Questões de Concurso sobre Educação Física no Ambiente Escolar

 
 
Disciplina 1
Assunto 8
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
6.266 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

“Durante a aula, os alunos devem participar criticamente da reinterpretação dos valores e procedimentos que sustentam a avaliação”.


No trecho em destaque, o Coletivo de Autores ao tratar das finalidades, conteúdo e forma para uma proposta de avaliação na Educação Física Escolar, aponta características de qual aspecto?


A

As intencionalidades e intenções.


B

A compreensão crítica da realidade.


C

Reinterpretação e redefinição de valores e normas.


D

O privilégio da ludicidade e da criatividade.


E

O tempo pedagogicamente necessário para a aprendizagem.

O sistema de jogo, a tática e a técnica são fundamentais para a definição da estratégia das equipes em esportes coletivos, como por exemplo, no futebol. Dessa forma, o conhecimento sobre os conceitos dos sistemas e desses fundamentos são fundamentais para o profissional de Educação Física. Sobre esses conceitos, analise as afirmativas a seguir:

I- A tática é a capacidade de uma equipe utilizar estratégias para superar as deficiências e explorar as fraquezas do adversário.

II- A técnica dos fundamentos do futebol busca aumentar a eficiência do jogo, permitindo que os jogadores atinjam os objetivos com o mínimo de esforço.

III- O sistema de jogo é a forma como os jogadores se distribuem no campo, organizando defesa, meio-campo e ataque.

Está CORRETO o que se afirma em


A

I e II, apenas.


B

I, II e III.


C

I e III, apenas.


D

II, apenas.


E

II e III, apenas.

O professor tem como função pedagógica constituir um bom planejamento alinhado à métodos didáticos, diferentes estratégias e diversidade de atividades (Almeida, 2007). Desse modo, quanto ao planejamento das aulas em educação física devemos, além dos elementos básicos de ensino, destacar:


A

Motivação


B

Monotonia


C

Assiduidade


D

Conteúdo

Para Hurtado (1988) a educação física apresenta funcionalidades que podem ser reconhecidas como informativas e formativas. Quanto ao caráter informativo é correto afirmar que:


A

Sugere aos professores-alunos embasamento teórico-prático suficiente para o desenvolvimento das habilidades, competências e conhecimento indispensáveis


B

Intenciona o atendimento das necessidades de desenvolvimento bio-psicofisiológico e social do indivíduo nas aulas


C

Apresenta informações que são executadas somente no planejamento das aulas práticas;


D

Divide a disciplina em dois momentos, prático e teórico, possibilitando a escolha de apenas um tipo de conteúdo.

Após a pandemia de COVID-19, o modelo tradicional do ensino presencial foi retomado. Porém, a utilização de tecnologias digitais como ferramentas de apoio às práticas pedagógicas convencionais tornou-se mais comum no cotidiano escolar, inclusive nas aulas de Educação Física. A perspectiva de ensino que combina as atividades de sala de aula deste componente curricular e as digitais, configurando o chamado b-learning, pode ser encontrada no modelo do:


A

ensino híbrido.


B

ensino remoto.


C

ensino online.


D

ensino técnico.


E

ensino à distância.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado