Imagem de fundo

Na realização do controle de constitucionalidade pelo Poder...

Na realização do controle de constitucionalidade pelo Poder Judiciário, em algumas situações, é possível verificar a ocorrência do efeito represtinatório. Trata-se de efeito


A

decorrente da declaração de inconstitucionalidade, por controle concentrado, de ato normativo que tenha revogado outro ato normativo, provocando o restabelecimento de ato normativo anterior.


B

que torna vinculante para todas as instâncias judiciais determinada decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal.


C

que, independentemente de disposição expressa, restaura, de forma automática, lei anterior após a lei revogadora perder vigência.


D

por meio do qual se altera a data em que iniciará a produção de efeitos da declaração de inconstitucionalidade de determinada norma.


E

resultante da não recepção de lei pela Constituição Federal de 1988.