Questões de Concurso sobre Controle Interno

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
80 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com a NBC T 16.8 - Controle Interno, o controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público, compreendendo:


I. A dissipação do patrimônio público.

II. O controle da execução das ações que integram os programas.

III. A observância às leis, aos regulamentos e às diretrizes estabelecidas.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

De acordo com a resolução CFC n. 1135/08, que aprova NBC T 16.8 - O controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. Referente as finalidades do controle interno no setor público, assinale a alternativa incorreta.


A

Salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais.


B

Dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente.


C

Estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas.


D

Auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e econômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações.

Avalie os itens abaixo relativos ao Sistema de Controle Interno e de Contabilidade Federal:


I. A Secretaria Federal de Controle Interno, como órgão central, integra o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.


II. O Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), como órgão central do Sistema Nacional de Auditoria do SUS, não integra o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.


III. Compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual da União, Estados e Municípios.


IV. O Sistema de Contabilidade Federal tem por finalidade registrar os atos e fatos relacionados com a administração orçamentária, financeira e patrimonial da União apenas.


De acordo com a Lei Federal nº 10.180/2001 é correto afirmar que:



A

apenas o item I é verdadeiro.


B

os itens I, II e IV são verdadeiros.


C

apenas o item III é verdadeiro.


D

apenas o item IV é verdadeiro.


E

os itens I e IV são verdadeiros.

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o controle interno deve ser exercido em todos os níveis da entidade do setor público, compreendendo, EXCETO


A

A avaliação do risco.


B

A preservação do patrimônio público.


C

O controle da execução das ações que integram os programas.


D

A observância às leis, aos regulamentos e às diretrizes estabelecidas.

São finalidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, exceto:


A

avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União.


B

apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.


C

comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficiência e eficácia, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal.


D

comprovar a legalidade e avaliar os resultados da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.


E

julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta.

Ano: 2016
Banca: Instituto Municipal de Desenvolvimento de Recursos Humanos - IMPARH
Prova: IMPARH - Prefeitura de Fortaleza - Analista de Planejamento e Gestão - Área: Contabilidade - Ciências Contábeis - 2016

De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público, o Controle Interno sob o enfoque contábil compreende:


A

o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público.


B

o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até o término do exercício seguinte.


C

o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis após o término do exercício seguinte.


D

os modelos de demonstrações contábeis elaborados em formato reduzido, objetivando complementar o processo de comunicação contábil.

Referente a NBC – TSP relativa a Controles Internos, qual a definição correta para a categoria de classificação operacional?


A

É o controle relacionado à observância da regulamentação pertinente.


B

É o controle relacionado às ações que propiciam o alcance dos objetivos da Entidade.


C

São as medidas e fluxos oriundos dos custos empresariais.


D

É o controle relacionado à veracidade e fidedignidade dos registros e das demonstrações contábeis.

Quanto à estrutura do controle interno, de acordo com as normas contábeis aplicadas ao setor público, assinale a alternativa correta.


A

A estrutura compreende o ambiente interno, ambiente de controle, mapeamento e avaliação de riscos, procedimentos de controle, informação e comunicação, e monitoramento.


B

A estrutura compreende o ambiente interno, mapeamento e avaliação de riscos, procedimentos de controle, informação e comunicação, monitoramento e verificação.


C

A estrutura compreende a identificação de eventos, avaliação de riscos, tratamento aos riscos, procedimentos de controle, informação e comunicação, e monitoramento.


D

A estrutura compreende o ambiente de controle, mapeamento e avaliação de riscos, procedimentos de controle, informação e comunicação, e monitoramento.


E

A estrutura compreende a definição de objetivos, ambiente de controle, identificação de eventos, avaliação de riscos, procedimentos de controle, informação e comunicação, e monitoramento.

Com relação ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a abrangência de sua atuação, dentre outros, inclui


A

projetos financiados por recursos externos e projetos de cooperação junto a organismos internacionais.


B

avaliação do cumprimento, em cada exercício financeiro, dos limites de gastos com pessoal, com a amortização da dívida, de cada ente da federação, para efeito de autorização de operações de crédito.


C

aplicação aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesa, multa proporcional ao dano causado ao erário, comunicando a decisão ao Ministério Público.


D

exame da regularidade e a avaliação da eficiência e a eficácia da gestão administrativa e dos resultados alcançados pelas empresas prestadoras de serviços públicos.


E

realização, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, inspeções e auditoria de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nos órgãos e entidades da administração pública federal.

Inclui-se entre as finalidades do controle interno sob o enfoque contábil conformar o registro contábil aos empenhos emitidos por uma unidade gestora.

C
Certo

E
Errado

O controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público. São finalidades do controle interno, EXCETO:


A

Aprovar as contas do município;


B

Salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais;


C

Dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente;


D

Propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada;


E

Estimular adesão às normas e diretrizes fixadas.

O procedimento que envolve as medidas tomadas pela administração para aumentar a probabilidade de que os objetivos fixados sejam atingidos e que todas as partes da organização estejam trabalhando juntas na direção desses objetivos é o


A

controle orçamentário


B

orçamento perpétuo


C

planejamento estratégico


D

planejamento operacional


E

planejamento orçamentário

A Secretaria Federal de Controle Interno do Ministério da Fazenda conta com o apoio dos assessores especiais de controle interno, que são incumbidos de


A

normatizar os trabalhos de elaboração da prestação de contas anual do presidente da República.


B

orientar os administradores de bens e recursos públicos nos assuntos pertinentes à área de competência do Sistema de Controle Interno e Externo, inclusive sobre a forma de se prestarem contas.


C

assessorar o vice-presidente da República, os ministros de Estado das Relações Exteriores e da Defesa, o advogadogeral da União e os titulares dos órgãos da presidência da República nos assuntos de competência do SCIPEF.


D

assessorar o presidente de cada Poder nos assuntos de competência do SCIPEF.


E

submeter à apreciação do ministro de Estado os processos de tomada e de prestação de contas, para o fim previsto na Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União.

É competência da Comissão de Coordenação de Controle Interno (CCCI)


A

promover a integração operacional do SCIPEF.


B

normatizar, sistematizar e padronizar os procedimentos operacionais dos órgãos e das unidades do SCIPEF.


C

normatizar a integração do SCIPEF com outros sistemas da administração pública federal.


D
harmonizar a interpretação dos atos normativos e os procedimentos relativos às atividades a cargo do Sistema de Controle Interno e Externo do Poder Executivo Federal.

E

avaliar as atividades do Sistema de Controle Interno e Externo do Poder Executivo Federal, com vistas ao seu aperfeiçoamento.

O levantamento de informações permite o delineamento do perfil das políticas públicas, subsidiando e racionalizando decisivamente os trabalhos de planejamento e, consequentemente, a execução das ações de controle, constituindo recurso básico para a definição dos parâmetros de planejamento das atividades do SCIPEF. As fontes e processos que podem ser utilizados nesse levantamento incluem


A

dados dos sistemas corporativos do Poder Executivo Federal e das empresas privadas que contratem com a União.


B

notícias de destaque na mídia nacional.


C

notícias de destaque na mídia nacional.


D

dados do Programa de Dispêndio Global (PDG) dos órgãos da administração direta.


E

relatórios de desempenho operacional.

No âmbito do controle interno, a verificação da legalidade dos atos de execução orçamentária é prévia, concomitante e subsequente. Entre as medidas de controle preventivo, destaca-se a existência e o funcionamento de estrutura organizacional com identificação de cargos, funções e respectivos responsáveis, formalmente estabelecida e conhecida.


C
Certo

E
Errado

No caso de atos de gestão realizados sem a devida fundamentação legal, a prerrogativa dos dirigentes dos órgãos e das unidades do Sistema de Contabilidade Federal é não efetuar os respectivos registros e comunicar o fato aos órgãos de controle interno e externo.


C
Certo

E
Errado

Padronizar o nível de entradas e saídas de dados dos órgãos da administração direta e indireta e facilitar a extração de relatórios, tanto para a análise gerencial quanto para cumprir as exigências dos órgãos de controle interno e externo, são vantagens observadas no plano de contas único.


C
Certo

E
Errado

De acordo com artigo 4o do Decreto no 3.148/80, não faz parte das atribuições do controle interno o seguinte procedimento:


A

verificação dos programas de trabalho e de sua execução


B

verificação da legalidade dos atos da execução orçamentária


C

aprovação do orçamento anual e dos adiantamentos concedidos


D

verificação da fidelidade funcional dos agentes e responsáveis por bens, numerário e valores

   
Gerar simulado