

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A implantação de sistemas de circuito fechado de televisão com gravação em nuvem constitui a solução completa para a segurança perimetral em unidades judiciárias, o que torna prescindível o uso dos sistemas convencionais de barreiras físicas, considerados obsoletos atualmente.
Certo
Errado
O planejamento da proteção pessoal baseado estritamente em protocolos descritivos de segurança é suficiente para garantir a eficácia da segurança de dignitários.
Certo
Errado
Considere um ataque com arma de fogo a curta distância perpetrado por agressor contra um dignitário. Dentre as primeiras ações a serem adotadas pelo agente de segurança aproximada NÃO consta:
retirar o dignitário do perigo.
cobrir o dignitário com o próprio corpo.
reagir ao ataque na mesma proporção.
cobrir o dignitário com equipamento destinado a esse fim.
abrigar-se.
A NR-23 determina a instalação de extintores de classe K em todas as dependências de unidades judiciárias.
Certo
Errado
Quando acionado o gatilho de uma arma cujo sistema de acionamento é de ação simples, ocorrem o engatilhamento e a liberação do cão ou do sistema de percussão.
Certo
Errado
Os profissionais de saúde do local agiram de acordo com a lei, segundo a qual a pessoa idosa com mais de 80 anos de idade tem prioridade especial, devendo ser atendida antes das demais, exceto em caso de emergência médica alheia.
Certo
Errado
Os tribunais e conselhos do Poder Judiciário deverão adotar medidas de policiamento ostensivo com inspetores da polícia judicial, sem prejuízo da atuação do serviço de vigilância privada.
Certo
Errado
O planejamento e a execução da segurança no decorrer do evento em apreço devem ser eminentemente repressivos, confrontando-se as situações de perigo tão logo presumidas.
Certo
Errado
Áreas sigilosas, ao contrário de áreas de livre acesso, compreendem as dependências internas de acesso público sujeitas a sistema de controle específico, inclusive com revista pessoal por meio de equipamentos como pórticos detectores de metais e aparelhos de raios X.
Certo
Errado
A segurança orgânica no Poder Judiciário prioriza a proteção física de instalações em detrimento da gestão de crises, ao passo que o planejamento de contingências incorpora protocolos específicos para documentos sigilosos durante emergências.
Certo
Errado
Em segurança e proteção, anteriormente à execução de qualquer ação, deve-se primar pela explicação clara das motivações que mobilizarão os atos a serem realizados.
Certo
Errado
A política nacional de segurança do Poder Judiciário abrange a segurança institucional, pessoal dos(as) magistrados(as) e respectivos familiares em situação de risco, de servidores(as), usuários(as) e dos demais ativos do Poder Judiciário. Considere os seguintes princípios:
I. Preservação da vida e garantia dos direitos e valores fundamentais do Estado Democrático de Direito.
II. Autonomia, independência e imparcialidade do Poder Judiciário.
III. Atuação preventiva e proativa, sem, contudo, buscar a antecipação e a neutralização de ameaças, violências e quaisquer outros atos hostis contra o Poder Judiciário.
IV. Efetividade da prestação jurisdicional e garantia dos atos judiciais.
V. Integração e interoperabilidade dos órgãos do Poder Judiciário com órgãos de estado, instituições de segurança e inteligência.
VI. Gestão de riscos voltada à proteção dos ativos do Poder Judiciário.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II, III, IV e VI.
I, III, V e VI.
II, III e IV.
III e V.
I, II, IV, V e VI.
Segundo Mandarini (2005), é conveniente realizar o planejamento de segurança com o intuito de se prever as iniciativas necessárias por divisão (ou departamento) da organização protegida e, ao mesmo tempo, previstos a partir de prazos e metas aptos a serem realizados e atingidos. Tal condição diz respeito à aplicação dos conceitos de
ramos e seguimentos.
diagnósticos e métodos.
amplitude e falseamento.
modularidade e faseamento.
componentes do planejamento e necessidade.
O uso dos uniformes e acessórios de identificação visual pelos Inspetores e pelos Agentes da Polícia Judicial ativos, lotados nas unidades de segurança institucional dos órgãos do Poder Judiciário, tem por objetivos primordiais EXCETO:
o provimento de condições adequadas ao servidor durante a execução das suas atividades laborais, com a adaptabilidade às condições climáticas em âmbito nacional.
o enfraquecimento da identidade institucional do Poder Judiciário.
o pronto reconhecimento dos Agentes e Inspetores da Policia Judicial e da instituição pela uniformidade e coerência da comunicação visual.
facultar aos órgãos do Poder Judiciário disciplinarem o uso de outras peças adequadas às especificidades climáticas, anuais e regionais, desde que condizentes com as cores, inscrições e símbolos característicos da Polícia Judicial do Poder Judiciário.
a funcionalidade e utilidade de acordo com a natureza da tarefa.
Considere:
I. Perna forte posicionada a frente.
II. Perna forte posicionada atrás.
III. Pernas abertas mais ou menos na mesma distância dos ombros.
IV. Pernas fechadas.
V. Joelhos flexionados.
VI. Pés paralelos.
Em relação à postura de combate ideal para facilitar ataques, defesas ou possível fuga, é coreto o que se afirma APENAS em
I, IV e V.
II, III e VI.
II, III e V.
I, III e VI.
II, IV e VI.
O agente de polícia judicial deixou de cumprir um protocolo de verificação de acesso de pessoal a um local restrito em razão do horário, permitindo que um funcionário de manutenção de ar-condicionado acessasse, sem ser solicitado, o plenário de um Tribunal durante uma audiência, quando só poderiam estar ali os magistrados, membros do Ministério Público e demais partes do processo. Sendo certo que havia regras já estabelecidas nesse sentido, tais disposições não foram observadas nesse momento. O chefe do departamento de polícia judiciária com intuito de evitar que tal equívoco ocorresse novamente, revisou os protocolos de acesso durante seção plenária e identificou que as orientações não eram claras quanto à necessidade de solicitação expressa de autoridade competente para acessar o plenário durante a audiência, o que pode ter acarretado o equivoco do agente. Nessa oportunidade, realizou a atualização do citado protocolo, visando evitar que novos equívocos ocorram. O procedimento adotado pelo chefe do departamento foi a
identificação de não conformidade no protocolo de acesso de pessoas durante seção plenária e adoção de ações corretivas, dentro de uma iniciativa de melhoria contínua.
revisão de conformidade no protocolo de acesso de pessoas durante seção plenária e adoção de ações corretivas, dentro de uma iniciativa de suporte.
aceitação de não conformidade no protocolo de acesso de pessoas durante seção plenária e adoção de ações reativas, dentro de uma iniciativa de melhoria contínua.
identificação de risco no protocolo de acesso de pessoas durante seção plenária e adoção de ações preventivas, dentro de uma iniciativa operacional.
anulação de não conformidade no protocolo de acesso de pessoas durante seção plenária e adoção de ações corretivas, dentro de uma iniciativa de planejamento.
Tutu necessita fazer a transferência de propriedade de veículo que adquiriu em leilão de veículo recolhido em depósito. Com relação aos documentos exigidos para expedição de novo Certificado de Registro de Veículo, é DISPENSÁVEL que Tutu apresente:
Comprovante de quitação de débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito vinculadas ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas.
Certidão negativa de roubo ou furto de veículo, expedida no Município do registro anterior que poderá ser substituída por informação do RENAVAM.
Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruido, quando houver adaptação ou alteração do veículo.
Certificado de Licenciamento Anual.
Certificado de Registro de Veículo anterior.
Determinada servidora, aposentada no cargo de Inspetora da Polícia Judicial de um Tribunal, teve que expedir a segunda via da carteira de identidade, pretendendo utilizar o nome social. As informações que constarão na carteira de identidade são o nome
social, não havendo distinção de cor e padrão pelo fato de ser aposentada, e na descrição de especialidade não será observado o gênero da ocupante do cargo, sendo descrito no masculino.
social e haverá distinção de cor e padrão pelo fato de ser aposentada, e na descrição de especialidade não será observado o gênero da ocupante do cargo, sendo descrito no masculino.
social e haverá distinção de cor e padrão pelo fato de ser aposentada, e na descrição de especialidade deverá ser observado o gênero da ocupante do cargo.
social, não havendo distinção de cor e padrão pelo fato de ser aposentada, e na descrição de especialidade deverá ser observado o gênero da ocupante do cargo.
civil e haverá distinção de cor e padrão pelo fato de ser aposentada, e na descrição de especialidade não será observado o gênero da ocupante do cargo, sendo os cargos mantidos no masculino.
Dentre os níveis de planejamento de segurança, o ( I ) é aquele que exerce a governança, de forma a estabelecer planos, políticas e objetivos institucionais, e o nível operacional é responsável ( II ). Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:
superior — pela gestão tática
tático — pela credibilidade da Instituição perante a Sociedade
tático — pelos processos finalísticos e de apoio
estratégico — pelos processos finalísticos e de apoio
estratégico — pela gestão operacional em áreas específicas
Feverêncio adquiriu um ciclomotor de duas rodas, provido de motor de combustão interna de 40 cm3 de cilindrada cuja velocidade não excede 50 km/h, para efetuar o percurso, de ida e volta, de sua residência para o local de trabalho. O itinerário planejado por Feverêncio para tal percurso é composto por via de trânsito rápido, desprovida de acostamento ou faixa de rolamento própria, vias arteriais e vias locais. Neste caso, ao transitar pela via de trânsito rápido descrita acima, Feverêncio.
comete infração de trânsito de natureza grave.
comete infração de trânsito de natureza gravíssima.
não comete infração de trânsito.
comete infração de trânsito de natureza leve.
comete infração de trânsito de natureza média.