Questões de Concurso sobre Campanha Publicitária

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
560 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A forma especial de combinação de marcas que envolve a criação de um brand equity para materiais, componentes ou peças que necessariamente entram em produtos finais de outras marcas é denominada


A

rotulagem.


B

branding.


C

ressonância de marca.


D

marca de ingrediente.


E

marca pura.

Verifica-se que, nos anúncios publicitários de telefonia celular, são desconsiderados os costumes de uma cultura tradicional segundo as quais assuntos íntimos não seriam tratados por telefone, quanto mais no celular.


C
Certo

E
Errado

A privacidade das pessoas não é um tema afeito à comunicação de massa, mesmo com o auxílio das novas tecnologias. O você como apelo ao sujeito da maioria dos anúncios nada tem a ver com você mesmo. E aqueles anúncios do seu banco também privilegiam o institucional.


C
Certo

E
Errado

Os produtos resultantes da aplicação de técnicas e estratégias de produção em comunicação no âmbito institucional, incluem fôlderes, folhetos, cartilhas, cartazes e banners.


C
Certo

E
Errado

A utilização do brainstorm (tempestade cerebral) nas agências de publicidade, para provocar idéias criativas, é uma evidência de que se acredita que a criatividade more em lugares recônditos e que não só a atividade criativa mas também a prática dos negócios sejam armas, em princípio, veladas, que se valem da retórica e da argumentação persuasiva para se imporem.


C
Certo

E
Errado

Veículos de propaganda são os jornais, revistas, estações de rádio, TV, exibidores de cartazes e outras entidades que recebem autorizações e divulgam a propaganda aos preços fixados em suas tabelas.


C
Certo

E
Errado

No Japão e na China, houve um período em que os modelos publicitários eram escolhidos principalmente entre os tipos ocidentais. No mundo globalizado de hoje, as empresas escolhem modelos publicitários representantes de todas as raças, porque as culturas locais perderam o prestígio.


C
Certo

E
Errado

O conceito de público diferencia-se do conceito de mercado; neste estão incluídos os indivíduos que adquirem produtos e serviços e naquele, os grupos sociais que respondem às organizações.


C
Certo

E
Errado

A Associação Americana de Marketing define merchandising como:


A

conjunto de operações de planejamento e de supervisão da comercialização de um produto ou serviço, nos locais, períodos, preços e quantidades que melhor possibilitarão a consecução dos objetivos de marketing.


B

veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma ostensiva e aparentemente intencional, em um programa de TV ou de rádio, filme cinematográfico ou espetáculo teatral.


C

estratégia de marketing destinada a promover um produto ou serviço depois de seu lançamento no mercado, preocupando-se em acompanhar e estudar os contínuos movimentos de reação do consumidor.


D

técnica de inserir anúncios declaradamente publicitários no contexto de uma encenação preparada de modo exclusivo para esse fim, com o intuito de capturar o momento de maior atenção do espectador.


E

parte de um plano mais abrangente de marketing, por meio do qual o produto, o serviço e a marca são reiterados na mente do consumidor, em diversas circunstâncias, tendo-se em vista melhores resultados de vendas.

No caso da elaboração de anúncios conhecidos como all-type, o profissional tem a responsabilidade de atrair a atenção do público-alvo e despertar seu interesse por meio:


A

da música e da sonoplastia.


B

da ilustração e das cores.


C

do slogan e da logomarca.


D

do título e da diagramação.


E

da logotipia e da marca.

A retórica e a argumentação política são similares às utilizadas em campanhas publicitárias, sendo a verdade mais provável do que realmente fruto da razão pensante sobre os fatos que acontecem, o que não lhes tira o mérito e justifica que, em termos de marketing, a argumentação utilizada para se vender um produto se identifique com a utilizada para se vender um político.


C
Certo

E
Errado

"Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua".


Com base na missão da Petrobrás, definida no planejamento estratégico, suponha que a instituição pretende lançar campanhas de publicidade para atingir os respectivos públicos de interesse. Acerca disso, numere a coluna da direta de acordo com a coluna da esquerda: Campanhas


1. Campanha Institucional

2. Campanha Regional

3. Campanha Mercadológica Públicos de interesse


() População local em geral.

() Público em geral.

() Investidores brasileiros e estrangeiros.

() Potenciais investidores (jovens).

() Organizações de proteção ambiental e organizações sociais.

() Acionistas da Petrobrás.


Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna direita, de cima para baixo.


A

3 – 1 – 3 – 1 – 3 – 2


B

3 – 1 – 1 – 2 – 3 – 3.


C

2 – 1 – 3 – 3 – 1 – 3.


D

1 – 1 – 3 – 2 – 3 – 3


E

3 – 3 – 3 – 1 – 2 – 1.

Briefing é um documento essencial às Agências de Publicidade e Propaganda, pois permite a apropriação de informações fundamentais a respeito de seus clientes. Quando as informações são coletadas adequadamente no briefing, geram um planejamento de comunicação publicitária eficiente, o que resulta em campanhas tecnicamente corretas. De acordo com Lupetti (Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000), existem dois tipos de briefings: o clássico e o prático. O briefing clássico é utilizado quando a agência está começando um relacionamento com um cliente, e o briefing prático, quando o relacionamento já está bem formalizado. Com relação às informações que deverão ser coletadas nos diferentes tipos de briefings, considere as seguintes composições de briefings:


1. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, pesquisas, verba.

2. Briefing prático: fato principal, problemas que devem ser resolvidos, público-alvo, concorrência, objetivos de comunicação, tema da campanha, obrigatoriedades e limitações, compromissos do cliente, verba.

3. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, principais fornecedores, mercado, concorrência, fato principal, público-alvo, histórico da comunicação, objetivos de comunicação, pesquisas, verba.

4. Briefing prático: cliente, problemas que devem ser resolvidos, consumidores, histórico da comunicação, objetivos do cliente, obrigatoriedade e limitações, pesquisas, verba.

5. Briefing clássico: cliente, produto/serviços, fato principal, concorrência, mercado, consumidores, objetivos do cliente, objetivos de comunicação, tema da campanha, compromissos do cliente, verba.


Apresentam composições corretas de briefings:


A

1 e 2 apenas


B

1 e 4 apenas


C

3 e 4 apenas.


D

2 e 5 apenas


E

4 e 5 apenas

A fase de desenvolvimento de uma campanha se caracteriza pelo estudo das necessidades do mercado e do consumidor, pela criação do produto e pelos testes de aceitação, antes do lançamento.


C
Certo

E
Errado
   
Gerar simulado