

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A documentação das atividades laboratoriais constitui elemento essencial para assegurar a qualidade dos processos e possibilitar a verificação das etapas executadas durante uma análise.
À luz das boas práticas laboratoriais, assinale a alternativa CORRETA.
A documentação das análises depende da organização estabelecida pelos setores técnicos durante a execução dos procedimentos laboratoriais.
A elaboração dos registros pode acompanhar os métodos adotados pelos profissionais responsáveis, observadas as características das atividades desenvolvidas.
A forma de documentação das atividades laboratoriais pode considerar os critérios definidos pelas equipes responsáveis pelas análises executadas.
Os registros laboratoriais devem ser elaborados de forma clara, completa e rastreável, permitindo a identificação das atividades executadas e a reconstituição do histórico dos procedimentos realizados.
Os registros laboratoriais podem ser ajustados conforme necessidades identificadas pelos responsáveis técnicos ao longo da rotina operacional.
Um laboratório de microbiologia precisa esterilizar meios de cultura recém-preparados que serão usados posteriormente para o cultivo de bactérias. O material encontra-se acondicionado em frascos de vidro e já pronto para uso.
Considerando a finalidade e as condições descritas, a técnica de esterilização mais adequada é a
desinfecção com álcool etílico a 70%.
filtração por membrana estéril de 0,22 µm.
exposição à radiação ultravioleta por 30 minutos.
autoclavagem sob vapor saturado e pressurizado.
incubação em estufa bacteriológica a 37°C por 24 horas.
O documento técnico que padroniza e descreve as rotinas laboratoriais é chamado de POPs (Procedimentos Operacionais Padrão).
No contexto dos POPs de genética forense, é correto afirmar que:
Todo o procedimento deverá ser realizado em bancada higienizada com solução de hipoclorito de sódio 10%, com utilização de luvas descartáveis, que deverão ser utilizadas durante toda a coleta.
Vestígios e amostras coletados durante as análises devem ser identificados com códigos ambíguos.
Se deve fotografar a embalagem, os vestígios e manchas com características de sangue, quando expressamente autorizado pela polícia militar.
Se deve identificar manchas e deposições compatíveis com vestígios de sangue, e, se devidamente indicado no laudo pré-pericial ao juiz, pode-se usar luz forense.
Todo vestígio biológico deve ser considerado como potencialmente infectante e equipamentos de proteção individual adequados deverão ser utilizados.
Um cuidado essencial na limpeza das lentes (objetiva e ocular) realizada pelo usuário comum de um microscópio óptico é:
lavá-las com água e sabão neutro sempre após o uso
submetê-las a ultrassom para remover partículas incrustadas
utilizar papel comum ou tecido para esfregar e remover a gordura
desmontar as lentes para limpar suas partes internas periodicamente
usar uma solução álcool-éter e panos específicos, como papel de lens, para limpeza
Uma das atividades que requer atenção e precisão nos laboratórios de análises clínicas é o preparo de soluções químicas reagentes e similares. A quantidade em gramas de fosfato dissódico anidro (Na2HPO4), cujo peso molecular é 141,96 g/mol para preparar 1 Litro de uma solução 0,067 Molar, é de aproximadamente:
19,0
9,5
4,5
0,9
0,5
As aulas práticas de laboratório têm papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem em biologia. Um dos objetivos desse tipo de modalidade didática é
favorecer a construção ativa do conhecimento por meio da experimentação.
possibilitar que os alunos concentrem sua atenção apenas na exposição feita pelo professor.
treinar a execução mecânica de procedimentos, sem discussão conceitual.
limitar o uso de recursos didáticos ao ambiente laboratorial.
substituir integralmente a abordagem teórica das aulas regulares.
Considerando os métodos de purificação de água disponíveis para utilização laboratorial e os diferentes tipos de água purificada que podem ser obtidos, assinale a alternativa correta.
A associação sequencial de diferentes métodos de purificação da água como a filtração, a osmose reversa, eletrodeionização e a oxidação ultravioleta possibilitam a obtenção de água ultrapura.
A destilação da água remove íons, e partículas com alta eficiência, mas não remove com a mesma eficiência compostos orgânicos, bactérias e pirogênios, produzindo água purificada do tipo I.
A associação da filtração mecânica e da oxidação ultravioleta é o método mais eficiente e mais utilizado em laboratórios para a remoção da maior parte dos contaminantes da água, possibilitando a produção de água purificada do tipo II.
A água obtida após o processo de filtração mecânica contém baixos índices de partículas e compostos orgânicos em suspensão e pode ser classificada como água do tipo I.
A deionização da água produz uma água purificada com alta pureza, livre de minerais, cloro, flúor, metais pesados, compostos orgânicos e bactérias.
Durante o preparo de uma solução padrão, o técnico necessita medir exatamente 100 ml de um reagente. A vidraria mais indicada é:
Béquer.
Proveta.
Erlenmeyer.
Balão volumétrico.
O armazenamento de produtos químicos no laboratório deve levar em conta as características físico-químicas do reagente, sendo necessário observar características como:
Nunca armazenar ácidos próximos a bases, ou inflamáveis próximos a oxidantes.
Armazenar sempre líquidos acima dos sólidos para evitar vazamentos e contaminação.
Os produtos corrosivos devem ser armazenados nas prateleiras mais altas para maior segurança.
A organização por ordem alfabética é a recomendada por facilitar o acesso aos produtos químicos.
A seguinte imagem apresenta uma pipeta graduada, que permite a transferência de volumes variáveis de líquidos.

Certo
Errado
Durante a flambagem de uma alça de Drigalski de vidro, em uma cabine de fluxo laminar, o béquer o qual continha o álcool para esse procedimento, pegou fogo. O procedimento correto a ser executado para extinguir as chamas dentro do béquer é
Deve-se jogar água fria no béquer para conter as chamas.
Deve-se colocar uma placa de Petri de vidro sobre a borda do béquer.
Deve-se aumentar o fluxo de ar na cabine até a extinção da chama no béquer.
Deve-se remover o béquer da cabine de fluxo laminar para a pia e jogar água.
A segurança e a confiabilidade dos resultados em um laboratório dependem estritamente da adesão às Boas Práticas de Laboratório (BPL) e às normas de biossegurança vigentes. Sobre o manejo de materiais e a conduta laboratorial, assinale a alternativa correta.
A pipetagem inadequada de reagentes pode comprometer a exatidão dos resultados, sendo seu impacto reduzido quando há repetição de ensaios experimentais sob as mesmas condições.
As BPL envolvem organização das bancadas, registro sistemático das atividades (rastreabilidade), controle de qualidade e utilização adequada de EPIs e EPCs.
O armazenamento de reagentes químicos pode ser realizado por ordem alfabética, desde que substâncias incompatíveis sejam mantidas separadas fisicamente no mesmo ambiente.
A esterilização de materiais reutilizáveis é necessária apenas para instrumentos utilizados em culturas bacterianas ativas, sendo dispensável em materiais utilizados em etapas preparatórias.
O descarte de resíduos laboratoriais deve seguir a classificação por classe de risco, sendo permitido o descarte em lixo comum quando o material estiver devidamente identificado e acondicionado.
Em microscópios ópticos convencionais, utilizados na rotina de laboratórios clínicos e educacionais, a objetiva projetada para uso com óleo de imersão é aquela que apresenta a ampliação de
40x.
50x.
100x.
4x.
400x.
A coloração de Gram é um procedimento realizado em laboratório para diferenciar grupos de bactérias. Para que o resultado seja observado adequadamente, suas etapas devem ser executadas em uma sequência específica. Ordene as etapas a seguir conforme a realização correta desse procedimento:
1. Aplicar lugol sobre a lâmina.
2. Examinar a lâmina ao microscópio.
3. Fixar o esfregaço bacteriano pelo calor.
4. Aplicar álcool-acetona.
5. Cobrir a lâmina com cristal violeta.
6. Cobrir a lâmina com fucsina fenicada ou safranina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
5 → 1 → 3 → 4 → 6 → 2.
5 → 3 → 1 → 4 → 2 → 6.
1 → 3 → 5 → 6 → 4 → 2.
3 → 1 → 5 → 6 → 2 → 4.
3 → 5 → 1 → 4 → 6 → 2.
Um técnico de laboratório precisa preparar uma solução salina fisiológica de NaCl a 0,9% (m/v), para uso em procedimentos experimentais. Qual é a massa de NaCl que deve ser pesada para o preparo correto de 2,0 L dessa solução?
9,0 g.
18,0 g.
90,0 g.
1,8 g.
0,9 g.
A potassa é uma solução muito utilizada nos laboratórios de micologia. Sobre essa solução, é CORRETO afirmar que ela:
é composta por potássio e iodeto, cujas concentrações variam de acordo com a dureza do tecido a ser avaliado.
é uma base fraca, podendo ser manipulada em bancadas, não necessitando do uso da capela.
é usada como corante, para destacar as hifas, permitindo uma melhor visualização dessas estruturas.
pode ser usada para esterilizar a amostra, ao invés da autoclave, pois não permite o crescimento de contaminantes na amostra.
promove a digestão/clareamento do material queratinizado e de detritos celulares da amostra, permitindo a visualização direta das estruturas fúngicas, como hifas e leveduras, ao microscópio.
Em relação aos procedimentos de organização em laboratórios de pesquisa, é INCORRETO afirmar que:
as vidrarias devem ser organizadas com as de menor tamanho à frente das maiores.
os ácidos devem ser dispostos em prateleiras acima do operador.
os materiais perfuro-cortantes devem ser descartados em recipiente resistente a perfuração.
se deve manter nas bancadas apenas as quantidades necessárias de reagentes a serem usadas.
todos os reagentes devem ser rotulados e inspecionados periodicamente.
Durante observação microscópica, o ajuste adequado do equipamento garante imagem nítida. Considerando essa técnica, assinale a alternativa CORRETA.
Iluminação intensa sempre melhora qualidade visual das estruturas observadas.
Ajuste do condensador e do diafragma controla contraste e resolução da imagem.
Aumento máximo elimina necessidade de foco preciso durante observação microscópica.
Lentes objetivas dispensam limpeza regular após utilização em rotina laboratorial.
Durante a rotina laboratorial, diferentes técnicas são empregadas conforme o objetivo da análise. A correta identificação da finalidade de cada procedimento é fundamental para evitar a aplicação de uma metodologia inadequada à amostra ou ao material analisado.
Relacione a COLUNA I, que apresenta diferentes técnicas laboratoriais, com a COLUNA II, que apresenta suas respectivas características.
COLUNA I
1. Microscopia óptica
2. ELISA
3. PCR
4. Filtração esterilizante
COLUNA II
( ) Técnica que utiliza ciclos de amplificação para produzir grande quantidade de uma região específica de ácido nucleico, permitindo sua detecção ou análise.
( ) Método utilizado para observar estruturas ou organismos por meio da formação e ampliação de imagens utilizando um sistema de lentes.
( ) Método imunoenzimático baseado em interações específicas entre antígeno e anticorpo, associado a uma reação enzimática que possibilita a detecção do alvo.
( ) Processo empregado para a remoção de microrganismos ou partículas de uma solução por meio de uma membrana apropriada, sendo especialmente útil para materiais que não podem ser submetidos a determinados processos térmicos.
Assinale a sequência CORRETA:
1 – 3 – 4 – 2.
3 – 1 – 2 – 4.
3 – 2 – 1 – 4.
4 – 1 – 2 – 3.
Em determinada rotina laboratorial, um profissional precisa manipular amostras biológicas, utilizar equipamentos de bancada e realizar procedimentos que podem resultar em contaminação das superfícies de trabalho. Considerando as boas práticas laboratoriais, assinale a afirmativa CORRETA.
A adoção de procedimentos padronizados possui caráter predominantemente administrativo, enquanto a prevenção de contaminações depende da utilização adequada dos equipamentos de proteção individual.
A higiene das mãos apresenta relevância sobretudo após procedimentos de maior risco, podendo ter aplicação menos frequente em atividades laboratoriais de rotina.
A utilização adequada dos equipamentos de proteção individual permite compensar falhas na organização da área e na execução dos procedimentos laboratoriais.
A organização da área de trabalho, a higiene das mãos, o uso adequado dos equipamentos e a adoção de procedimentos padronizados contribuem conjuntamente para reduzir riscos de exposição e contaminação.
A organização da bancada contribui para a segurança operacional, mas possui relação limitada com a prevenção da contaminação cruzada entre amostras e materiais.