Questões de Concurso sobre Margem de Contribuição

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
367 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Uma análise minuciosa dos custos é crucial para que as empresas estabeleçam com precisão suas margens de contribuição e determinem estrategicamente os preços de seus produtos ou serviços, visando a garantir rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo.


C

Certo


E

Errado

A margem líquida de vendas obtida pela empresa no exercício de 2021 foi superior a 20%.


C

Certo


E

Errado

Na Demonstração do Resultado do Exercício, os custos fixos devem ser excluídos do cálculo do lucro líquido, pois não impactam diretamente no resultado do projeto.


C

Certo


E

Errado

A CicloRapi Ltda., uma empresa especializada na fabricação de patinetes elétricos de alta performance, está avaliando a viabilidade econômica de vender seus produtos no mercado interno e no mercado externo. A equipe de gestão financeira precisa calcular a Margem de Contribuição para cada mercado e determinar qual oferece maior rentabilidade, orientando a decisão estratégica da empresa.


As condições de venda são as seguintes:

Mercado Interno:

Preço de venda por unidade: R$ 1.200

Imposto sobre vendas: 15% da receita

Mercado Externo:

Preço de venda por unidade: R$ 1.100

Isenção de impostos

Custo adicional de transporte: R$ 120 por unidade

Outros dados relevantes:

Custo Variável de Produção por Unidade: R$ 800

Volume de Vendas Estimado: 500 unidades

Custo Fixo Total Alocado: R$ 100.000


Com base nesses dados, calcule a Margem de Contribuição Total para cada alternativa, determine qual mercado proporciona a melhor margem de contribuição e marque a alternativa correta em relação a essas informações.


A

Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 120.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 100.000 – Vender no Mercado Interno.


B

Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 130.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 90.000 – Vender no Mercado Interno.


C

Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 150.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 110.000 – Vender no Mercado Interno.


D

Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 110.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 90.000 – Vender no Mercado Interno.

Em Contabilidade de Custos há um importante indicador gerencial utilizado para tomada de decisões, que resulta da diferença aritmética entre o valor bruto de venda de um produto e os custos e despesas variáveis associados à sua produção e comercialização. O enunciado se refere ao conceito de:


A

Margem Bruta.


B

Taxa Interna de Retorno.


C

Retorto sobre o Patrimônio Líquido (ROE).


D

Margem de Contribuição Unitária.


E

Margem Líquida.

O cálculo do custo marginal é utilizado para avaliar o aumento do custo total de determinada atividade quando se decide elevar a quantidade produzida de uma unidade do produto.


C

Certo


E

Errado

Suponha‑se que um determinado produto, cujo preço unitário é de R$ 250, possui custos variáveis de R$ 60. A empresa recolhe 25% de tributos sobre o valor de cada produto vendido, e paga 5% de comissões a seus vendedores. Nesse caso, é correto afirmar que a margem de contribuição unitária de cada produto será de


A

R$ 60.


B

R$ 75.


C

R$ 115.


D

R$ 135.


E

R$ 175.

Com base nessa situação hipotética, por fim, é correto afirmar que o lucro bruto da entidade em decorrência das operações de abril/2022 é de


A

R$ 9.880.


B

R$ 10.460.


C

R$ 10.860.


D

R$ 11.340.


E

R$ 12.100.

A Marcenaria DEF produziu, durante o mês de maio/2024, 50 unidades. Os custos e despesas para o único modelo de cadeira que produz estão representados na tabela a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


O preço de venda é de R$ 950/unidade e não havia estoques iniciais. Foram vendidas 40 cadeiras.


Qual o valor, em R$, da margem de contribuição pelo custeio direto e do lucro líquido do mês pelo custeio por absorção, respectivamente?


A

38.000,00 e 18.800,00


B

38.800,00 e 18.120,00


C

26.400,00 e 16.120,00


D

26.400,00 e 14.200,00


E

19.200,00 e 14.200,00

Uma fábrica produziu e vendeu, no primeiro trimestre de 2024, 6.000 mochilas. Do valor, 20% foram pagos a seus vendedores em abril de 2024, como comissão sobre as vendas. Além disso, o custo variável unitário da mochila foi de R$40 e a receita bruta reconhecida foi de R$540.000. O valor foi recebido à vista.


Assinale a opção que indica a margem de contribuição unitária da mochila no período.


A

R$32.


B

R$48.


C

R$50.


D

R$72.


E

R$90.

Uma indústria produz dois produtos, X e Y. Em dado período, essa indústria apurou custos e despesas fixas de R$ 1.838.000. No referido período, a receita de vendas do produto X foi de R$ 1,5 milhão e a do produto Y, de R$ 2,5 milhões. O produto X tem margem de contribuição de 80% do preço de venda e o produto Y, de 36%.


Mantidos o mix de vendas e a estrutura de custos atuais, caso a indústria deseje aumentar seu lucro em aproximadamente 50% em relação ao nível, ela deve


A

desativar a linha de produção do produto Y.


B

desativar a linha de produção do produto X.


C

dobrar as vendas de X, desativando Y.


D

aumentar em 6,25% o volume total das vendas.


E

aumentar em 10% o volume total de vendas.

Considerando que os gastos unitários são variáveis, a margem de contribuição unitária do produto A, em R$, é de:


A

20,00


B

53,20


C

53,70


D

64,50


E

65,00

Uma empresa de manufatura está realizando a apuração dos resultados financeiros ao final de um trimestre. Durante esse processo, é necessário identificar e alocar corretamente os custos para determinar o lucro operacional. Sabendo que a correta alocação dos custos é essencial para uma apuração precisa dos resultados, qual das seguintes práticas pode distorcer a análise de rentabilidade de um produto?


A

Alocar os custos de mão de obra direta de forma proporcional ao tempo gasto na produção de cada produto.


B

Separar os custos fixos, como o aluguel, dos custos variáveis ao apurar o custo total dos produtos.


C

Utilizar custos diretos e variáveis para calcular a margem de contribuição de cada produto.


D

Classificar os custos indiretos de manutenção da fábrica como custos diretos relacionados ao produto.


E

Incluir os custos de matérias-primas diretamente na apuração do custo de cada produto.

Um determinado produto possui preço de venda de R$ 150 e apresenta custos variáveis de R$ 70. A empresa recolhe 20% de impostos e 5% de comissões em cada unidade vendida.


Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a margem de contribuição unitária é de


A

R$ 32,50.


B

R$ 37,50.


C

R$ 42,50.


D

R$ 50,00.


E

R$ 80,00.

Uma empresa S.A. possui um Patrimônio Líquido no início do ano de R$ 20.000.000,00. Considere uma taxa de juros de mercado de 10% a.a. A empresa possui um único produto e o vende por R$ 1.000,00. Os custos e as despesas variáveis por unidade são de R$ 500,00. O custo e as despesas fixas anuais são de R$ 5.000.000,00.


Se o volume de vendas ao fim do ano for de 22.000 unidades, o Ponto de Equilíbrio Contábil, o Resultado Contábil e o Resultado Econômico serão, respectivamente, de


A

10.000, R$ 6.000.000,00 e R$ 4.000.000,00


B

10.000, R$ 4.000.000,00 e R$ 6.000.000,00


C

10.000, R$ 5.000.000,00 e R$ 5.000.000,00


D

14.000, R$ 6.000.000,00 e R$ 4.000.000,00


E

14.000, R$ 4.000.000,00 e R$ 6.000.000,00

A margem de contribuição é um indicador útil para avaliação da rentabilidade por produto. Nesse contexto, a fórmula utilizada para apurar a margem de contribuição é preço de venda menos o(s):


A

Custo fixo.


B

Custos e despesas fixas.


C

Custos e despesas variáveis.


D

Impostos incidentes sobre o valor da venda.


E

Custos variáveis.

Considerando que a mês de obra e o material direto são custos variáveis, a margem de contribuição unitária do produto B, totalizou, em R$, no período:


A

20,75


B

25,75


C

39,50


D

45,50


E

50,50

   
Gerar simulado