Questões de Concurso sobre Área: Transportes

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
319 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 
Quando comparado com outros modos, o sistema de transporte aéreo apresenta como vantagem no deslocamento de cargas

A
a maior capacidade.

B
o menor tempo de deslocamento.

C
o menor custo operacional.

D
o maior impacto ambiental.
Para o desenvolvimento da programação operacional de um serviço de transporte público, é necessário o conhecimento de um conjunto de fatores e variáveis, entre eles o Headway, que é

A
o processo de renovação da frota operante.

B
o trajeto de ida e volta percorrido pelo veículo.

C
a integração do serviço oferecido ao usuário, que pode ser integração física ou tarifária.

D
a passagem sucessiva de dois veículos, de uma mesma linha, em um ponto específico do itinerário.
A movimentação de materiais é atividade indispensável a qualquer sistema de produção; visa ao abastecimento das seções produtivas e à garantia da sequência do processo produtivo. Na elaboração de um projeto de terminal de cargas minerais, qual é o equipamento mais eficiente para tal movimentação?

A
Empilhadeiras.

B
Guindastes.

C
Esteiras transportadoras.

D
Tratores.
Estoque pode ser entendido como a composição de materiais que não é usada em determinado momento na empresa, mas precisa existir por necessidades futuras. Entre os métodos de controle de estoque existentes, há o sistema das reposições periódicas, que consiste em

A
repor os estoques em intervalos de tempo estabelecidos para cada item, nos quais a quantidade de material pedida deverá ser igual à necessidade de demanda do próximo período.

B
prever o consumo do próximo período, tendo por base o consumo ou a demanda de dois períodos imediatamente anteriores.

C
calcular o consumo do próximo período, considerando que os valores dos períodos mais recentes receba peso maior que os valores dos períodos mais antigos.

D
estimar os estoques máximos e mínimos para cada item em função de uma expectativa de consumo para determinado período.
No dimensionamento da frota para a operação do transporte público urbano, um conjunto de veículos permanece estacionado nas estações (terminais) ou em outros locais estratégicos, prontos para entrarem em serviço, caso ocorra problema com um veículo em operação. Esse conjunto de veículos recebe o nome de

A
frota regular.

B
frota total.

C
frota reserva.

D
frota em manutenção.
A demanda de passageiros no transporte público urbano varia ao longo do tempo e no espaço. Conhecer essa variação é fundamental para a definição adequada da oferta do serviço. Existem diferentes tipos de demanda em um sistema de transporte, tais como: a demanda manifesta, a demanda reprimida e a demanda potencial. Demanda potencial é

A
o grupo que possui interesse em utilizar o sistema de transporte, no entanto, alguma característica deste sistema o impede, como sua capacidade ou capilaridade.

B
o grupo de usuários que atualmente utilizam o sistema de transporte, ou seja, usuário que é cativo do sistema.

C
a quantidade de serviço de transporte que pode ser consumido em função de um determinado nível de oferta e de fatores de incentivo ao uso do serviço.

D
o conjunto de pessoas que passaram a utilizar o sistema de transporte, em estudo, em função de melhorias no serviço.
Para o estudo da capacidade de interseções semaforizadas, é necessário o entendimento de alguns conceitos fundamentais. O fluxo de saturação é

A
o número máximo de veículos capazes de atravessar o cruzamento para o período de uma hora de tempo de verde do cruzamento

B
o número máximo de veículos capazes de atravessar o cruzamento durante um período de vinte e quatro horas.

C
a parcela do ciclo de um semáforo que é realmente usada pelos veículos solicitantes.

D
o intervalo entre o final da passagem de um veículo e o início da passagem do veículo seguinte de uma corrente de tráfego, numa determinada seção de via.

Analise o gráfico a seguir que representa a função de divisão modal a partir da curva de desvio, elaborada para um município que está desenvolvendo o seu plano de mobilidade.

Imagem associada para resolução da questão

Sabendo-se que o tempo de viagem no transporte público é 20% inferior ao tempo de viagem no automóvel, qual é a divisão modal indicada na curva de desvio?


A
20% utilizam o transporte público e 80%, o automóvel.

B
80% utilizam o transporte público e 20%, o automóvel.

C
70% utilizam o transporte público e 30%, o automóvel.

D
30% utilizam o transporte público e 70%, o automóvel.

A matriz O/D a seguir representa o deslocamento de passageiros do transporte coletivo de uma cidade. Analise-a.

Imagem associada para resolução da questão

A análise da matriz indica que o


A
número total de passageiros produzidos na zona 3 é igual a 6.369.

B
número total de passageiros gerados na zona 2 é igual a 3.030.

C
número total de passageiros atraídos pela zona 5 é igual a 3.676.

D
total de passageiros que se desloca da zona 4 para a zona 2 é igual a 549.
Existem vários tipos de vias cicláveis, que se diferenciam pela configuração física e forma de operação. Entre esses tipos, existe a ciclorrota, que é uma via

A
com separação física dos demais meios de transporte, sendo, portanto, exclusiva para o uso de bicicleta.

B
sem separação física dos demais meios de transporte, com uso exclusivo para a bicicleta, e configurada por uma faixa de coloração diferenciada, pintada no pavimento.

C
sem separação física dos demais meios de transporte, com uso compartilhado entre carro, moto e bicicleta, configurando um caminho recomendado para utilização de bicicleta.

D
sem separação física dos demais meios de transporte, com uso exclusivo para bicicleta em finais de semana ou nos feriados.
Uma das etapas do modelo de planejamento de transportes, denominado modelo quatro etapas, é a alocação de viagem. Uma característica desta etapa é determinar

A
os volumes de tráfego que utilizarão os diferentes trechos da rede viária.

B
a chamada matriz origem/destino.

C
o volume de tráfego entre um par de origem e destino na rede.

D
o modo de transporte a ser utilizado nos deslocamentos.
Em relação à capacidade de interseção não semaforizada, o nível de serviço de uma interseção é

A
a taxa horária equivalente ao fluxo dos veículos que passam por um dado ponto ou seção de uma faixa.

B
a razão entre o volume horário total e a taxa de fluxo máxima dentro da hora de pico.

C
uma medida qualitativa que expressa as condições de uma corrente de tráfego e a forma como são percebidas por usuários.

D
o máximo nível de serviço atingido pela via, medido em um intervalo de tempo menor que uma hora, normalmente 15 minutos.

Durante seu turno, o Guarda Portuário José encontrou um invasor de área restrita, que se identificou como Marcos. Indagado sobre seus propósitos, Marcos não apresentou justificativa convincente de que sua presença na área era legítima, o que levou José a contê-lo e conduzi-lo para apurar o cometimento de crime, ao que Marcos não se opôs, verbal ou fisicamente, demonstrando-se cooperativo. Marcos não portava qualquer armamento.

Segundo a hipótese apresentada, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) José não poderia empregar algemas na condução de Marcos, pois não dispõe de atribuição legal para efetuar a condução de qualquer pessoa.

( ) José não poderia empregar algemas na condução de Marcos, pois o uso de algemas só é lícito em casos de resistência e de fundado receio de fuga ou de perigo à sua integridade física.

( ) José poderia conduzir Marcos mediante emprego de algemas, por receio de ataque ao patrimônio ou à integridade dos bens móveis.

As afirmativas são, respectivamente,


A

V, V e F.


B

F, F e V.


C

F, V e V.


D

F, V e F.


E

V, F e V.

Sobre o IPVA, observe as afirmações:


1 - O imposto será devido anualmente e recolhido nos prazos fixados em regulamento, sendo facultado ao contribuinte liquidar seu débito a partir da data da ocorrência do fato gerador.

2 - No caso de ocorrência do sinistro do qual participem dois ou mais veículos, a indenização será paga pela Sociedade Seguradora do respectivo veículo em que cada pessoa vitimada era transportada.

3 - O imposto sobre a propriedade de veículos automotores tem como fato gerador a propriedade, plena ou não, de veículos automotores de qualquer espécie.

4 - Será exigido o imposto: de ônibus e microônibus utilizados exclusivamente em linhas de transporte de passageiros, inclusive dentro da mesma área metropolitana.


Estão corretas:


A

Somente 1, 2 e 4.


B

Somente 1 e 3.


C

Somente 1, 3 e 4.


D

Somente 3 e 4.

Qual é a definição do Freio Motor ou de Segurança?


A

Dispositivo destinado a diminuir a marcha do veículo no caso de falha do freio de serviço.


B

Dispositivo destinado a manter o veículo imóvel na ausência do condutor ou, no caso de um reboque, se este se encontra desengatado.


C

Dispositivo destinado a provocar a diminuição da marcha do veículo ou pará-lo.


D

Imobilização do veículo para atender circunstância momentânea do trânsito.

Conforme a sinalização nacional de trânsito, as placas abaixo significam respectivamente:


Imagem associada para resolução da questão


A

Proibido parar e Pista em “S”


B

Proibido buzinar e Pista em desnível


C

Proibido estacionar e Pista sinuosa


D

Proibido ultrapassar e Pista escorregadia

Um experiente condutor foi encarregado de realizar a entrega de um carregamento de óleo diesel em um posto situado numa rua de acesso restrito. Antes de realizar o serviço, informaram-lhe que, no trecho do trajeto que antecedia à chegada ao posto, ele iria trafegar por uma via com intersecções em nível, controlada por semáforos e dotada de acesso às vias secundárias e locais. Além disso, ele recebeu a recomendação de, nessa parte do percurso, não ultrapassar a velocidade de 60 km/h, sob pena de cometer infração de trânsito. Diante das informações recebidas, o condutor concluiu acertadamente que

A
a entrega não seria viabilizada no prazo combinado devido à velocidade permitida no local.

B
a parte especificada do trajeto seria percorrida em uma via arterial.

C
o trajeto não fora bem elaborado pelo técnico em logística da empresa.

D
o trecho informado não oferecia acesso aos lotes lindeiros.

E
o veículo que ele conduzia não seria o mais indicado para aquela entrega.
 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado