

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A fundação da PETROBRAS foi uma medida importante do Plano de Metas, tomada com o intuito de reduzir a dependência energética da indústria crescente no país no período.
Certo
Errado
Com base na diversificação e na modernização produtiva do Brasil no século XX, é correto afirmar que:
a depreciação do câmbio na segunda metade dos anos 1990 prejudicou o desempenho do setor industrial no país;
o Plano de Metas buscou acelerar o crescimento econômico do Brasil por meio de investimentos em setores estratégicos e com redução de barreiras tarifárias;
o II PND foi um importante plano de fomento à indústria de bens não duráveis e constituiu-se na última etapa do processo de substituição de importações;
“carroça” foi a metáfora utilizada por Fernando Collor, no início dos anos 1990, para enfatizar a necessidade da abertura de mercado e modernização do setor automotivo brasileiro;
a Petrobras, nos anos 1970, após os dois choques do petróleo, reduziu os seus investimentos na exploração offshore, o que prejudicou o desempenho tecnológico da firma na década seguinte.
Sobre a reestruturação econômica brasileira na década de 1990, considera-se correto o que se afirma em:
O Plano Real foi implementado antes das reformas de liberalização econômica.
A abertura comercial e financeira visou aumentar a competitividade e reduzir a inflação via importações.
As privatizações fortaleceram o investimento público em setores estratégicos como energia e transportes.
O Plano Collor (1990) foi bem-sucedido ao controlar a inflação de forma definitiva, sem efeitos recessivos.
A partir de 1995, o Brasil experimentou uma série de mudanças econômicas e sociais que impactaram significativamente a distribuição de renda e os níveis de pobreza no país. Considerando as políticas implementadas e os fatores econômicos e sociais desse período, assinale a opção que melhor explica a relação entre o crescimento econômico, as políticas de transferência de renda e a redução da pobreza no Brasil entre 1995 e 2014.
O crescimento econômico robusto aliado à estabilidade da moeda foi suficiente para reduzir a pobreza e melhorar a distribuição de renda, independentemente das políticas sociais implementadas.
As políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família, foram as únicas responsáveis pela redução da pobreza, sem influência significativa do crescimento econômico ou da formalização do mercado de trabalho.
A combinação de crescimento econômico moderado, políticas de transferência de renda e a expansão do mercado de trabalho formal foram os principais fatores que contribuíram para a redução da pobreza e melhoria da distribuição de renda no Brasil.
A redução da pobreza foi predominantemente resultado das reformas econômicas dos anos 1990, que geraram um ambiente de alta competitividade, sendo as políticas sociais apenas complementares.
A expansão da classe média foi o determinante principal pela melhoria na distribuição de renda, com influência marginal das políticas de transferência de renda.
A expressão “tripé macroeconômico” designa um conceito que foi instituído no Brasil, a partir dos anos 1990, para sintetizar um programa de estabilização da economia a longo prazo.
Com relação ao tripé econômico, relacione os elementos que o compõem a seus respectivos conteúdos.
1. Câmbio flutuante
2. Meta de inflação
3. Responsabilidade fiscal
( ) Regime que estabelece um parâmetro claro para a taxa de inflação a ser atingido mediante medidas adotadas pelo banco central.
( ) Sistema em que o valor da moeda é determinado pela lei da oferta e da demanda, sem que o banco central intervenha.
( ) Meta pela qual as contas públicas não devem ser deficitárias, respeitando a Lei Orçamentária Anual (LOA).
Assinale a opção que mostra a relação correta, segundo a ordem apresentada.
1 – 2 – 3.
2 – 3 – 1.
3 – 1 – 2.
2 – 1 – 3.
3 – 2 – 1.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
A respeito do fracasso dos diversos programas de estabilização heterodoxos adotados no Brasil na segunda metade da década de 1980, o economista Ricardo Carneiro comenta que
quaisquer que tenham sido os méritos e deméritos desses programas de estabilização, o principal requisito para obter êxito era conseguir estabilizar o valor externo da moeda, objetivo que se encontrava fora do alcance das autoridades econômicas locais. Ou seja, a ruptura do financiamento externo e a transferência de recursos reais para o exterior estão na raiz da incerteza quanto à evolução da taxa de câmbio, cujo efeito sobre as outras esferas da economia dá ensejo ao desenvolvimento de um processo hiperinflacionário.
CARNEIRO, R. Desenvolvimento em crise: a economia brasileira no último quartel do século XX. São Paulo: Unesp. p. 206. Adaptado.
No trecho mencionado, o autor salienta que o ambiente macroeconômico prevalecente na década de 1980, caracterizado por diversas restrições, criou dificuldades adicionais para o sucesso da estabilização monetária no Brasil naquele período. Tal situação era bastante distinta do ambiente econômico no qual foi implementado o Plano Real (1994), programa bem-sucedido de estabilização monetária, que se beneficiou do(a)
regime de bandas cambiais, o qual manteve a nova moeda (o Real) subvalorizada em relação ao Dólar, em termos reais.
congelamento de preços, que permitiu rápido declínio do nível geral de preços.
controle dos salários, que permitiu a redução de custos das empresas.
controle de importações, que permitiu maior economia de divisas externas.
liberalização comercial e da abertura financeira externa, que subsidiaram o processo de desinflação.
Várias políticas foram implementadas na tentativa de estabilizar a economia e controlar a inflação na década de 1980. Considerando as medidas econômicas adotadas durante esse período, identifique nas alternativas a que descreve uma dessas políticas e sua eficácia na luta contra a inflação.
Plano Verão, que introduziu uma nova moeda e congelou preços e salários, mas falhou em controlar a inflação a médio e longo prazo.
Plano Cruzado, que congelou preços e salários e introduziu uma nova moeda, resultando em controle efetivo da inflação a longo prazo.
Plano Bresser, que se focou em reformas estruturais, liberalização do mercado e controle fiscal, alcançando sucesso imediato na redução da inflação, o que levou a um efetivo controle fiscal permanente.
Plano Collor, que implementou uma política de alta de juros e abertura comercial, estabilizando permanentemente a inflação.
Nesse momento histórico, o congelamento de preços e salários era uma medida heterodoxa, cujo objetivo era conter a inflação de demanda, causada por um excesso de procura em relação à oferta disponível.
Certo
Errado
Dentre as principais medidas do Plano Cruzado, assinale a afirmativa correta.
A fixação de um regime de câmbio flutuante.
A liberdade para fixação de índices de preços nos contratos de aluguéis.
O congelamento dos preços, sem prazo para descompressão.
O reajuste real dos salários, mas sem imposição do gatilho salarial.
A intervenção do BACEN forçando uma desvalorização cambial.
A estabilização do balanço de pagamentos foi alcançada com os planos de inspiração ortodoxos do início da década em questão.
Certo
Errado


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O efeito do repasse da desvalorização cambial para os salários foi um problema enfrentado pelos governos nesse período.
Certo
Errado
Com base nas políticas de combate à inflação das décadas de 1980 e 1990, é correto afirmar que:
o Plano Real foi um plano que contou com o congelamento de preços e a reforma monetária, de grande impacto e sucesso, que conseguiu controlar a inflação por longos anos;
no Plano Collor I, além do bloqueio das poupanças na tentativa de controlar a demanda para combater a inflação, foi feito também um ajuste fiscal pautado fortemente no corte de gastos públicos;
no Plano Verão foi adotada uma nova moeda, o cruzeiro novo, em virtude da perda de valor do cruzeiro;
o Plano Bresser foi um plano híbrido que tinha a intenção de adotar políticas fiscais e monetárias contracionistas;
os Planos Collor I e II apenas fracassaram em eliminar a inflação porque conseguiram tirar o país de uma grande recessão econômica que enfrentava.
Ao longo da década de 1980 e início da década de 1990, diversas políticas econômicas foram implementadas visando à estabilização econômica, em particular da inflação. Nesse sentido, marque a afirmativa correta.
A acumulação de reservas fiscais e consequente aumento do superávit comercial dentro do contexto do Plano Cruzado foi um dos elementos determinantes da falha do Plano Cruzado como plano de estabilização econômica.
O Plano Bresser, semelhantemente ao Plano Cruzado, permitiu aumentos de preços públicos e de preços administrados momentos antes do congelamento de preços.
Uma das principais diferenças entre os Planos Bresser e Cruzado diz respeito à preocupação do Plano Bresser no controle do déficit público, assumindo que o problema inflacionário era puramente inercial e associado à demanda.
Os defensores da tese da inflação inercial consideravam que os choques de oferta elevavam o patamar da inflação, no entanto, os choques de demanda tendiam a reproduzir a tendência inercial.
A abertura comercial brasileira ocorrida na década de 1990, iniciada pouco antes do governo de Fernando Collor e continuada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, foi um período de extrema relevância na história econômica do país, pois,
alavancou o modelo de substituição de importações, o que fez com que a balança comercial obtivesse recordes expressivos.
abriu espaço para um novo regime cambial conhecido por crawling peg, o qual objetivava manter constante a taxa de câmbio real.
houve uma explosão das exportações e dos ganhos de produtividade do trabalho, embora as importações tenham se retraído substancialmente.
fez com que as empresas nacionais sofressem uma dura concorrência das firmas e dos produtos exportados, ampliando o emprego em diversos setores diretamente atingidos.
representou a ruptura do protecionismo tarifário feito pelo governo para com a indústria nacional, proteção esta herdada do modelo de industrialização baseado na substituição das importações.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Assinale a alternativa que apresenta o principal elemento dos planos econômicos de combate à inflação entre 1986 e 1991.
Desvalorização artificial do câmbio.
Elevação da taxa básica de juros.
Congelamento de preços.
Curva de Phillips.
Efeito Oliveira-Tanzi.
Cruzado, Bresser, Verão e Collor I e II foram planos econômicos que se basearam no congelamento dos preços, mas tiveram diferenças, tais como: o “gatilho salarial”, no Plano Cruzado; reajustes corretivos de preços para evitar problemas de abastecimento, no Plano Bresser; desvalorização significativa da taxa de câmbio, no Plano Verão; e confisco de dois terços dos ativos financeiros da população, no Plano Collor I.
Certo
Errado
Os planos econômicos de combate à inflação entre 1986 e 1991 tinham por base qual diagnóstico?
Inflação de expectativas.
Inflação inercial.
Sobrevalorização cambial.
Sobredesvalorização cambial.
Déficit primário excessivo.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.