Questões de Concurso sobre Educação Física no Ambiente Escolar

 
 
Disciplina 1
Assunto 8
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.266 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

A professora de Educação Física Aída dos Santos, percebeu que seu aluno do ensino fundamental Thiago Moura apresentava reiteradas faltas injustificadas. Ciente de suas obrigações, relatou o fato aos dirigentes do estabelecimento de ensino, após esgotados os recursos escolares e em observância ao artigo 56, inciso II da Lei nº 8.069/90 − Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes comunicaram o caso ao (s):


A

Conselho tutelar.


B

Ministério público.


C

Pais do aluno.


D

Juiz de direito.

Na prática de esportes individuais e coletivos, a técnica não é considerada um aspecto crucial, pois foca apenas na capacidade individual do atleta, sem qualquer influência nas decisões estratégicas ou resultados do jogo, que são exclusivamente determinados pelas táticas empregadas.


C

Certo


E

Errado

Ensino de Educação Física, de Marcos Garcia Neira, destaca-se por abordar práticas corporais e seu papel pedagógico na formação integral de alunos, enfatizando a inclusão e a diversidade cultural. Acerca do assunto, marque (V), para as afirmativas verdadeiras, e (F), para as falsas.


(__) A obra propõe que apenas práticas esportivas devem ser utilizadas como conteúdo de ensino na Educação Física.

(__) Marcos Garcia Neira argumenta que a Educação Física deve ser exclusivamente voltada para o desenvolvimento físico dos alunos, sem integrar aspectos culturais.

(__) O livro defende que a Educação Física não precisa ser planejada, pois as práticas corporais são espontâneas e autoexplicativas.

(__) A abordagem pedagógica da obra enfatiza a diversidade cultural e a inclusão de diferentes práticas corporais no currículo.


A sequência está correta em:


A

F − F − F − F.


B

F − V − V − V.


C

F − F − V − V.


D

F − F − F − V.

Classificar as habilidades utilizadas em determinados movimentos ou tipo de esportes tem um papel importante na seleção da metodologia de ensino ou de treinamento, umas dessas classificações separa os esportes que utilizam movimentos Cíclicos e Acíclicos. Assinale a alternativa que contem exemplo de duas modalidades esportivas, uma classificada como Cíclica e a outra respectivamente, como Acíclica, conforme suas características.


A

Canoagem e voleibol.


B

Remo e natação.


C

Ginástica artística e lançamento de disco.


D

Ciclismo e corrida.

As aulas de Educação Física oferecem um maior risco de acidentes aos alunos, em virtude de trabalharem pedagogicamente o corpo em movimento. Apesar disso, as situações de risco podem ser minimizadas pelos seus professores, que possuem responsabilidades relativas ao exercício profissional do magistério. Dessa forma, analise as afirmações a seguir, sobre a responsabilidade civil do professor de Educação Física no exercício de sua profissão.


I- Ministrar uma aula de basquete em uma quadra molhada é considerado um ato de imprudência.

II- Não prestar socorro a um aluno durante uma aula de judô é considerado um ato de imperícia.

III- Ministrar uma aula de ginástica sem saber técnicas de ajuda e proteção é considerado um ato de negligência.


É CORRETO o que se afirma apenas em:


A

III.


B

II e III.


C

I e III.


D

I.


E

I e II.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado