Imagem de fundo

“A aplicação de muita água atrasa o combate a...

“A aplicação de muita água atrasa o combate a incêndio”

(CBMDF, 2013)


Sobre a frase citada acima, escolha a opção que apresenta corretamente um argumento explicativo deste processo, considerando incêndios estruturais.


A

Devido à convecção, o ar aquecido sobe, enquanto o ar frio desce. A separação entre os dois meios chama-se balanço térmico. Num incêndio em ambiente compartimentado, os gases aquecidos ficam dispostos em camadas de temperatura crescente do piso ao teto. Em um combate interior, é importante que os bombeiros tentem, portanto, quebrar o balanço térmico através da aplicação fragmentada da água.


B

A fragmentação da água é um fator que potencializa o poder de resfriamento da fumaça e consequente retirada de calor do incêndio, devido principalmente ao alto calor específico da água na mudança de fase.


C

Ao se aplicar água na proporção adequada no incêndio, o calor é absorvido e forma-se vapor, o qual sobe por efeito da convecção, e a temperatura do ambiente cai, comprometendo o balanço térmico.


D

A água além da necessária gera excesso de vapor, que não consegue subir e acumula-se nas partes baixas do ambiente, a visibilidade diminui e a temperatura próxima ao piso aumenta significativamente, dificultando o trabalho dos bombeiros e o rescaldo. Esta interferência no balanço térmico atrapalha o combate, uma vez que a elevação da temperatura rente ao piso chega a ser insuportável para a permanência das equipes no local.


E

A água não deve ser aplicada na forma de jato compacto em um combate interior.