Questões de Concurso sobre Assessoria de Imprensa na Comunicação Social

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.080 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Fazer gestão de mídias sociais em assessoria de imprensa demanda avaliar o impacto que a nova infraestrutura informativa provocou na oferta de conteúdos e engajamento de públicos. Nesse aspecto, avalie as afirmativas a seguir.


I. Mídias sociais são territórios de diálogo, mas também de conflitos e de enfrentamentos e devem reforçar nas assessorias a postura de agilidade e rapidez, mas também de checagem, pois oferecem tanto informação quanto desinformação.

II. A reconfiguração da imprensa a partir das plataformas digitais e da crise no modelo tradicional de negócios demanda que a assessoria valorize apenas os veículos tradicionais, menosprezando os novos fornecedores de informação.

III. Cada vez mais, é preferível falar com o público certo do que tentar falar para todos ou para qualquer público; por isso, a assessoria de imprensa deve ter um pensamento estratégico para definir e alcançar os públicos de interesse.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas


D

I e III, apenas.


E

I, II e III.

Uma repórter de um site jornalístico conseguiu dados de quantos boletins de ocorrência foram registrados, nos últimos seis meses, sobre casos de pessoas que tiveram celulares roubados em um município brasileiro. Ao analisar os dados, ela identificou que em uma rua do município aconteciam a maioria dos casos. No texto jornalístico, ela incluiu casos de vítimas, uma entrevista com um delegado de polícia e um especialista em segurança. A repórter também organizou um link com fotos dos modelos de celulares preferidos dos ladrões. Após a publicação no site, o prefeito do município solicitou que a assessoria de imprensa da prefeitura enviasse aos veículos de comunicação um texto informando as medidas que estavam sendo tomadas para diminuir o número desses casos.


O texto publicado no site e o enviado pela assessoria de imprensa são, respectivamente:


A

release e notícia.


B

editorial e release.


C

notícia e reportagem.


D

reportagem e notícia.


E

reportagem e release.

Métricas de assessoria de imprensa são medidas utilizadas para aferir a eficácia e o impacto das estratégias, permitindo demonstrar resultados de maneira contextualizada e racional que permitem avaliar o desempenho das ações realizadas pelos assessores junto aos meios jornalísticos. Sobre as métricas, é correto afirmar que


A

determina-se a valoração a partir da presença da marca em áreas-chave de uma publicação (título, lead, linha fina, olho da matéria, foto, vídeo, legenda da foto) e/ou do quanto a empresa pode ser o foco da matéria, comparando a citação de outras empresas.


B

a taxa de conversão, calculada frequentemente a partir do conceito de CPM (Custo Por Mil Impactos), apresenta o quanto uma marca gastaria em publicidade para atingir a mesma quantidade de pessoas que as mídias espontâneas estão alcançando.


C

a exposição qualificada classifica as publicações por duas vertentes: por sentimento ou protagonismo. Na classificação por sentimento, as publicações podem ser promotoras, detratoras, balanceadas ou inócuas.


D

medem-se pelo tráfego web o número de compartilhamentos, as menções à marca, a movimentação de notícias divulgadas e outros indicadores comuns de mídia social para revelar sobre quais tipos de divulgação, ação ou campanha geram maior buzz.

Em relação à produção da notícia e às rotinas da assessoria de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Na maioria dos casos, os releases devem ser escritos conforme a técnica da pirâmide invertida.


B

O comunicado contém informações para o jornalista, não para o veículo.


C

O release dirigido leva em consideração as particularidades de determinado espaço jornalístico.


D

O artigo é um texto jornalístico baseado em entrevista, no qual o assessorado expressa sua opinião a respeito de um fato relacionado a ele direta ou indiretamente.


E

O release de opinião é o texto jornalístico baseado em entrevista, no qual o assessorado expressa sua opinião a respeito de um fato relacionado a ele direta ou indiretamente.

Analise as afirmativas a seguir:


I. É correto afirmar que a Assessoria de Imprensa é uma atividade jornalística que teve início depois da criação do rádio, na década de 1920, com o objetivo de informar os feitos e novidades das instituições privadas.

