Questões de Concurso sobre Livre Mobilidade de Capital com Câmbio Flexível

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
8 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em um regime de câmbio flutuante, com taxa de juros interna proporcionalmente maior comparado ao mercado internacional e com livre mobilidade de capitais, o valor da moeda nacional deverá


A

depreciar com relação à moeda estrangeira.


B

apreciar com relação à moeda estrangeira.


C

provocar um saldo positivo na conta comercial.


D

aumentar o superávit nas transferências unilaterais, tudo o mais constante.


E

encarecer os preços domésticos.

Para uma economia aberta, com regime de câmbio fixo e mobilidade perfeita de capitais, uma política fiscal contracionista é inócua em termos de produto.


C
Certo

E
Errado

O Governo Federal está para lançar uma versão mais aperfeiçoada da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), criada em maio de 2008 para funcionar até 2010, período no qual a PDP deu passos positivos na promoção da indústria nacional, apesar da crise financeira mundial, deflagrada em setembro de 2008 e que se arrastou durante boa parte de 2009.

Em decorrência disso e da forte valorização do real em relação ao dólar norte-americano, qual foi a única das quatro grandes metas estabelecidas pela PDP para se alcançar até o ano de 2010 que obteve êxito?


A

Ampliar a participação brasileira no comércio mundial para 1,25% das exportações mundiais.


B

Ampliar os investimentos privados em Pesquisa e Desenvolvimento para 0,64% do PIB.


C

Aumentar a taxa de investimento da economia para 21% do PIB.


D

Aumentar em 10% o número de micro e pequenas empresas exportadoras.


E

Reduzir a inflação para 1% ao ano.

Em um regime de câmbio fixo, a manutenção da taxa de câmbio em presença de aumentos da produção requer que o banco central compre ativos estrangeiros, elevando, assim, a oferta monetária.


C
Certo

E
Errado

Considere que o governo deseje estimular a produção e o emprego para tirar o país de uma recessão. Nesse caso, se o país adota um regime de câmbio fixo, a expansão da oferta de moeda é bem mais eficaz do que o aumento dos gastos públicos


C
Certo

E
Errado
 
 
Gerar simulado