Questões de Concurso sobre Política Fiscal

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
122 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A política fiscal recente caracteriza-se pela


A

continuidade da trajetória de redução gradual do déficit primário para o setor público consolidado.


B

continuidade da trajetória do aumento gradual do déficit primário para o setor público consolidado.


C

continuidade do aumento absurdo da carga tributária.


D

descontinuidade do aumento absurdo da carga tributária.


E

igualdade das tarifas internacionais, para desenvolver a paridade dos tributos mundiais.

O Projeto de Lei nº 2.337/2021, que propõe a reforma do Imposto de Renda, apresenta vantagem para as pessoas jurídicas.


C

Certo


E

Errado

Sobre os impactos das políticas econômicas em uma economia aberta, é correto afirmar que


A

uma política fiscal expansionista, sob câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais, produz um excesso de oferta de divisas e, portanto, uma valorização cambial.


B

em um ambiente de câmbio flutuante, tanto a política fiscal quanto a política monetária perdem eficácia quanto maior for a mobilidade de capitais.


C

sob um regime de câmbio fixo, a política monetária será mais efetiva quanto menor for a mobilidade de capitais.


D

uma política fiscal expansionista implementada em um ambiente de câmbio fixo e perfeita mobilidade de capitais se mostra eficaz para aumentar a renda, uma vez que se observa um crowding-out pleno.


E

sob câmbio flutuante e perfeita mobilidade de capitais, a política monetária pode piorar o saldo de transações correntes, dado que tem como uma de suas consequências uma valorização cambial.

Assinale a alternativa que apresenta algumas das maneiras de se realizar um ajuste fiscal com a realização de cortes orçamentários em um único ano.


A

Reduzir impostos, contratar crédito e parcerias.


B

Investir em infraestrutura e aumentar transferências


C

Superávits primários e agenda política e econômica.


D

Aumentar impostos, congelar salários e inflação.


E

Valorizar pessoal e vontade política.

Considerando as funções básicas do governo através da política fiscal, assinale a alternativa incorreta.


A

A Função Distributiva diz respeito aos ajustes na distribuição de renda de modo a torná-la mais justa.


B

A Função Estabilizadora diz respeito ao uso das políticas econômicas para promover um crescimento econômico sustentável.


C

Em períodos de recessão, políticas econômicas anticíclicas são exemplos de atuação do governo em sua função alocativa.


D

A Função Alocativa diz respeito ao fornecimento dos bens públicos.

Considerando os instrumentos e objetivos da política fiscal no Brasil,


A

déficits orçamentários podem ser financiados sem limite pela emissão monetária, sem repercussões mais profundas sobre a estabilidade de preços da economia.


B

os investimentos do governo em infraestrutura são considerados gastos correntes, dada a sua indiscutível importância para o bem-estar social.


C

cabe à política fiscal o controle indireto da taxa de câmbio via resultado fiscal.


D

o comportamento da dívida pública é afetado tanto pelo Tesouro Nacional, por meio dos leilões de títulos da dívida pública, quanto pelo Banco Central do Brasil, por meio do lançamento das operações compromissadas junto aos bancos comerciais.


E

a gestão da política fiscal tem suas diretrizes determinadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, a qual prevê regramentos como a regra de ouro, a regra de superávit primário e o teto de gastos.

Uma das maneiras pelas quais a politica fiscal contribui para que os objetivos macroeconômicos sejam atingidos consiste em promover um mecanismo por meio do qual os gastos aumentem ou os impostos caiam, quando as condições econômicas se deterioram. Esse procedimento denomina-se:


A

estabilizador automático.


B

promotor de demanda.


C

acelerador de consumo.


D

choque fiscal.


E

acelerador nominal.

Em relação ao sistema monetário de uma economia fechada no curto prazo, assinale a alternativa INCORRETA.


A

Um aumento dos depósitos à vista nos bancos comerciais ou uma redução das reservas bancárias aumentam o multiplicador bancário.


B

A taxa de juros representa o custo de oportunidade do investimento produtivo e da demanda por ativos líquidos.


C

O efeito final de uma política monetária expansionista do BC sobre os meios de pagamentos não depende do comportamento dos agentes econômicos.


D

O valor do multiplicador bancário é influenciado pela confiança da população no sistema financeiro.

No caso da armadilha da liquidez:


A

A política fiscal tem efeito máximo e, portanto, não afeta a taxa de juros.


B

A política fiscal não tem efeito máximo e, portanto, não afeta a taxa de juros.


C

A política fiscal não tem efeito máximo e, portanto, afeta a taxa de juros.


D

A política fiscal tem efeito máximo e, portanto, afeta a taxa de juros.

Sobre política fiscal em uma economia fechada, considere as afirmativas a seguir.


I. Um aumento dos gastos do governo, tudo o mais constante, no caso clássico do modelo IS-LM, é neutro no que tange à alteração do nível de produto, mas diminui a participação do investimento agregado.

II. Tudo o mais constante, uma diminuição dos impostos, com o objetivo de aumentar o consumo, segundo o conceito de equivalência ricardiana, será menos eficaz quanto maior for a percepção dos indivíduos de que os gastos do governo ficaram inalterados.

III. No modelo clássico, tudo o mais constante, um aumento dos gastos do governo manterá o mesmo nível da renda agregada, pois provocará uma diminuição do consumo e do investimento no mesmo montante do aumento dos gastos governamentais.

IV. No modelo IS-LM, tudo o mais constante, quanto maior for a elasticidade do investimento em relação à taxa de juros, maior a eficácia de uma política fiscal, via alteração dos gastos do governo, na determinação do valor da renda agregada.


Assinale a alternativa correta.


A

Somente as afirmativas I e II são corretas.


B

Somente as afirmativas I e IV são corretas.


C

Somente as afirmativas III e IV são corretas.


D

Somente as afirmativas I, II e III são corretas.


E

Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Política macroeconômica envolve a atuação do governo sobre a economia, com o objetivo de atingir o pleno emprego, com baixas taxas de inflação e distribuição justa da renda.

É correto afirmar que os instrumentos da política macroeconômica que formam o tripé dessa política são:


A

fiscal, monetária e cambial.


B

distribuição de lucros, dividendos e ações.


C

distribuição das desigualdades entre a população, governo e exterior.


D

salários, juros e crédito.

A Política Fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções precípuas: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. Sobre a Política Fiscal, assinale a alternativa INCORRETA.

A
A Política Fiscal busca a criação de empregos, o aumento dos investimentos públicos e a ampliação da rede de seguridade social, com ênfase na redução da pobreza e da desigualdade.

B
O uso equilibrado dos recursos públicos visa à eliminação da dívida líquida como percentual do PIB, de forma a contribuir com a instabilidade econômica, o crescimento e o desenvolvimento econômico do país.

C
Os resultados da Política Fiscal podem ser avaliados sob diferentes ângulos, que podem focar na mensuração da qualidade do gasto público, bem como identificar os impactos da Política Fiscal no bem-estar dos cidadãos.

D
O resultado fiscal primário é a diferença entre as receitas primárias e as despesas primárias durante um determinado período. O resultado fiscal nominal, por sua vez, é o resultado primário acrescido do pagamento líquido de juros. Assim, fala-se que o Governo obtém superávit fiscal quando as receitas excedem as despesas em dado período; por outro lado, há déficit quando as receitas são menores do que as despesas.

Além do cumprimento de metas e objetivos governamentais no orçamento, é utilizada para a alocação, distribuição de recursos e estabilização da economia.


Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a política que envolve a administração e a geração de receitas.


A

Econômica.


B

Fiscal.


C

Monetária.


D

Receituária.


E

Regulatória.

A previdência social brasileira cumpre função distributiva no que diz respeito às funções básicas do Estado na economia, razão por que, nesse aspecto, ela é tida como instrumento de política fiscal.

C
Certo

E
Errado
Em uma situação recessiva, uma política fiscal expansionista baseada no aumento do gasto do governo tem um efeito maior sobre a demanda agregada do que aquele que seria produzido por uma política fiscal expansionista baseada na redução de impostos sobre a renda.

C
Certo

E
Errado

A crise financeira de 2008, que começou nos Estados Unidos após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, foi considerada a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929. Os governos dos países desenvolvidos responderam a essa crise por meio do uso de políticas monetária e fiscal expansionistas, e no Brasil


A

reduziu-se a taxa de juros de curto prazo e aumentou o seu balanço para proporcionar liquidez para os mercados financeiros.


B

incentivou-se um crescimento dos salários reais, permitindo uma forte expansão da demanda de consumo e uma mudança na regulação financeira e a redefinição do regime de metas de inflação e superávit fiscal.


C

promoveu-se uma mudança limitada na regulação financeira e a redefinição do regime de metas de inflação, de maneira a incluir a estabilização dos preços dos ativos financeiros como um dos objetivos da política monetária.


D

aprovou-se um pacote de estímulo fiscal ao final do exercício de 2008, constituído de aumento do investimento público, redução de impostos e aumento do salário-mínimo e do seguro-desemprego.


E

aumentou-se o investimento público, fundamentalmente em infraestrutura.

Ao tratarmos de política macroeconômica, nos deparamos com inúmeros conceitos que envolvem atuação do governo sobre a capacidade produtiva e a demanda agregada, com o objetivo de se atingir o pleno emprego, com a inflação sob controle e distribuição justa de renda. Dentre os mecanismos de política macroeconômica, o instrumento de que o governo dispõe para realizar o controle de suas despesas diz respeito à política:


A

comercial.


B

monetária.


C

cambial.


D

fiscal.

A política de receitas e despesas do governo, que envolve a definição e aplicação da carga tributária exercida sobre os agentes econômicos, bem como a definição dos gastos do governo, que tem como base os tributos captados, denomina-se política


A

cambial.


B

financeira.


C

monetária.


D

fiscal.


E

produtiva.

Ano: 2016
Prova: UNESPAR - APPA - Analista - Área: Economista - 2016

Uma determinada economia apresenta:


I. Função consumo determinada por C = C0 + c1Yd, em que C0>0, 0< c1 <1 e Yd ≡ Y – T, sendo Y o Produto Interno Bruto e T os tributos da economia; e

II. Y ≡ C + I + G +NX, em que I, G e NX correspondem ao investimento, aos gastos do governo e às exportações líquidas, respectivamente.


Com base nessas informações, analise os itens acima e assinale a alternativa CORRETA.


A

Assumindo os gastos do governo como constante e exógenos, variações no consumo podem estar associadas à política fiscal.


B

Tudo o mais constante, uma elevação nas exportações líquidas, decorrente de uma política comercial, resultaria em um aumento equivalente no PIB.


C

A função consumo dessa economia condiz com as hipóteses da renda permanente e do ciclo de vida.


D

Variações no investimento ou nos gastos do governo afetam o produto de equilibro em menor ou igual proporção.

   
Gerar simulado