Questões de Concurso sobre Portarias, Normas e Programas do Ministério da Saúde

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.388 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Entre as atribuições dos profissionais do NASF estão:


A

Conhecer o território para promover novos trabalhos setoriais.


B

Conhecer, articular e criar serviços no território, promovendo a intersetorialidade.


C

Conhecer e articular os serviços existentes no território, promovendo a intersetorialidade.


D

Articular os serviços existentes no território e promover a setorialidade.


E

Articular os serviços no território, sem a necessidade de promover a intersetorialidade.

A Diretriz de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down (SD), do Ministério da Saúde, afirma que a SD é caracterizada pela presença de um cromossomo 21 extra, que citogeneticamente pode se apresentar de três formas. Isso posto, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:


Primeira coluna: forma

1- Mosaico

2- Trissomia simples

3- Translocação


Segunda coluna: caracterização

( ) Ocorre em 95% dos casos de SD, é de ocorrência casual e caracteriza-se pela presença de um cromossomo 21 extra livre, descrito da seguinte forma no exame de cariótipo: 47, XX + 21, para o sexo feminino, e 47, XY + 21, para o sexo masculino.

( ) Ocorre entre 3 a 4% dos casos de SD, pode ser de ocorrência casual ou herdada de um dos pais. A trissomia do cromossomo 21 neste caso é identificada no cariótipo não como um cromossomo livre, e sim ligado a outro cromossomo. No exame do cariótipo, é descrito como: 46, XX, t(14;21)(14q21q), para sexo feminino, e 46,XY, t(14;21)(14q21q), para sexo masculino.

( ) Ocorre entre 1 a 2% dos casos de SD, é também de ocorrência casual e caracteriza-se pela presença de duas linhagens celulares, uma normal com 46 cromossomos e outra trissômica com 47 cromossomos sendo o cromossomo 21 extra livre.


Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:


A

1 – 2 – 3


B

2 – 3 – 1


C

3 – 1 – 2


D

2 – 1 – 3


E

3 – 2 – 1

Para enfrentar as várias formas de manifestação da violência, o setor de saúde tem políticas próprias de âmbito nacional, como a notificação de violência contra crianças e adolescentes na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) (Portaria nº 1.968/2001).


C

Certo


E

Errado

De acordo com as Diretrizes do NASF, apresentadas no Caderno de Atenção Básica, n.27 (BRASIL, 2010), o NASF inclui ações de reabilitação, que historicamente foram desenvolvidas nos níveis secundários e terciários de atenção à saúde, promovendo um deslocamento dos profissionais, dentre eles o terapeuta ocupacional, das instituições para o território. A respeito da reabilitação no NASF, classifique as afirmativas em FALSA ou VERDADEIRA:


I. O terapeuta ocupacional, dentre outras atribuições, contribui com o mapeamento das pessoas com deficiência, em diferentes faixas etárias, residentes no território de abrangência da unidade de saúde, identificando suas demandas, necessidades e potencialidades.

II. O terapeuta ocupacional, na avaliação das pessoas com deficiência, deverá enfatizar a avaliação das incapacidades e problemas funcionais decorrentes das deficiências ou de suas sequelas.

III. O terapeuta ocupacional deve compatibilizar as demandas da população com deficiência com as tecnologias de atenção em saúde, reabilitação e ação social.

IV. A reabilitação da pessoa com deficiência no NASF deve incluir atendimento individual domiciliar, intervenção ou acompanhamento sobre a realidade do sujeito/domicílio, acompanhamento em grupo, encaminhamentos para serviços de reabilitação adequados para a aquisição de tecnologias assistivas.

V. Intervir sobre os fatores que causam as deficiências é tarefa que ultrapassa âmbito do NASF ou das equipes de SF, desta forma não se constitui atribuição dos profissionais do NASF participar de ações de prevenção das deficiências.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:


A

V, F, V, V, F


B

V, F, V, F, F


C

F, V, F, V, F


D

F, V, F, F, F

   
Gerar simulado