

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A Lei nº 10.216/2001 dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
João, 19 anos, está em surto psicótico, com alucinações auditivas e delírios de conteúdo persecutório. Seu pai chamou o SAMU porque João está com uma faca e ameaça os membros da família.
De acordo com a referida lei, assinale a afirmativa correta.
O SAMU deverá proceder à internação compulsória de João em unidade de pronto atendimento.
A internação involuntária poderá ser realizada mediante laudo médico circunstanciado, que caracterize os motivos.
João deverá ser prontamente encaminhado para tratamento ambulatorial no CAPSi de referência.
A reabilitação psicossocial de João deverá ser conduzida em um serviço residencial terapêutico.
A internação do paciente em instituição asilar será indicada porque os recursos extra-hospitalares se mostraram insuficientes.