Questões de Concurso sobre Sistema Esquelético e Muscular

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
378 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Analise as afirmativas a seguir:

I. No ser humano, as falanges são classificadas como ossos longos e cada dedo é composto por três falanges. Elas estão divididas em falanges proximais, falanges médias e falanges distais. Existe uma particularidade entre as falanges: o primeiro dedo (polegar) da mão não possui falange média, possui somente a proximal e a distal; e o quinto dedo é denominado dedo mínimo.

II. O esterno é um osso chato, laminar e que está localizado na parte mediana anterior da caixa torácica. É formado por três porções: manúbrio, que corresponde à parte superior e dilatada; o corpo, parte média; e o processo xifoide, parte inferior. Encontra-se articulado com as clavículas e com as cartilagens costais dos sete primeiros pares de costelas.

III. No músculo não estriado (ou músculo liso), as células não apresentam as estriações que são microscopicamente visíveis nas células musculares esqueléticas. Como este músculo é encontrado nas paredes das vísceras ocas e tubulares, como nos vasos sanguíneos, estômago e intestinos, é também chamado de músculo visceral. O músculo não estriado (músculo liso) é um músculo involuntário, pois suas contrações comandam o movimento de materiais através dos sistemas de órgãos do corpo humano.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A circulação sanguínea humana pode ser dividida em dois grandes circuitos: um leva sangue aos pulmões, para oxigená-lo, e outro leva sangue oxigenado a todas as células do corpo. Esse processo ocorre através de vasos sanguíneos que podem ser de três tipos básicos: artérias, veias ou capilares.

II. A musculatura do membro superior do ser humano é dividida em músculos que posicionam o cíngulo inferior, músculos que movimentam o quadril, músculos que movimentam o antebraço e a mão e músculos que movimentam as mãos e os dedos.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Ano: 2020
Prova: ADM&TEC - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - Professor - Área: Ciências - 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. A circulação pulmonar transporta o sangue pobre em oxigênio para os pulmões, onde ele libera o dióxido de carbono (CO2) e recebe oxigênio (O2). O sangue oxigenado, então, retorna ao lado esquerdo do coração para ser bombeado para circulação sistêmica.

II. O tórax está constituído por um esqueleto osteocartilagíneo formado por doze vértebras (cada uma com um par de costelas póstero-látero-anterior e suas cartilagens costais) e pelo osso esterno. Em conjunto, esses ossos formam a caixa torácica.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os músculos são estruturas que contêm uma grande rede vascular que os nutre de sangue venoso, abastecendo-os de oxigênio e nutrientes, necessários ao seu dispêndio de energia com o trabalho muscular. O músculo funciona como um depósito das substâncias nele injetadas e que aos poucos vai sendo absorvida pela presença da grande rede vascular nele contido.

II. Nos músculos voluntários, as contrações estão normalmente sob controle consciente do indivíduo que as executa. As contrações desses músculos não requerem um propósito consciente, como, por exemplo, usualmente um indivíduo não tem que pensar na contração dos músculos envolvidos na manutenção da postura. Os músculos voluntários são controlados pela porção do sistema nervoso somático.

III. Os músculos superficiais ou cutâneos são os músculos que se encontram logo abaixo da pele e não apresentam inserções na camada profunda da pele. Podemos encontrá-los no crânio e na face, no pescoço e na região hipotênar da mão.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Durante a aula sobre o tecido cartilaginoso, uma forma especializada do tecido conjuntivo de consistência rígida, o professor Andersen explicou a seus alunos que esse tecido desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos nas articulações. O professor também explicou que tal tecido é nutrido através do líquido sinovial das cavidades articulares e por:


A

nervos


B

vasos linfáticos


C

vasos sanguíneos


D

capilares do conjuntivo envolvente

Ano: 2020
Prova: Instituto AOCP - Prefeitura de Betim - Professor - Área: Ciências - 2020

Quais dos seguintes músculos estão associados com a respiração em repouso?


A

Intercostais internos, gastrocnêmico e diafragma.


B

Diafragma e intercostais externos.


C

Peitoral maior e peitoral menor.


D

Peitorais, subclávio e diafragma.


E

Subclávio e peitorais.

Analise as afirmativas a seguir:

I. As artérias são vasos que chegam ao coração, trazendo o sangue dos órgãos e tecidos. A parede das artérias, como a das veias, também é formada por três camadas. A diferença, porém, é que a camada muscular e a conjuntiva são menos espessas que suas correspondentes veias.

II. No corpo humano, os músculos estriados esqueléticos contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.

Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A caixa torácica desempenha um papel importante na mecânica respiratória e na proteção dos órgãos internos torácicos. A parte superior da caixa torácica apresenta uma abertura, delimitada lateralmente pelo primeiro par de costelas, posteriormente pelo osso esterno e anteriormente pelas margens superiores da primeira vértebra torácica. A parte inferior da caixa torácica é delimitada lateralmente pelos 11º e 12º pares de costelas, pelas cartilagens costais unidas dos pares da sétima até a décima costela, anteriormente pelo processo xifoide e posteriormente pela décima segunda vértebra torácica.

II. As costelas são ossos alongados e arqueados, em doze pares. Posteriormente, elas se articulam com as vértebras torácicas e, anteriormente, com o osso esterno (apenas as costelas verdadeiras se articulam com este osso) ou com as cartilagens das costelas suprajacentes (os três pares de costelas falsas). Existem dois pares livres que apenas se articulam posteriormente com as vértebras.

III. As vértebras são peças ósseas irregulares que unidas formam a coluna vertebral. Em anatomia convencionou-se que a referência das vértebras é feita por abreviação, por exemplo, colocando-se uma abreviação para designar a região da coluna (C para cervical, T para tegumentar, L para lombar, S para sacral e Co para coccígea) e o número da vértebra em algarismos romanos. As vértebras são em número de 23 e estão distribuídas nas regiões da coluna.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Analise as afirmativas a seguir:

I. A mandíbula é o único osso móvel da face e encontra-se articulado com os ossos temporais através de seus côndilos formando a articulação têmporo-mandibular, conhecida como ATM. A mandíbula apresenta-se em “forma de ferradura” onde estão formadas as falanges ligamentares inferiores, e possui dois ramos, que representam uma continuação do corpo em uma angulação denominada ângulo da mandíbula.

II. Os músculos são estruturas anatômicas de formas e comprimentos variáveis, formadas por miócitos e que se inserem aos ossos através de tendões. Eles são caracterizados pela contração (capacidade de diminuir o comprimento) e relaxamento, ações que movimentam partes do corpo, inclusive os órgãos internos. Os músculos representam uma grande parte do peso corporal total e são capazes de transformar energia química em energia mecânica.

III. Os músculos estriados esqueléticos têm a fáscia muscular, que é uma lâmina de tecido epitelial que reveste externamente cada músculo. Sua espessura varia de músculo para músculo, dependendo da sua função. A fáscia muscular envolve as fibras musculares mantendo-as juntas, permitindo o fácil deslizamento dos músculos entre si durante a contração muscular.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Ano: 2020
Prova: FACET - Prefeitura - Professor - Área: Ciências - 2020

De acordo com o tipo e a quantidade de fibras na matriz extracelular, as cartilagens podem ser classificadas em três tipos. Relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita, em seguida, marque a opção correta:


( I ) cartilagem hialina

( II ) cartilagem elástica

( III ) cartilagem fibrosa


( ) Apresenta maior rigidez e capacidade de absorver choques mecânicos.

( ) Está presente nas cartilagens das orelhas externas e da laringe

( ) É o tipo mais comum no corpo e está presente nos anéis da traqueia e dos brônquios.


A

I, III, II


B

III, II, I


C

I, II, III


D

III, I, II


E

II, III, I

Ano: 2020
Prova: ADM&TEC - Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - Professor - Área: Ciências - 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. No ser humano, os brônquios dividem-se respectivamente em tubos cada vez menores denominados Bronquíolos. As paredes dos bronquíolos contêm músculo liso e não possuem cartilagem. Os bronquíolos continuam a se ramificar, e dão origem a minúsculos túbulos denominados Ductos Alveolares.

II. O tórax está constituído por um esqueleto osteocartilagíneo formado por doze vértebras (cada uma com um par de costelas póstero-látero-anterior e suas cartilagens costais) e pelo osso esterno. Em conjunto, estes ossos formam a caixa torácica.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Os ossos possuem várias funções, dentre elas sustentação do corpo e:


A

armazenagem de proteínas do plasma; produção de magnésio e cálcio.


B

produção de hemácias e leucócitos; armazenagem de cálcio e fósforo.


C

produção de plaquetas e hemoglobina; armazenagem de magnésio e fósforo.


D

produzir glicogênio; armazenar hemácias e hematócrito.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Dar forma ao corpo humano não é uma das funções do sistema esquelético.

II. No Brasil, o ensino não deve ser ministrado com base no respeito à liberdade e apreço à tolerância.

III. O tecido conjuntivo não apresenta variedade de células nem matriz extracelular.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa I, apenas.


C

Está correta a afirmativa II, apenas.


D

Está correta a afirmativa III, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

Nos músculos a mioglobina é uma proteína respiratória que auxilia a:

A
sintetizar hemoglobina.

B
armazenar oxigênio.

C
originar bicarbonato.

D
liberar CO2.

E
aliviar a pressão da caixa torácica.

Leia as afirmativas a seguir:


I. O sistema respiratório humano é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem o ar para dentro e para fora das cavidades pulmonares. Esses órgãos são as fossas nasais, a boca, a faringe, a laringe, a traqueia, o jejuno, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos, os três últimos localizados nos pulmões.

II. No ser humano, as superfícies ósseas são recobertas por cartilagem articular e unidas por ligamentos revestidos por membrana sinovial. As articulações sinoviais, no corpo humano, incluem a maioria das articulações do corpo. A articulação pode ser dividida de forma completa ou incompleta por um disco ou menisco articular cuja periferia se continua com a cápsula fibrosa, enquanto que suas faces livres são recobertas por membrana sinovial.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

O corpo humano é uma totalidade integrada que, para fins didáticos, é dividida em partes: células, tecidos, órgãos e sistemas. Os sistemas se caracterizam por serem formados por órgãos cujo funcionamento conjunto possibilita a realização de determinadas funções.

Sobre os sistemas do corpo humano, é correto afirmar:


A

O sistema muscular controla o funcionamento de glândulas exócrinas.


B

O sistema excretor elimina resíduos celulares nitrogenados.


C

O sistema endócrino tem seu funcionamento iniciado na puberdade.


D

O sistema nervoso controla o metabolismo de cálcio e magnésio.

Leia as afirmativas a seguir:

I. Compreender os conceitos de fontes e transformações de energia e a diferenciação da radiação solar em função da latitude geográfica da região, por exemplo, são conhecimentos que atrapalham a compreensão do conceito de fluxo de energia no ambiente.

II. No ser humano, os ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que se unem aos outros por intermédio das junturas ou articulações e, assim, constituem o esqueleto. Os ossos são constituídos por uma forma especializada de tecido nervoso cuja principal característica é a mineralização de sua matriz óssea.

III. As funções de nutrição podem representar um campo fértil para o desenvolvimento das atividades escolares de ensino de ciências. Ao lado do conhecimento sobre as substâncias alimentares e suas funções no organismo, necessidades alimentares de acordo com idade, sexo, atividade que o sujeito desenvolve e clima da região onde vive, pode-se estudar o problema da deterioração dos alimentos e as técnicas desenvolvidas para conservação, considerando-se o alcance social de tal desenvolvimento. A indústria alimentícia pode ser discutida, investigando-se alguns processos de transformação dos alimentos, adição de substâncias corantes, conservantes etc. Também cabem relações com aspectos políticos e econômicos envolvidos na disponibilidade de tais alimentos.

Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Apenas uma afirmativa está correta.


C

Apenas duas afirmativas estão corretas.


D

Todas as afirmativas estão corretas.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fémur, que fica na coxa, e o menor o estribo, que fica dentro do ouvido. Tais diferenças são necessárias para atender às diversas funções e movimentos do esqueleto. Por exemplo, no esqueleto humano, o membro superior articula-se ao tronco por meio do cíngulo do membro superior (cintura escapular), composto pelos ossos clavícula e escápula. Para que essa articulação ocorra, todos os ossos envolvidos precisam ter um formato adequado.

II. Os materiais ferromagnéticos são constituídos de um número muito grande de pequenos ímãs naturais, conhecidos como dipolos magnéticos elementares. Esse número é da mesma ordem do número de moléculas ou átomos que constituem o material. Sem a influência de um campo magnético externo, esses dipolos estão todos desalinhados, de forma que a soma total de seus campos magnéticos é nula.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

Leia atentamente o trecho da reportagem a seguir:

Vinicius Junior rompe ligamento do tornozelo

“A lesão aconteceu aos 30 minutos do primeiro tempo, logo no principal momento de Vinicius Junior no jogo. O brasileiro arrancou do meio de campo até a área, terminando a jogada com um chute perigoso para fora. Em seguida, ele caiu com dores e deixou o gramado pouco depois para a entrada de Asensio”.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/ futebol-espanhol/noticia/vinicius-junior-rompe-ligamento-dotornozelo. ghtml

A função da estrutura rompida, localizada no tornozelo do atleta, é:


A
unir os ossos nas articulações

B
ligar os ossos aos músculos

C
evitar o atrito entre os ossos

D
lubrificar as articulações

Leia as afirmativas a seguir:


I. De acordo com a Lei 9.394/96, o ensino da História do Brasil e de Ciências levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, sendo vedada qualquer relação com a história ou a cultura das matrizes indígena, africana e europeia.

II. As leveduras fazem parte do reino Fungi.

III. O coração é um órgão muscular oco que se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Nenhuma afirmativa está correta.


B

Está correta a afirmativa II, apenas.


C

Estão corretas as afirmativas I e II, apenas.


D

Estão corretas as afirmativas II e III, apenas.


E

Todas as afirmativas estão corretas.

   
Gerar simulado