

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As fontes deixaram de apenas contribuir na apuração da notícia e passaram também a produzir e oferecer conteúdo genuinamente jornalístico, levando a mídia a divulgar seus fatos e eventos, mantendo os seus interesses. Nesse contexto, o jornalista tem papel de selecionador do fato, determinando se aquele fato trazido pela fonte é notícia ou não. Assinale a alternativa que contém critérios que os jornalistas utilizam, de acordo com Duarte (2010), sobre o que pode ou não ser notícia.
Credibilidade, disponibilidade e adequação.
Exclusividade, benefício e multiplicidade.
Interesse público, reprodutibilidade e localidade.
Promocionalidade, conveniência e pautabilidade.
Verificabilidade, acessibilidade e articulação.
Dentro da tipologia, há vários caracteres que apresentam serifa, que é um pequeno filete ou traço na extremidade das hastes. Esse é o caso
do Times New Roman.
da Verdana.
da Arial Black.
da Futura.
da Calibri.
Preencha corretamente as lacunas.
Usando características dos dispositivos de recepção, que permitem selecionar as notícias em função de preferências automatizadas ou personalizadas, as notícias podem agora ser direcionadas a nichos. Todo este processo configura a mudança para um sistema midiático _____________________ em que o binômio consumidor/dispositivo passa a ter controle sobre a forma como recebe a ___________________, podendo ainda acrescentar dados ao conteúdo recebido, ou redistribuir esse mesmo conteúdo em redes sociais. De um sistema altamente centralizado e controlado passou-se a um sistema em que os meios tradicionais disputam atenção do consumidor com milhões de outras ______________. É toda uma revolução que reconfigurou o ecossistema midiático e obrigou a novos olhares sobre o fenômeno.
A sequência que preenche corretamente as lacunas é
descentralizado / informação / fontes
autônomo / massificação / produções
referenciado / mudança / experiências
personalizado / emissão / programações
Leia o texto a seguir.
A multiplicação e a diversificação das fontes representam, certamente, um sinal da complexificação da vida social: desdobram e alargam as instâncias que produzem discursos e iniciativas, acrescentam e diferenciam canais e modalidades de comunicação, fazem crescer o volume de dados e informações, expressam, finalmente, a intervenção de novos atores na cena social. Neste processo, as fontes organizadas e, frequentemente, profissionalizadas adquirem um estatuto e um poder significativos, quer face às mídias e aos jornalistas, quer face ao público em geral, do qual emergem, de resto. Este fenômeno é bem um sintoma de que o jornalismo, sendo um fator de configuração e representação da vida social, é, ao mesmo tempo, condicionado pela ação de uma «comunicação estratégica» situada a montante do trabalho dos jornalistas. (PINTO, 2000, p.292)
A esse respeito, avalie os aspectos constitutivos ao debate sobre fontes jornalísticas e relacionamento entre jornalistas e fontes.
I. Os jornalistas prescindem das fontes e dos seus serviços.
II. O interesse privado de uma grande parte das fontes organizadas e profissionalizadas leva-as a construir uma ação estratégica e tática voltada para a conquista da cobertura das mídias.
III. O esforço de gerir as tentativas dos jornalistas de aceder às áreas de bastidores das instituições a que estão ligados é também uma ação estratégica e tática das fontes organizadas e profissionalizadas.
IV. No que se refere à relação com as fontes, os jornalistas põem em ação processos que permitem conciliar a colaboração produtiva da fonte e o distanciamento crítico que o trabalho jornalístico supõe.
Está correto apenas o que se afirma em
I, II e III.
I, II e IV.
I, III e IV.
II, III e IV.
Pessoa que fornece informações e que o profissional de imprensa pode manter em sigilo. Assinale a alternativa correta que corresponde a figura, apresentada na frase, em relação à prática do jornalismo.
Redator
Fonte
Diagramador
Entrevistado
Membro do judiciário
Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As fontes jornalísticas são pessoas, são grupos, são instituições sociais ou são vestígios – falas, documentos, dados – que remetem para posições e relações sociais, para interesses e pontos de vista, para quadros espaço-temporalmente situados.
PORQUE
II. As fontes a que os jornalistas recorrem ou que procuram os jornalistas são entidades desinteressadas, quer dizer, deixam de estar implicadas socialmente ao desenvolverem sua atividade a partir de ações indeterminadas.
Sobre essas duas afirmativas, é correto afirmar que a/as
primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.
primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.
duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A grande parte das notícias contém informações oferecidas por personagens, instituições ou simplesmente testemunhas que presenciaram algum acontecimento. É comum se referir a essas pessoas como fontes. Nilson Lage, em seus estudos, divide tais fontes em Oficiais, Oficiosas e Independentes. As fontes oficiosas são:
Aquelas que não estão autorizadas a falar sobre determinado tema. Podem ser relevantes, mas também pode ser que mintam para se mostrarem bem informadas, o que representa um perigo para a apuração.
Aquelas nas quais o jornalista se baseia para colher informações essenciais, dando dados complementares à pauta.
Emotivas, apoiam-se na memória. Seu saber específico lhe dá credibilidade.
Aquelas que representam as organizações com legitimidade. É comum não serem mencionadas.
Estão distantes do poder com o tema, não apresentam interesse direto em sua repercussão e, por isso, são normalmente confiáveis.
Sobre a exposição da imagem de fontes no jornalismo, é correto afirmar:
É permitido o livre uso de câmeras escondidas e microfones ocultos para obter informações sobre a fonte.
O jornalista não pode expor pessoas ameaçadas ou sob risco de vida, portanto não pode haver identificação dessas fontes, nem mesmo parcial.
O jornalista não pode resguardar o sigilo da fonte, todas devem ser identificadas.
Não há como evitar a exposição de imagens mórbidas nas coberturas de acidentes e crimes, portanto elas são permitidas, nesses casos.
O respeito à intimidade, à privacidade e à imagem estão em segundo plano diante do interesse público.
As que preservam interesses estratégicos e políticas duvidosas para beneficiar grupos determinados.
No processo de apuração, as fontes do tipo experts são consideradas como primárias e oferecem um relato realista e didático do desenrolar dos fatos, com explicações que ajudam os jornalistas a estabelecer relações de causa e consequência.
A fonte de qualquer informação carrega em si uma interpretação subjetiva de um fato. Mesmo assim, há diferentes tipos de fontes. Uma delas, no entanto, é sempre mais tendenciosa por ter interesses a preservar, informações a esconder e por se beneficiar da própria lógica do poder. O enunciado se refere a qual tipo de fonte?
Fonte oficiosa.
Fonte oficial.
Fonte independente.
Fonte sigilosa.
Em uma reportagem sobre mudanças climáticas, o repórter se baseou no Relatório Especial do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-ONU) sobre o aquecimento global, publicado em 2018. Em seguida, ouviu dois professores doutores, um da Universidade de São Paulo e outro da Federal do Rio de Janeiro, ambos com doutorado e pesquisadores do tema, e fez entrevistas com pessoas na avenida principal da cidade. Ao ouvir essas fontes, o repórter
começou com fontes com interesse político na divulgação dos fatos, por isso foi obrigado a fazer um cruzamento com a pesquisa de rua.
começou com fontes com interesse econômico na divulgação dos fatos, o que obrigaria a fazer um cruzamento, o que não foi feito com a pesquisa de rua.
usou fontes de credibilidade e com conhecimento de causa; depois fez uma enquete, também conhecida como fala-povo, para acrescentar a opinião de parte do público.
usou fontes de credibilidade e com conhecimento de causa; depois foi obrigado a fazer uma enquete para checar as informações.
usou fontes com conhecimento de causa, mas sem credibilidade; depois foi obrigado a fazer um fala-povo para checar as informações.
O processo de relacionamento do jornalista com suas fontes é condicionado a uma série de variáveis objetivas e subjetivas. No entanto, um dos principais fatores de influência é a sugestão de gestores de veículos da grande imprensa, que tendem a recomendar como fontes pessoas ligadas
a organizações não governamentais.
à academia.
a movimentos sociais.
ao círculo de amizade dos gestores.
a anunciantes do veículo.
Nas técnicas de apuração jornalística as fontes são um fator determinante para a qualidade da informação produzida pelos meios de comunicação. Sobre as fontes utilizadas na apuração jornalística, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma matéria jornalística necessita de fontes, que são informações fornecidas por instituições ou personagens que testemunham ou participam de evento de interesse público.
O jornalista deve ser firme ao interrogar uma fonte, fazendo sempre intervenções, mesmo que sejam inconvenientes. O objetivo único é apurar o que se deseja a qualquer custo. Tudo em nome da verdade jornalística.
A validade e veracidade da fonte é uma questão que merece muita atenção do jornalista. A entrevista, evidentemente, se funda na mais duvidosa e mais rica das fontes, a palavra. Ela corre o risco permanente da dissimulação ou da fabulação
Cabe ao repórter selecionar e questionar as fontes, que podem ser mais, ou menos confiáveis, pessoais, institucionais ou documentais. Após colher os dados e depoimentos, deve situá-los em algum contexto e processá-los segundo técnicas jornalísticas.
Leia o trecho a seguir.
“Poucas matérias jornalísticas originam-se integralmente da observação direta. A maioria contém informações fornecidas por instituições ou personagens que testemunham ou participam de eventos de interesse público.” (LAge, 2002, p. 40)
No trecho, Nilson Lage refere-se ao conceito de
reportagem.
pauta.
fonte.
lauda.
Para a elaboração de matérias, o jornalista busca informações junto a pessoas ou instituições que testemunharam ou fizeram parte do fato noticioso. No jornalismo, estes fornecedores de informações também são conhecidos como:
Testemunhas oculares.
Fontes.
Clientes.
Protagonistas.
Elementos.
As fontes na apuração jornalística podem ser classificadas sob vários aspectos: quanto ao tipo de informação, à maneira como aparecem na notícia, aos setores onde são apuradas, entre outros. Assinale a alternativa em que as fontes recebem classificações INCORRETAS quanto à sua natureza.
Testemunhas e experts.
Primárias e secundárias.
Ostensivas e indeterminadas.
Oficiais, oficiosas e independentes.