

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para Jonh Dewey, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.
Cabe à União assegurar processos de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, em colaboração com os sistemas de ensino.
Para Althusser, a escola tem a função de formar o intelectual orgânico e lutar pela hegemonia na sociedade.
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) prevê duas modalidades de avaliação, a autoavaliação e a avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
A educação jesuítica utilizou a educação popular para cristianizar a população e consolidar o domínio de Portugal.
A dimensão inclusiva da educação deve ressignificar processos que são comuns a todos na tendência excludente da organização do trabalho escolar.
A obrigatoriedade de estudos de recuperação deve ser implementada exclusivamente de forma paralela ao período letivo.
A oferta de educação especial tem seu início no ensino fundamental, pois, antes desse período, é considerada pedagogicamente desnecessária.
Na perspectiva emancipadora de avaliação, o objetivo é o auto-conhecimento e a tomada de decisão.
Na educação superior, a EAD deverá ser oferecida em instituições credenciadas pela União, com abertura e regimes especiais.
Foi estipulado o prazo de dois anos, a partir da publicação do PNE, para o atendimento, no ensino médio, de 100% dos egressos do ensino fundamental.
A União deve aplicar, anualmente, nunca menos que 25% da receita resultante de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino.
Gramsci considera a escola um aparelho ideológico do Estado, pois reproduz as relações de exploração da sociedade capitalista.
Obras de infra-estrutura que beneficiem diretamente a escola são consideradas despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino.
Sobre a atuação do Supervisor Escolar, como agente de formação continuada do professor em serviço, é correto afirmar:
ele se reúne com os docentes da escola para dar os recados administrativos do gestor escolar;
ele se reúne com os docentes para apontar uma situação de grupo de determinados professores;.
ele se reúne com os docentes para queixar-se das inúmeras tarefas que tem que desempenhar;
ele se reúne com os docentes para discutir questões e problemas pedagógicos de várias naturezas;
ele se reúne com os docentes da escola para comunicar quem não deve participar do Projeto Pedagógico.
A formação do Supervisor para a Educação Básica pode ser realizada em cursos de graduação ou de pós-graduação, desde que a Instituição de Ensino garanta nesta formação:
a base comum nacional:
matérias eletivas;
instrumentos pedagógicos;
atividades práticas;
conhecimentos específicos.
O Supervisor Escolar, para realizar um diagnóstico, deve prioritariamente:
chamar os funcionários da escola e ouví-los em particular;
conversar com os pais de alunos e mostrar-lhes a escola;
coletar somente dados da realidade física da escola;
ouvir todos os segmentos da escola para definir suas necessidades;
chamar os pais e responsáveis e ouvir suas queixas a respeito da disciplina.
Sobre os princípios que sustentam o processo avaliativo, é correto afirmar:
é um processo quantitativo e mensurador de resultados;
é um processo centrado na aprendizagem mais do que no ensino;
é um processo classificatório para situar os alunos na turma;
é um processo rotineiro independente do trabalho do professor;
é um processo distanciado da compreensão do aluno.
É preciso reconhecer a existência de um campo de valência positiva quando nos defrontamos com professores resistentes às mudanças.
O trecho acima nos leva a:
refletir, aprofundar e fundamentar melhor nossa proposta de intervenção;
localizar no grupo quem é a favor ou contra a ação do Supervisor;
manter estável a situação escolar porque o professorado não deseja mudar nada;
cair em modismos de ação, implicando em desânimo e em nada fazer;
conhecer os amigos da escola e quem é " do contra".
O trabalho da Supervisão Escolar compreende diretrizes ligadas à avaliação e ao planejamento escolar, com o objetivo de:
mudar as práticas comprometidas com a realidade escolar;
controlar o processo de desenvolvimento do currículo dentro do paradigma tradicional;
evitar o julgamento das práticas educacionais e o planejamento de ações eficazes;
atender apenas a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais;
estimular uma educação tecnicista, na qual os conteúdos são discutidos em conjunto.