Questões de Concurso sobre Agentes Comunitários e de Combate a Endemias

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
5.413 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Para o avanço do acesso e do acolhimento de homens na Atenção Primária à Saúde APS é fundamental que toda a equipe esteja engajada na elaboração de estratégias com o objetivo de ampliar o seu acesso aos cuidados primários de saúde. Nas equipes, considera-se de extrema relevância o trabalho dos ACS nas atividades coletivas e nos grupos de educação e promoção em saúde do homem. Leia as alternativas e identifique em qual das atividades coletivas listadas abaixo o ACS tem atuação direta:


A

Imunização Passiva.


B

Diagnóstico precoce.


C

Busca Ativa.


D

Classificação de Risco.


E

Suplementação de vitaminas.

O desmaio é caracterizado pela perda transitória da consciência e, geralmente, não é uma situação que ameaça a vida. Durante um atendimento, você encontra uma pessoa que relata sensação de desmaio iminente. Qual deve ser a conduta adequada diante dessa situação?


A

Orientar a pessoa a sentar-se e colocar a cabeça entre os joelhos ou então deitar-se.


B

Proteger a cabeça da pessoa ao cair e virar o rosto para evitar engasgo.


C

Segurar a pessoa, mantendo-a em pé para evitar o desmaio.


D

Imobilizar a pessoa.

Sobre segurança no trabalho, analisar os itens.


I. O uso inadequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) pode comprometer a eficácia da proteção e expor o trabalhador a riscos.

II. A omissão diante de riscos conhecidos é uma falha grave na conduta profissional.

III. O comportamento preventivo é uma atitude profissional esperada em qualquer função.


Está CORRETO o que se afirma:


A

Apenas nos itens I e II.


B

Apenas nos itens I e III.


C

Apenas nos itens II e III.


D

Em todos os itens.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o nível organizativo responsável pela coordenação do cuidado e pela integração das ações assistenciais e de vigilância no território. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) participa desse processo como agente de vigilância territorial e produtor de dados estratégicos, contribuindo para o planejamento ascendente e a gestão participativa da saúde no território adscrito.


Com base nas diretrizes da APS e nas atribuições do ACS, analise as assertivas abaixo e a seguir, aponte a alternativa CORRETA.


I. O acolhimento consiste em uma prática de escuta qualificada e responsabilização compartilhada, devendo o ACS reconhecer demandas espontâneas, acolher o usuário e garantir sua vinculação à equipe para continuidade do cuidado.

II. O diagnóstico situacional é um instrumento exclusivamente técnico-administrativo da gestão municipal, não sendo atribuição direta da equipe de Saúde da Família ou do ACS em nível local.

III. A territorialização refere-se à divisão geográfica fixa do território em microáreas, cujo mapeamento é realizado uma única vez, servindo apenas como base para a distribuição de domicílios entre os agentes.

IV. O ACS contribui para a integração entre ações de vigilância epidemiológica e assistência, identificando determinantes sociais, vulnerabilidades e fluxos populacionais, fortalecendo o vínculo entre comunidade e equipe de saúde.


A

Apenas as assertivas I e II estão corretas.


B

Apenas as assertivas II e III estão corretas.


C

Apenas as assertivas I e III estão corretas.


D

Apenas as assertivas I e IV estão corretas.


E

Todas as assertivas estão corretas.

Os acidentes causados por animais peçonhentos constituem um importante problema de saúde pública no Brasil, especialmente em regiões rurais e periurbanas. O agente de combate a endemias desempenha papel relevante na identificação de áreas de risco e na orientação preventiva à população.


Sobre os acidentes por animais peçonhentos, analise as afirmativas a seguir:


I. O atendimento precoce e a correta identificação do animal agressor são fundamentais para o tratamento adequado, pois o tipo de soro administrado varia conforme o gênero do animal envolvido (serpente, escorpião, aranha ou lagarta).

II. As medidas de primeiros socorros incluem torniquete e aplicação de substâncias caseiras para conter o veneno até a chegada ao serviço de saúde, práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

III. O controle e a vigilância dos acidentes envolvem notificação obrigatória no SINAN, monitoramento das áreas de ocorrência e ações de educação em saúde para reduzir os riscos de exposição.


Assinale a alternativa CORRETA:


A

Somente as afirmativas I e III estão corretas.


B

Somente as afirmativas II e III estão corretas.


C

Todas as afirmativas estão corretas.


D

Somente as afirmativas I e II estão corretas.

As zoonoses representam um importante desafio para a saúde pública, exigindo ações contínuas de vigilância, prevenção e controle, com integração entre diferentes setores. Essas ações visam reduzir os riscos de transmissão de doenças entre animais e seres humanos.


Assinale a alternativa CORRETA sobre as medidas de vigilância e prevenção das zoonoses.


A

O monitoramento ambiental não possui relevância para o controle das zoonoses urbanas.


B

A vacinação animal é medida de prevenção secundária e deve ser aplicada somente após surtos confirmados.


C

A eliminação de criadouros e o controle de vetores são estratégias importantes na prevenção de zoonoses.


D

A vigilância das zoonoses envolve apenas a notificação de casos humanos, não sendo necessária a investigação em animais.

A ampliação das ações voltadas às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) — como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus — exige das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) uma abordagem integrada entre vigilância, cuidado continuado e gestão do território.


No âmbito da Estratégia Saúde da Família, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é responsável por atuar na promoção do autocuidado, no monitoramento de fatores de risco e na articulação comunitária para o manejo das condições crônicas.


Considerando as diretrizes da PNAB e os fundamentos do cuidado às doenças prevalentes, assinale a alternativa INCORRETA.


A

O acompanhamento longitudinal dos portadores de hipertensão e diabetes deve ser orientado por critérios de risco e vulnerabilidade, articulando ações clínicas e comunitárias no território adscrito.


B

A atuação do ACS é essencial na vigilância em saúde, contribuindo para a detecção precoce de agravos e o fortalecimento da corresponsabilização dos usuários pelo tratamento.


C

A vigilância das condições crônicas envolve não apenas o registro clínico individual, mas também o monitoramento epidemiológico das populações adscritas e a identificação de determinantes sociais associados.


D

O ACS pode participar da definição de condutas terapêuticas junto à equipe multiprofissional, desde que o processo de cuidado seja pactuado coletivamente e respaldado por protocolos institucionais.


E

A educação em saúde para usuários com doenças crônicas deve ser contínua, baseada em abordagens dialogadas e na valorização do saber popular, visando o empoderamento comunitário.

O relacionamento interpessoal e a ética profissional são fundamentais para estabelecer vínculos de confiança e respeito entre os Agente Comunitário de Saúde (ACS) e os usuários do SUS. Nesse contexto, representa uma conduta ética e adequada realizada pelo ACS no contato com a comunidade:


A

Priorizar o atendimento aos familiares e amigos para fortalecer os laços sociais.


B

Deixar de visitar famílias que se recusam a seguir orientações de saúde, como forma de punição.


C

Tratar os usuários com imparcialidade, respeitando suas crenças, valores e cultura.


D

Realizar julgamentos sobre o estilo de vida das pessoas atendidas durante as visitas.

Assinale a alternativa correta de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde do Brasil sobre a Esquistossomose Mansoni, uma doença parasitária de grande relevância em certas regiões do país.


A

É uma doença parasitária transmitida pelo contato com água salgada contaminada com larvas liberadas por mosquitos.


B

A principal medida de prevenção individual, além do saneamento básico, é a vacinação em massa da população em áreas de risco, que já está disponível no SUS.


C

O caramujo é o hospedeiro definitivo do parasita, onde ocorre a fase sexuada do ciclo de vida, enquanto o ser humano é o hospedeiro intermediário.


D

A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, infectado, elimina os ovos do verme por meio das vias aéreas.


E

Saneamento e educação sanitária são fundamentais para o controle da doença.

As notificações obrigatórias de doenças, agravos e eventos de saúde pública no Brasil são regulamentadas por lei.


Sobre esse tema, é correto afirmar:


A

A notificação é um dever legal de todos os profissionais de saúde, porém cabe apenas aos médicos o dever da notificação do agravo de forma formal.


B

A Notificação Compulsória Imediata (NCI) deve ser realizada em até 7 dias após o conhecimento da ocorrência.


C

O e-SUS é um sistema mais antigo e pouco utilizado, pois não permite a integração das diversas ações de vigilância epidemiológica, o que dificulta a avaliação.


D

Notificação Compulsória Semanal (NCS) deve ser realizada em até 24 horas, a partir do conhecimento da ocorrência, pelo meio mais rápido disponível (telefone, e-mail, sistema).


E

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é a principal ferramenta informatizada utilizada para coletar, processar e disseminar esses dados em todo o território nacional.

Algumas famílias, numa comunidade, atendidas pelos(as) ACSs, faziam uso de bebidas alcoólicas de forma inveterada. Muitos desses apresentavam alguns problemas de saúde e direcionavam essa qualidade de vida dependente do álcool, e, também de drogas ilícitas aos fatores financeiros e emocionais.


Porém, o uso excessivo do álcool e de drogas entorpecentes pode estar correlacionado, CERTAMENTE, à falta de


A

políticas de saúde municipal de forma mais incisiva.


B

enfrentamento dos problemas pelos munícipes.


C

empregos disponíveis em diversos setores.


D

iniciativas do governo municipal, estadual e federal.


E

campanhas de conscientização da Atenção à Saúde.

A vigilância contínua das áreas e famílias expostas a riscos é essencial para evitar surtos. Isso significa:


A

Focar apenas em áreas urbanas, ignorando zonas rurais.


B

Aguardar a chegada do verão para iniciar as ações.


C

Monitorar constantemente os locais para detectar e eliminar focos precocemente.


D

Realizar ações somente após confirmação de casos.

Ao promover melhorias ambientais para combater o Aedes aegypti, o Agente deve articular com a comunidade e órgãos públicos. Qual é a principal vantagem dessa articulação?


A

Evitar a participação da população para acelerar o processo.


B

Transferir toda a responsabilidade para os órgãos públicos.


C

Realizar apenas ações pontuais sem planejamento.


D

Potencializar os recursos e ações, garantindo sustentabilidade das melhorias.

Em uma capacitação, o coordenador da equipe de Vigilância em Saúde pediu aos Agentes de Combate ás Endemias que explicassem, com base na Lei nº 8.080/1990, o que é vigilância epidemiológica. O agente João respondeu corretamente ao afirmar que essa vigilância está relacionada:


A

À prevenção, detecção e monitoramento de mudanças nos fatores que afetam a saúde das pessoas, com o objetivo de adotar medidas de controle.


B

Ao fornecimento gratuito de medicamentos à população por meio das farmácias do SUS.


C

Ao trabalho dos laboratórios públicos em pesquisas sobre novas vacinas e medicamentos.


D

Ao conjunto de ações voltadas para a organização das equipes da Atenção Primária.

O mosquito Aedes aegypti é vetor de várias doenças, como dengue, chikungunya e Zika. Sobre o ciclo de vida desse mosquito, considere as afirmativas abaixo:


I.O Aedes aegypti deposita ovos em locais com água parada.

II.As larvas se desenvolvem em ambientes úmidos, mas não aquáticos.

III.A fase adulta é responsável pela transmissão das doenças.


Sobre as assertivas acima, podemos afirmar que:


A

I, II e III estão corretas.


B

Apenas I e III estão corretas.


C

Apenas II e III estão corretas.


D

Apenas I e II estão corretas.

O controle do vetor Aedes aegypti é essencial para a prevenção da dengue e outras arboviroses. Em relação às medidas de controle mecânico, marque a alternativa correta:


A

O controle mecânico visa exclusivamente a eliminação de larvas através do uso de inseticidas químicos.


B

A eliminação de criadouros é um exemplo de medida de controle mecânico, envolvendo a remoção de água parada em recipientes.


C

As medidas mecânicas incluem a pulverização de inseticidas em áreas de risco elevado.


D

O controle mecânico tem como foco principal a aplicação de larvicidas em reservatórios de água.

Durante visitas domiciliares, o Agente Comunitário de Saúde identifica que diversas mulheres e adolescentes da comunidade apresentam dúvidas sobre métodos contraceptivos, incluindo eficácia, modo de uso e possíveis efeitos adversos. Algumas relatam uso irregular de preservativos e desconhecimento sobre opções disponíveis gratuitamente na unidade. Diante da necessidade de prevenir gestações não planejadas e promover escolhas informadas, qual deve ser a ação prioritária do ACS?


A

Orientar sobre os diferentes métodos contraceptivos, sua correta utilização e disponibilidade na unidade de saúde, incentivando decisões esclarecidas.


B

Desencorajar o uso de preservativos, sugerindo que métodos hormonais são os únicos eficazes.


C

Recomendar apenas um método específico para todas as mulheres, independentemente de sua condição de saúde ou preferência.


D

Informar que métodos contraceptivos são restritos a mulheres casadas ou maiores de idade.

Durante visitas regulares, o Agente Comunitário de Saúde identifica vários idosos vivendo sozinhos, com dificuldade de realizar atividades diárias, falta de acesso a medicamentos de uso contínuo e episódios frequentes de quedas dentro de casa. Alguns apresentam sinais de isolamento social e desconhecem os serviços disponíveis para apoio. Considerando as diretrizes de atenção integral à pessoa idosa e o papel do ACS na identificação de riscos e na promoção do cuidado, qual ação deve ser priorizada?


A

Identificar fatores de risco, orientar sobre prevenção de quedas e encaminhar à equipe para avaliação e suporte adequado.


B

Recomendar que os idosos permaneçam sempre em repouso, evitando qualquer atividade física.


C

Evitar visitas frequentes para não constranger os idosos que vivem sozinhos.


D

Orientar que suspendam medicamentos por conta própria caso sintam tontura.

O pré-natal é o primeiro passo para cuidar da saúde da gestante e do bebê. Analise as afirmativas referentes a postura que o ACS deve ter frente aos cuidados com a gestante:


I. Acompanhar se a gestante está indo às consultas de pré-natal; entretanto, não é necessário realizar a busca ativa da gestante faltosa às consultas;

II. Verificar o cartão de vacinação e perguntar sobre a realização dos exames, esclarecendo sobre a importância deles e questionar se ela realizou e buscou o resultado dos mesmos;

III. Orientar quanto à maternidade de referência para o parto e sobre os preparativos para ele, tais como objetos necessários para levar para a maternidade etc;

IV. O ACS só tem responsabilidade de fazer o acompanhamento das gestantes que realizam o pré-natal na unidade básica de saúde de referência.


Estão CORRETAS as afirmativas:


A

I, II e II.


B

II e III.


C

II, III e IV.


D

I, III e IV.

A Atenção Básica constitui a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde, estruturando ações territoriais que integram vigilância, promoção, prevenção e cuidado contínuo. Em uma comunidade marcada por alta rotatividade populacional e presença de famílias recém-chegadas, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é acionado para atualizar o cadastro das equipes, identificar vulnerabilidades e fortalecer o vínculo com os novos moradores. Considerando as diretrizes organizativas da Atenção Básica, qual ação o ACS deve priorizar nessa situação para garantir o adequado acompanhamento das famílias?


A

Realizar o cadastramento territorial atualizado, identificando domicílios, composição familiar e condições de vulnerabilidade.


B

Registrar apenas os casos suspeitos de doenças, deixando o cadastramento geral para etapas posteriores.


C

Visitar somente os domicílios onde já existiam prontuários ativos na unidade.


D

Direcionar imediatamente todas as famílias recém-chegadas para atendimento médico individual.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado