Questões de Concurso de Subárea: Professor - Conhecimentos Específicos de um determinado Cargo/Área

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1113513

Concurso Professor de Educação Básica I 2018

Questão 18

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade. Considerando que o Brasil possui 207,7 milhões de habitantes, o número de pessoas que sofrem algum transtorno de ansiedade é um valor entre

  • A. 100 000 000 e 200 000 000.
  • B. 10 000 000 e 20 000 000.
  • C. 1 000 000 e 2 000 000.
  • D. 100 000 e 200 000.
  • E. 10 000 e 20 000.

Questão de Concurso - 1123671

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 41

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O Currículo em Movimento, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que apresenta os temas que devem permear as atividades docentes, pois apontam os eixos norteadores de todos os conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O conceito de currículo defendido pelo referido documento expressa a ideia de conjunto de matérias/disciplinas existentes na grade curricular.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1123672

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 42

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O Currículo em Movimento, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que apresenta os temas que devem permear as atividades docentes, pois apontam os eixos norteadores de todos os conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O currículo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal tem como pressupostos as teorias crítica e pós-crítica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1123673

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 43

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O Currículo em Movimento, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que apresenta os temas que devem permear as atividades docentes, pois apontam os eixos norteadores de todos os conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

No documento em análise, a escola deve ser compreendida como o espaço físico no qual se realizam as atividades educativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1123674

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 44

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O Currículo em Movimento, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que apresenta os temas que devem permear as atividades docentes, pois apontam os eixos norteadores de todos os conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Ao discutir questões relativas à diversidade, os professores devem evitar abordar as diferenças de orientação sexual.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1123675

Concurso SEDF Professor Substituto - Área Atividades 2018

Questão 45

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

O Currículo em Movimento, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é um documento que apresenta os temas que devem permear as atividades docentes, pois apontam os eixos norteadores de todos os conteúdos científicos a serem abordados em sala de aula. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A educação para a diversidade é a realização de uma prática pedagógica que visa criar e executar estratégias com base em uma visão crítica sobre os diferentes grupos que constituem a história social, política, cultural e econômica do País.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1113612

Concurso Professor de Educação Básica I 2018

Questão 60

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

“[...] os conteúdos da arte não podem ser banalizados, mas devem ser ensinados por meio de situações e/ou propostas que alcancem os modos de aprender do aluno e garantam a participação de cada um dentro da sala de aula” (PCN’s: arte).

Ensinar arte em consonância com os modos de aprendizagem do aluno significa

  • A.

    resgatar a arte como pura sensibilidade, como imaginação e ação criadora na construção do devir humano.

  • B.

    garantir ao aluno a liberdade de imaginar e edificar propostas artísticas pessoais ou grupais com base em intenções próprias.

  • C.

    compreender a arte como disciplina autônoma, distinta da ciência e de seus rígidos padrões de conhecimento.

  • D.

    compreender a arte não como sensibilidade e imaginação, mas como pensamento racional.

  • E.

    propiciar ao aluno um ensino criador, fomentando a Educação Artística como tema transversal, sobretudo em datas cívicas e culturais.

Questão de Concurso - 1079400

Concurso

Questão 1

Nível

  • A.

    As proposições I, II e III são verdadeiras.

  • B.

    As proposições II, IV e V são verdadeiras.

  • C.

    Somente a proposição I é verdadeira.

  • D.

    As proposições III e IV são verdadeiras.

  • E.

    As proposições III, IV e V são verdadeiras.

Questão de Concurso - 1079421

Concurso

Questão 5

Nível

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), publicada pelo IBGE em 2017, apontam que “em 2016, cerca de 66,3 milhões de pessoas de 25 anos ou mais de idade (ou 51% da população adulta) tinham concluído apenas o ensino fundamental. ” No Nordeste, 52,6% sequer haviam concluído o ensino fundamental. E no Sudeste, 51,1% tinham pelo menos o ensino médio completo”. Segundo a legislação brasileira o ensino fundamental e médio são etapas que compõem a educação básica obrigatória e gratuita, de responsabilidade do Estado e da família, assegurados, inclusive, para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria. No contexto das desigualdades educacionais é que se instituiu o Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006, que dispõe sobre o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Com relação ao que dispõe o Decreto nº 5.840/2006, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA:

  • A.

    Os cursos e programas do PROEJA deverão considerar as características dos jovens e adultos atendidos, e poderão ser articulados: ao ensino fundamental ou ao ensino médio, objetivando a elevação do nível de escolaridade do trabalhador, no caso da formação inicial e continuada de trabalhadores.

  • B.

    As instituições federais de educação profissional deveriam disponibilizar ao PROEJA, no ano de 2006, no mínimo 15% (quinze por cento) do total das vagas de ingresso da instituição,

  • C.

    O PROEJA abrange os seguintes cursos e programas de educação profissional: formação inicial e continuada de trabalhadores;

  • D.

    Os cursos e programas do PROEJA deverão ser oferecidos, em qualquer caso, a partir da construção prévia de projeto pedagógico integrado único, inclusive quando envolver articulações interinstitucionais ou intergovernamentais.

  • E.

    As instituições federais de educação profissional deveriam implantar cursos e programas regulares do PROEJA até o ano de 2007.

Questão de Concurso - 1075705

Concurso SEE SP Professor - Área: Educação Especial 2010

Questão 46

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Uma abordagem que estuda a linguagem sob a óptica social e que reflete sobre a sua fluência no desenvolvimento cognitivo do indivíduo é a

  • A.

    psicologia sociointeracionista.

  • B.

    linguística aplicada.

  • C.

    semiótica.

  • D.

    antropologia.

  • E.

    sociologia.