

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A contabilidade é conceituada como a ciência que tem por objeto
o registro apenas de atos administrativos.
o patrimônio das entidades e suas variações.
a apuração apenas do lucro líquido.
o controle exclusivo do caixa das empresas.
o estudo dos tributos incidentes sobre as entidades.
Considere o seguinte conceito: é a qualidade da informação que ajuda a assegurar aos usuários que a informação contida nos Relatórios Contábeis de Propósito Geral (RCPG) representa fielmente os fenômenos econômicos ou de outra natureza que se propõe a representar.
Esse conceito refere-se à característica qualitativa da:
representação fidedigna.
comparabilidade.
compreensibilidade.
relevância.
verificabilidade.
Direito ou grupo de direitos, obrigação ou grupo de obrigações, ou grupo de direitos e obrigações, aos quais se aplicam critérios de reconhecimento e conceitos de mensuração, é a definição do conceito de
conta contábil.
contas de resultado.
contas patrimoniais.
elementos contábeis.
unidade de conta.
Assinale a opção que apresenta corretamente uma das definições da Contabilidade.
Conjunto de normas fiscais utilizadas para apuração de tributos.
Ramo da administração destinado à alocação dos recursos humanos da organização.
Ciência exata destinada à emissão de notas fiscais e controle de patrimônio.
Ciência que estuda o patrimônio do ponto de vista econômico e financeiro, bem como os princípios e as técnicas necessárias ao controle.
Ferramenta gerencial utilizada para planejamento orçamentário e análise de custos.
Observe o texto abaixo:
O conceito de __________ se refere aos compromissos financeiros que uma entidade tem com terceiros, enquanto o __________ é composto pelos recursos totais da empresa a diferença entre os recursos totais da entidade e suas obrigações. Esse resultado é conhecido como __________.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima.
Passivo, ativo, patrimônio líquido
Passivo, capital social, lucro acumulado.
Capital social, patrimônio, resultado financeiro.
Patrimônio líquido, passivo, ativo total.
Nenhuma das alternativas anteriores


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Em relação aos conceitos da Ciência Contábil, assinale a alternativa INCORRETA.
A Contabilidade é uma ciência social.
O objeto da Contabilidade é o patrimônio da entidade.
O patrimônio líquido corresponde à diferença entre Ativo e Passivo.
A Contabilidade, após a convergência às normas internacionais, passou a usar a técnica das partidas simples.
O patrimônio de uma entidade é o conjunto de bens, direitos e obrigações.
De acordo com a estrutura conceitual básica (CPC 00 – R2) do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), as caraterísticas “completa, neutra e isenta de erros” estão relacionadas à:
Relevância.
Materialidade.
Tempestividade.
Compreensibilidade.
Representação fidedigna.
De conformidade com as disposições conceituais do Pronunciamento Técnico CPC 00 (R2), Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, analise os itens a seguir e relacione a 1ª coluna com os respectivos conceitos da 2ª coluna, numerando os parênteses:
1. Receita
2. Ativo
3. Despesa
4. Passivo
( ) Reduções nos ativos, ou aumentos nos passivos, que resultam em reduções no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a distribuições aos detentores de direitos sobre o patrimônio.
( ) Recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.
( ) Aumentos nos ativos, ou reduções nos passivos, que resultam em aumentos no patrimônio líquido, exceto aqueles referentes a contribuições de detentores de direitos sobre o patrimônio.
( ) Obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.
Está CORRETA a seguinte sequência:
2, 3, 4, 1.
3, 2, 1, 4.
4, 1, 2, 3.
4, 1, 3, 2.
A NBC T G 27, trata do imobilizado, temos nele, a depreciação. Sob a ótica contábil, depreciação é:
o tempo de vida útil de um bem do imobilizado.
o período pelo qual o bem é utilizado pela empresa.
a alocação sistemática do valor depreciável de um ativo ao longo de sua vida útil.
o período em que o bem fica obsoleto.
o período em que o bem fica à disposição da entidade.
Quanto a amortização e exaustão, pode-se afirmar:
Amortização é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais.
A diminuição de recursos minerais resultante da sua exploração deverá ser computada como custo ou encargo do período.
A base de cálculo da quota anual de exaustão é o valor justo dos investimentos realizados.
O cálculo da amortização, é realizado adicionando determinado valor residual a partir do valor base do seu ativo intangível, divido esse número pelo tempo remanescente em sua vida útil.
A amortização e a exaustão consistem no registro da redução do valor, dos bens fixos da entidade, pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo a Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 e alterações posteriores, a conta que serve para diminuir o valor de elementos do ativo quando corresponde à perda do valor do capital aplicado na aquisição de direitos da propriedade industrial ou comercial e quaisquer outros com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado é a de
amortização.
exaustão.
liquidação.
depreciação.
A importância registrada como custo ou encargo na recuperação do capital aplicado na aquisição de bens e direitos cuja utilização tenha prazo limitado denomina-se depreciação.
Marque a alternativa em que são apresentadas justificativas para realizar a depreciação de bens de uma empresa.
Fator tecnológico, valor do bem e vida útil.
Custo-benefício, furto do bem e a utilização.
Exposição ao tempo, valor de compra e o uso.
Obsolescência, ação da natureza e desgaste pelo uso.
A respeito dos métodos de depreciação,
o método de quotas constantes considera o valor depreciável constante durante a vida útil, mesmo quando há alteração no valor residual.
o método da soma dos dígitos supõe o valor depreciável decrescente durante a vida útil do ativo, uniformizando os custos globais.
o método das unidades produzidas supõe o valor depreciável constante durante a vida útil do ativo em relação à produção total.
o método de soma dos dígitos é um método antiquado e tem seu uso proibido por lei.
o único método aceito, para fins fiscais, é o de quotas constantes.
O método de depreciação da soma dos dígitos realiza uma depreciação a taxas variáveis e diretamente proporcionais ao tempo de uso do bem.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Considerando o resultado do cálculo da depreciação com base no método da soma dos dígitos, é correto afirmar que o valor da depreciação apurada anualmente, ao longo da vida útil do ativo ao qual se referir, será