Mensuração é o processo que consiste em determinar os valores pelos quais os ativos e passivos devem ser reconhecidos e apresentados nas demonstrações contábeis. A NBC TSP – Estrutura Conceitual, não propõe uma única base de mensuração, ou a combinação de bases de mensuração para todas as transações, eventos e condições. Ao invés disso, apresenta bases de mensuração para ativos e passivos que fornecem informações sobre custo de serviços prestados, capacidade operacional e capacidade financeira da entidade, além da extensão na qual fornecem informações que satisfaçam as características qualitativas. Quanto à base de mensuração dos passivos, analise as afirmativas a seguir.
I. Custo histórico é o valor para se adquirir ou desenvolver um ativo, o qual corresponde ao caixa ou equivalentes de caixa ou o valor de outra importância fornecida à época de sua aquisição ou desenvolvimento.
II. Valor de mercado é o montante pelo qual um passivo pode ser liquidado entre partes cientes e interessadas em transação sob condições normais de mercado.
III. Preço presumido é o montante que a entidade racionalmente aceitaria na troca pela assunção do passivo existente.
IV. Valor em uso é o valor presente, para a entidade, do potencial de serviços, ou da capacidade de gerar benefícios econômicos remanescentes do passivo.
Está correto o que se afirma apenas em
I e IV.
II e III.
I, II e III.
II, III e IV.