A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis (Nível 1 – Acreditado, Nível 2 – Acreditado Pleno, e Nível 3 – Acreditado com Excelência), o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde, como serviços hospitalares, serviços laboratoriais, serviços ambulatoriais, serviços de pronto atendimento, serviços odontológicos etc.
Nesse sentido, assinale a afirmativa correta.
Os certificados de avaliação dos níveis 1, 2 e 3 são válidos, respectivamente, por um, três e cinco anos.
Para obtenção do certificado de nível 1 – Acreditado, a organização de saúde cumpre ou supera, em 50% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA.
Para obtenção do certificado Nível 2 – Acreditado Pleno, a organização precisa atender a dois critérios: 1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e 2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
Para obtenção do certificado Nível 3 – Acreditado com Excelência, a organização precisa atender a dois critérios: 1) cumprir ou superar, em 95% ou mais, os padrões de qualidade e segurança; e 2) cumprir ou superar, em 85% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.