cryptosporidium spp

Mamíferos

Ingestão do esporozoíto presente na água contaminada.

Dirofilariose – Dirofilaria immitis

Canídeos e procionídeos

Por meio do contato com as fezes dos animais.

Clamidiose – Chlamydophyla psittaci

Psitacídeos e columbiformes (principais)

Inalação em ambientes contaminados ou pela via digestiva.

SILVA, J.C.R. Zoonoses e doenças emergentes transmitidas por animais silvestres. Disponível em: <www.abravas.org.br>.

Acesso em: (Adaptação).


Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a correta correlação entre zoonose, agente etiológico, principais fontes de infecção e vias de infecção.


A

Complexo hidatidose / Equinococcus granulosus / Raposas e cervídeos (ciclo silvestre) / Ingestão de água contaminada com larvas.


B

Criptosporidiose / Cryptosporidium spp; Mamíferos / Ingestão de esporozoíto presentes na água contaminada.


C

Dirofilariose / Dirofilaria immitis / Canideos e Procionídeos / através do contato com as fezes dos animais.


D

Clamidiose / Chlamydophyla psittaci / Psitacídeos e columbiformes (principais) / Inalação em ambientes contaminados ou pela via digestiva.

A opção que contém somente doenças bacterianas é:


A

tuberculose, hanseníase, cólera e meningite


B

leptospitorse, leishmaniose, sarampo e botulismo


C

tétano, candidíase, rubéola e malária


D

meninginte, tuberculose, esporotricose e sífilis

O vetor e o agente causador da arbovirose que atualmente estão sendo relacionados aos casos de microcefalia no Brasil são, respectivamente:


A

Pediculus humanus e uma riquétsia


B

Triatomíneos e Trypanosoma cruzi


C

Aedes Aegypti e um flavivírus


D

carrapatos e Francisella tularensis

Assinale a alternativa CORRETA, as doenças relacionadas abaixo, em qual delas o agente causador da doença não é considerado como ser vivo.


A

Sífilis


B

Tuberculose


C

Febre maculosa


D

Febre amarela


E

Hanseníase

A malária é uma doença grave transmitida pelo protozoário do grupo Apicomplexa, gênero Plasmodium, um grupo de organismos altamente especializados que passa, parte do seu ciclo de vida, no interior das hemáceas. Sobre o seu ciclo de vida, afirma-se:


A

O parasita se reproduz exclusivamente de forma sexuada.


B

As fêmeas de Anopheles infectam o homem com esporos do tipo merozoíta.


C

A fêmea hematófaga se infecta ao picar o hospedeiro e ingerir as formas esporozoítas.


D

Ao ingerir os gametócitos, no intestino médio do Anopheles, desenvolvem-se os gametas. Após a fecundação, o zigoto se insere na parede intestinal formando um cisto, onde irão se formar novos esporozoítos.


E

O ciclo sexuado ocorre no homem e o ciclo assexuado no Anopheles.

Um indivíduo submetido a transplante de coração, com 20 dias, apresentou sintomas sugestivos de doença de Chagas. Que exames devem ser realizados para esclarecer o diagnóstico parasitológico?

1) Exame de sangue venoso após filtração (3μm) e coloração em azul de metileno.

2) Hemocultura em meio LIT.

3) Exame a fresco de sangue venoso tratado com o fixador apropriado.

4) Exame de sangue venoso após centrifugação e coloração com Giemsa.

5) Exame a fresco de líquido pleural após centrifugação.

Estão corretas, apenas:


A

1 e 3.


B

2 e 4.


C

3 e 5.


D

1 e 2.


E

4 e 5.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado