Imagem de fundo

Em relação à competência tributária exercida pelas...

Em relação à competência tributária exercida pelas entidades federativas, sabe-se, com base no atual sistema jurídico tributário, que a(o)


A

União pode instituir novos impostos, desde que sejam não cumulativos e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos discriminados na CRFB/1988, por lei ordinária ou medida provisória.


B

União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios detêm competência tributária comum para instituírem contribuições de intervenção no domínio econômico.


C

União pode, em decorrência da competência tributária comum exercida pelos entes federativos, instituir e cobrar o IPTU.


D

Distrito Federal pode, por meio de sua competência residual, instituir e cobrar novo imposto cumulativo e com fato gerador ou base de cálculo próprio dos discriminados na CRFB/1988.


E

Distrito Federal pode instituir e cobrar impostos estaduais e municipais.