

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma análise minuciosa dos custos é crucial para que as empresas estabeleçam com precisão suas margens de contribuição e determinem estrategicamente os preços de seus produtos ou serviços, visando a garantir rentabilidade e sustentabilidade a longo prazo.
Certo
Errado
A margem líquida de vendas obtida pela empresa no exercício de 2021 foi superior a 20%.
Certo
Errado
Na Demonstração do Resultado do Exercício, os custos fixos devem ser excluídos do cálculo do lucro líquido, pois não impactam diretamente no resultado do projeto.
Certo
Errado
A CicloRapi Ltda., uma empresa especializada na fabricação de patinetes elétricos de alta performance, está avaliando a viabilidade econômica de vender seus produtos no mercado interno e no mercado externo. A equipe de gestão financeira precisa calcular a Margem de Contribuição para cada mercado e determinar qual oferece maior rentabilidade, orientando a decisão estratégica da empresa.
As condições de venda são as seguintes:
Mercado Interno:
Preço de venda por unidade: R$ 1.200
Imposto sobre vendas: 15% da receita
Mercado Externo:
Preço de venda por unidade: R$ 1.100
Isenção de impostos
Custo adicional de transporte: R$ 120 por unidade
Outros dados relevantes:
Custo Variável de Produção por Unidade: R$ 800
Volume de Vendas Estimado: 500 unidades
Custo Fixo Total Alocado: R$ 100.000
Com base nesses dados, calcule a Margem de Contribuição Total para cada alternativa, determine qual mercado proporciona a melhor margem de contribuição e marque a alternativa correta em relação a essas informações.
Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 120.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 100.000 – Vender no Mercado Interno.
Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 130.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 90.000 – Vender no Mercado Interno.
Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 150.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 110.000 – Vender no Mercado Interno.
Margem de Contribuição no Mercado Interno: R$ 110.000 | Margem de Contribuição no Mercado Externo: R$ 90.000 – Vender no Mercado Interno.
Em Contabilidade de Custos há um importante indicador gerencial utilizado para tomada de decisões, que resulta da diferença aritmética entre o valor bruto de venda de um produto e os custos e despesas variáveis associados à sua produção e comercialização. O enunciado se refere ao conceito de:
Margem Bruta.
Taxa Interna de Retorno.
Retorto sobre o Patrimônio Líquido (ROE).
Margem de Contribuição Unitária.
Margem Líquida.
O cálculo do custo marginal é utilizado para avaliar o aumento do custo total de determinada atividade quando se decide elevar a quantidade produzida de uma unidade do produto.
Certo
Errado
Suponha‑se que um determinado produto, cujo preço unitário é de R$ 250, possui custos variáveis de R$ 60. A empresa recolhe 25% de tributos sobre o valor de cada produto vendido, e paga 5% de comissões a seus vendedores. Nesse caso, é correto afirmar que a margem de contribuição unitária de cada produto será de
R$ 60.
R$ 75.
R$ 115.
R$ 135.
R$ 175.
A margem de contribuição desse produto será de R$ 60.000.
Certo
Errado
Com base nessa situação hipotética, por fim, é correto afirmar que o lucro bruto da entidade em decorrência das operações de abril/2022 é de
R$ 9.880.
R$ 10.460.
R$ 10.860.
R$ 11.340.
R$ 12.100.
A Marcenaria DEF produziu, durante o mês de maio/2024, 50 unidades. Os custos e despesas para o único modelo de cadeira que produz estão representados na tabela a seguir.

O preço de venda é de R$ 950/unidade e não havia estoques iniciais. Foram vendidas 40 cadeiras.
Qual o valor, em R$, da margem de contribuição pelo custeio direto e do lucro líquido do mês pelo custeio por absorção, respectivamente?
38.000,00 e 18.800,00
38.800,00 e 18.120,00
26.400,00 e 16.120,00
26.400,00 e 14.200,00
19.200,00 e 14.200,00
Uma fábrica produziu e vendeu, no primeiro trimestre de 2024, 6.000 mochilas. Do valor, 20% foram pagos a seus vendedores em abril de 2024, como comissão sobre as vendas. Além disso, o custo variável unitário da mochila foi de R$40 e a receita bruta reconhecida foi de R$540.000. O valor foi recebido à vista.
Assinale a opção que indica a margem de contribuição unitária da mochila no período.
R$32.
R$48.
R$50.
R$72.
R$90.
A margem de contribuição em termos percentuais é calculada pela divisão da margem de contribuição monetária pelos custos variáveis do período.
Certo
Errado
Uma indústria produz dois produtos, X e Y. Em dado período, essa indústria apurou custos e despesas fixas de R$ 1.838.000. No referido período, a receita de vendas do produto X foi de R$ 1,5 milhão e a do produto Y, de R$ 2,5 milhões. O produto X tem margem de contribuição de 80% do preço de venda e o produto Y, de 36%.
Mantidos o mix de vendas e a estrutura de custos atuais, caso a indústria deseje aumentar seu lucro em aproximadamente 50% em relação ao nível, ela deve
desativar a linha de produção do produto Y.
desativar a linha de produção do produto X.
dobrar as vendas de X, desativando Y.
aumentar em 6,25% o volume total das vendas.
aumentar em 10% o volume total de vendas.
Considerando que os gastos unitários são variáveis, a margem de contribuição unitária do produto A, em R$, é de:
20,00
53,20
53,70
64,50
65,00
Uma empresa de manufatura está realizando a apuração dos resultados financeiros ao final de um trimestre. Durante esse processo, é necessário identificar e alocar corretamente os custos para determinar o lucro operacional. Sabendo que a correta alocação dos custos é essencial para uma apuração precisa dos resultados, qual das seguintes práticas pode distorcer a análise de rentabilidade de um produto?
Alocar os custos de mão de obra direta de forma proporcional ao tempo gasto na produção de cada produto.
Separar os custos fixos, como o aluguel, dos custos variáveis ao apurar o custo total dos produtos.
Utilizar custos diretos e variáveis para calcular a margem de contribuição de cada produto.
Classificar os custos indiretos de manutenção da fábrica como custos diretos relacionados ao produto.
Incluir os custos de matérias-primas diretamente na apuração do custo de cada produto.
Um determinado produto possui preço de venda de R$ 150 e apresenta custos variáveis de R$ 70. A empresa recolhe 20% de impostos e 5% de comissões em cada unidade vendida.
Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que a margem de contribuição unitária é de
R$ 32,50.
R$ 37,50.
R$ 42,50.
R$ 50,00.
R$ 80,00.
Uma empresa S.A. possui um Patrimônio Líquido no início do ano de R$ 20.000.000,00. Considere uma taxa de juros de mercado de 10% a.a. A empresa possui um único produto e o vende por R$ 1.000,00. Os custos e as despesas variáveis por unidade são de R$ 500,00. O custo e as despesas fixas anuais são de R$ 5.000.000,00.
Se o volume de vendas ao fim do ano for de 22.000 unidades, o Ponto de Equilíbrio Contábil, o Resultado Contábil e o Resultado Econômico serão, respectivamente, de
10.000, R$ 6.000.000,00 e R$ 4.000.000,00
10.000, R$ 4.000.000,00 e R$ 6.000.000,00
10.000, R$ 5.000.000,00 e R$ 5.000.000,00
14.000, R$ 6.000.000,00 e R$ 4.000.000,00
14.000, R$ 4.000.000,00 e R$ 6.000.000,00
O índice da margem de contribuição é de 30%.
Certo
Errado
A margem de contribuição é um indicador útil para avaliação da rentabilidade por produto. Nesse contexto, a fórmula utilizada para apurar a margem de contribuição é preço de venda menos o(s):
Custo fixo.
Custos e despesas fixas.
Custos e despesas variáveis.
Impostos incidentes sobre o valor da venda.
Custos variáveis.
Considerando que a mês de obra e o material direto são custos variáveis, a margem de contribuição unitária do produto B, totalizou, em R$, no período:
20,75
25,75
39,50
45,50
50,50