Imagem de fundo

Assinale a opção correta, consoante entendimento atual da doutrina e jurisprudência dos...

Assinale a opção correta, consoante entendimento atual da doutrina e jurisprudência dos tribunais superiores.


A

A União e os estados possuem competência concorrente para legislar sobre normas gerais de licitação, podendo os municípios adaptar tais normas gerais às suas realidades.


B

Em regra, é desnecessária a prévia licitação para permissão da exploração de serviço público de transporte coletivo de passageiros, sendo a licitação imprescindível no que se refere à concessão do transporte público coletivo de passageiros.


C

Sociedade empresária em recuperação judicial não pode participar de licitação, em razão de ser presumida sua inviabilidade econômica.


D

A alienação do controle acionário de empresas públicas e sociedades de economia mista exige autorização legislativa e licitação.


E

Dado o princípio da intranscendência subjetiva das sanções financeiras, os municípios só podem fazer jus a certidão positiva de débitos, com efeitos de negativa, quando a Câmara Municipal não possuir débitos com a Fazenda Nacional.