II. É correto afirmar que a Assessoria de Imprensa é uma atividade que busca manter a sociedade informada sobre realizações e novidades das instituições iniciado com a chegada da Televisão na década de 1950.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

A área de assessoria de imprensa no Brasil ganhou um novo e importante capítulo na história do jornalismo institucional em 1980. Julgue os itens a seguir, acerca da principal característica desse movimento que estava sendo implementado naquele ano no país.


I Houve uma ruptura entre assessoria de imprensa e relações públicas (RPs), passando-se a praticar aquilo que seria conhecido por assessoria de imprensa jornalística.

II As RPs cresceram rapidamente no Brasil porque o país copiou o modelo europeu de RPs.

III As RPs chegaram ao meio acadêmico, a partir de disciplinas criadas em diversas universidades estadunidenses.


Assinale a opção correta.


A

Apenas o item I está certo.


B

Apenas o item III está certo.


C

Apenas os itens I e II estão certos.


D

Apenas os itens II e III estão certos.


E

Todos os itens estão certos.

O press kit, peça importante para a assessoria de comunicação, é


A

um conjunto de infográficos sobre o desempenho da assessoria de imprensa.


B

o texto que visa convencer o jornalista da importância da pauta fornecida pelo assessor.


C

um pacote com brindes e peças promocionais oferecido ao jornalista em eventos de divulgação promovidos pelas assessorias de imprensa.


D

um conjunto de recursos e informações para fornecer ao jornalista o maior embasamento possível para a confecção de matérias.


E

uma coletânea de matérias publicadas na mídia sobre um artista ou grupo de artistas, ou sobre uma determinada obra, incluindo comentários e críticas.

O assessor de imprensa de um órgão público enviou uma sugestão de pauta às TVs, rádios, jornais impressos e sites jornalísticos. No dia seguinte, montou um levantamento sobre o aproveitamento da sugestão pelos sites jornalísticos. Além do link, ele também colocou um print de tela do texto publicado em cada site.


Assinale a alternativa que indica corretamente o trabalho realizado pelo assessor na elaboração desse relatório.


A

Clipping


B

Phishing


C

Branding


D

Follow up


E

Social Selling

Os textos a serem encaminhados à imprensa devem seguir critérios rigorosos de apuração, de seleção e de tratamento da informação, devendo destacar o fato principal, e são nomeados de acordo com diferentes objetivos a serem alcançados. São tipos de release:


A

dirigido, diversional e padrão.


B

dirigido, nota oficial e para rádio.


C

dirigido, de cobertura e para rádio.


D

diversional, nota oficial e comunicado.


E

de cobertura, nota oficial e comunicado.

A assessoria de imprensa, apesar de fazer parte do composto organizacional, tem uma rotina de atuação independente dos direcionamentos da política comunicacional, pois o principal compromisso dessa seção é com o público e com a verdade.


C

Certo


E

Errado

A divulgação das ações do Ministério Público é muito importante como, por exemplo, alertar a população sobre direitos não respeitados. No entanto, o jornalista em assessoria de imprensa, NÃO deverá:


A

Participar da definição de estratégias de comunicação.


B

Divulgar fatos com interesse de favorecimento pessoal ou vantagens econômicas.


C

Elaborar outros produtos jornalísticos como fotografias, vídeos, programas de rádio ou televisão.


D

Relacionar-se com os veículos de comunicação social, suprindo-os com informações dos assessorados e intermediando as relações entre assessorado e imprensa.

“A assessoria de imprensa é o braço da Comunicação que mantém o relacionamento de qualquer tipo de organização com a imprensa através da produção de conteúdos editoriais que, por um lado, auxiliam o jornalista a cobrir um setor e, por outro, têm impacto na sociedade. Esses conteúdos, quando produzidos com qualidade, ajudam a empresa a se posicionar no mercado como ‘fonte’, um dos jargões jornalísticos.”


Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/ assessoria-de-imprensa/. Acesso em: 23 jan. 2023


Para atuar como assessor de imprensa é necessário como atividade constante:


A

Comprar o maior número de veículos de modo a ter uma imensa coleção em sua sala para eventual consulta e para impressionar jornalistas e clientes que visitam a assessoria.


B

Ser amigo de editores e repórteres porque tal relacionamento garante espaço editorial para emplacar conteúdo dos assessorados.


C

Ser criativo e sensível aos conteúdos uma vez que todas as ideias de conteúdos a serem divulgados vêm dessas características pessoais dos assessores.


D

Ter atuado como editor ou repórter porque tal experiência é a chave para garantir espaço editorial para emplacar conteúdos dos assessorados.


E

Ler os veículos com atenção para entender sua linha editorial, suas seções e as pessoas responsáveis por cada uma. Muitas ideias de pautas vêm dessa leitura.

Qual é o principal objetivo da assessoria de imprensa dentro de uma organização pública?


A

Facilitar a relação entre a organização e os meios de comunicação.


B

Monitorar as atividades dos concorrentes.


C

Gerenciar a publicidade paga em veículos de comunicação.


D

Produzir eventos corporativos para o público interno.


E

Focar a comunicação com os funcionários.

Um assessor de imprensa deve estar ciente de que é necessário estar preparado para gerenciar crises de imagem em qualquer esfera de atuação em que seu assessorado esteja inserido. Algumas estratégias de comunicação devem ser seguidas para que a imagem institucional possa ser preservada, reduzindo os impactos negativos perante a opinião pública. Considerando-se as ações que devem ser tomadas, analisar os itens abaixo:


I. A condição primordial na condução de crises é a de que a verdade deve ser adotada como um valor ético e moral.

II. Faltar com a verdade pode representar um alívio nos primeiros momentos do gerenciamento de crise de imagem, porém é imensamente prejudicial.

III. Um dos maiores erros é esconder-se, alternativa que pode ser fatal em se tratando de casos de crise de imagem.

IV. A administração de crises leva em conta a exigência da adoção de ações imediatas, buscando o correto posicionamento perante a opinião pública.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I, III e IV.


B

Somente os itens I e IV.


C

Somente os itens II, III e IV.


D

Somente os itens I, II e III.


E

Todos os itens.

O monitoramento de mídia, um importante produto de assessoria de imprensa, inclui a análise de notícias publicadas, reportagens, menções em redes sociais e outros canais de mídia, a fim de avaliar a percepção pública e identificar oportunidades ou desafios de comunicação.


C

Certo


E

Errado

O assessor deve defender a livre circulação de informações, o que implica divulgar toda e qualquer informação, de acordo com a liberdade de expressão.


C

Certo


E

Errado

De acordo com Elisa Ferrareto e Luiz Ferrareto, no âmbito da assessoria de imprensa, o planejamento é um processo abrangente, “que define metas, objetivos, públicos-alvo da instituição e, acima de tudo, as políticas de comunicação a serem adotadas”.


Em relação a essa etapa, é correto afirmar:


A

Ela não precisa ser avaliada, pois seus resultados devem ser explícitos e imediatos.


B

Ela consiste na elaboração de planos e estratégias capazes de nortear a atuação da assessoria.


C

Ela é circunstancial e deve ser executada por meio de ações que ocorrem simultaneamente.


D

Ela torna o trabalho da assessoria mais simples, centralizado e focado em atitudes a serem tomadas ordinariamente.

Os press-releases produzidos pelas assessorias de imprensa têm como objetivo


A

fazer publicidade gratuita dos produtos ou serviços dos assessorados, por meio dos veículos de comunicação.


B

levar às redações dos jornais de determinada região as principais notícias locais.


C

promover de forma dissimulada os interesses dos assessorados.


D

informar as redações dos veículos de comunicação, de forma adequada aos critérios jornalísticos, sobre tema ou produto de interesse do cliente assessorado, no intuito de municiar a reportagem, com dados que considere relevantes.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado