

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
O professor de Educação Física Tande iniciou o ensino do Voleibol nas suas aulas, durante as atividades um aluno apresentou quadro de hipotermia, sendo socorrido pelo professor que, utilizando seus conhecimentos em Socorros de Urgência realizou corretamente os seguintes procedimentos:
Afrouxou as roupas do aluno e aplicou compressa de água fria.
Agasalhou o aluno e forneceu uma bebida quente.
Promoveu massagem cardíaca e forneceu uma bebida gelada.
Aplicou a manobra de Heimlich e manteve o aluno calmo.

O vôlei surgiu em 1895 no (a)_____________________. O esporte foi criado por William George Morgan, diretor de Educação Física da Associação Cristã de Moços (ACM). Marque assertiva que preenche a coluna corretamente;
Estados Unidos.
Inglaterra.
Itália.
Alemanha.
Sobre as regras oficiais do voleibol, analise as afirmativas a seguir.
I. A quadra de jogo é um retângulo medindo 18 metros de largura x 9 metros de comprimento, circundada por uma zona livre de, no mínimo, 3 metros de largura em todos os lados.
II. A rede é colocada verticalmente sobre a linha central. Sua parte superior é ajustada a 2,43 metros do solo para os homens e 2,24 metros para as mulheres.
III. O capitão da equipe e o técnico são responsáveis pela conduta e disciplina dos membros de sua equipe. Apenas os líberos não podem ser os capitães da equipe ou os capitães em quadra.
IV. Vencerá um set (exceto o decisivo 5º set), a equipe que primeiro alcançar a marca de 25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, a partida continua até que a diferença de dois pontos seja atingida ou que uma equipe atinja o total de 30 pontos.
Está correto o que se afirma em
I, II, III e IV.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
“O executante deve estar totalmente sob a bola; com os membros inferiores afastados; braços semiflexionados de modo que o cotovelo fique um pouco acima da linha dos ombros e ligeiramente à frente do corpo; mãos afastadas com a palma da mão levemente voltada para cima; dedos separados com os polegares ligeiramente voltados para baixo, formando quase um triângulo entre os polegares e os indicadores”.
A passagem acima descreve o posicionamento do corpo para a execução adequada de qual fundamento do voleibol?
Manchete.
Cortada.
Saque.
Toque.
As posições dos jogadores em quadra no Voleibol são numeradas de 1 a 6, preencha os parênteses a seguir, de acordo com a regra oficial. Três jogadores ao longo da extensão da rede formam a linha de frente e ocupam as posições:
(__)Frente-esquerda.
(__)Frente central.
(__)Frente-direita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de preenchimento de cima para baixo:
6 - 5 - 4.
4 - 3 - 2.
1 - 2 - 3.
2 - 3 - 4.
4 - 5 - 6.
Sobre o voleibol de quadra é incorreto afirmar que:
O líbero tem função exclusivamente de defesa.
O jogo começa pelo saque, autorizado pelo 1º árbitro.
O responsável pelo saque assume a posição 1.
O jogo é composto de no mínimo 5 sets, de 25 pontos.
Para marcar um ponto, um time deve fazer a bola quicar na quadra do adversário ou fazer com que a bola encoste por último no adversário antes de sair.
Em relação à classificação das habilidades do voleibol, analise as afirmativas a seguir e identifique as corretas:
I.O saque se caracteriza como uma habilidade predominantemente fechada.
II.A manchete é classificada como uma habilidade predominantemente seriada.
III.O toque se caracteriza como uma habilidade grossa.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
Analise o excerto abaixo:
Considera-se bola “dentro” quando ela toca o solo da quadra de jogo, incluindo as linhas de delimitação da mesma.
Trata-se de qual esporte?
Handebol.
Futsal.
Voleibol
Basquete
Sobre as possibilidades de ataque no voleibol, Borges e Diniz (2014) assinalam múltiplas possibilidades, tais como:
mergulho e desmico
china e rolamento
peixinho e meia bola
bola de tempo na frente e meia bola
Sobre a análise biomecânica dos fundamentos do voleibol, Marques Junior (2001) assinala que, no passe de manchete de frente, o/a atleta realiza a rotação interna do ombro e, em seguida, o autor elenca um grupo de músculos eficazes para o referido movimento, tais como:
grande dorsal e redondo maior
sartório e grácil
tensor da fascia lata e sartório
palmar longo e reto abdominal
Faz parte do processo de aprendizado do vôlei a assimilação de suas regras. Assim, para a FIBV (2021), a falta de rotação é cometida quando o:
toque não é efetuado seguindo a ordem do árbitro
levantamento não é realizado pelo líbero
toque não é efetuado conforme a ordem de rotação
saque não é efetuado conforme a ordem de rotação
De acordo com Bojikian (2005), o toque de bola por cima é composto por três etapas distintas, sendo elas:
entrada sob a bola, execução e término do movimento
manchete, salto e término do movimento
ataque, execução e término do movimento
deslocamento lateral, repouso e deslocamento final
Leia a descrição a seguir:
“Pernas afastadas (aproximadamente na largura dos ombros), semiflexionadas e uma ligeiramente à frente da outra; o pé mais próximo à linha lateral da quadra deve ficar ligeiramente à frente; braços semiflexionados com cotovelos afastados lateralmente ao corpo, mais largo que o ombro e um pouco acima da linha da cintura” (LOPES; PEREIRAE MOREIRA, 2011, p.183)
Essa é a descrição da posição de:
preparação de bloqueio
expectativa
ataque tempo atrás
ataque meia bola
Na análise biomecânica do fundamento do bloqueio no voleibol, Marques Junior (2001) destaca o trapézio (superior) como um músculo eficaz para a ação, sobretudo no que se refere à realização do movimento de:
estabilização dos intercostais
elevação do ombro
flexão do cotovelo
flexão do quadril
O docente precisa conhecer profundamente os fundamentos do voleibol para a construção de um processo pedagógico significativo. Assim, para Bojikian (2005), a manchete é o fundamento mais utilizado para:
recepção de saques e bloqueios
levantamento e bloqueios
recepção de saques e defesa de bolas cortadas
saques e defesa de bolas cortadas
A professora de Educação Física Virna, trabalhou com seus alunos a modalidade Voleibol de quadra e explicou que de acordo com o regramento oficial da modalidade:
Marque a alternativa CORRETA.
O Líbero poderá efetuar a troca com qualquer jogador que ocupe as posições 2, 3 e 5.
Cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, no máximo um jogador especialista em defesa: o Líbero.
Cada equipe tem o direito a designar, dentre os jogadores constantes na súmula, até dois jogadores especialistas em defesa: os Líberos.
O Líbero poderá efetuar a troca com qualquer jogador que ocupe as posições 1, 2 e 3.
Na passada lateral do bloqueador, segundo Marques Junior (2001), ocorre a adução de quadril, mobilizando alguns músculos eficazes, como o:
deltoide
trapézio
adutor longo
peitoral médio
Parte integrante da rede de voleibol, as antenas têm a função de estabelecer:
a altura da rede
os limites laterais do espaço de cruzamento
os obstáculos para bloquear a ação do atacante
a leitura para o defensor calcular o golpe do atacante
Sobre os equipamentos individuais dos jogadores de voleibol, o primeiro árbitro poderá autorizar um ou mais jogadores a jogar:
descalços
sem camisetas
com palmares amortecedores
com objetos que possam causar lesões
O voleibol é uma modalidade esportiva que se tornou bastante popular no Brasil, especialmente com as conquistas em várias competições internacionais importantes. Um dos principais fundamentos desse esporte é o saque. Considerando as características normativas e técnicas desse fundamento, é correto afirmar que
para que o saque seja validado, a bola não pode tocar na rede.
todas as vezes que um jogador executa o saque corretamente, ele saca novamente.
o saque pode ser realizado por qualquer jogador que tenha interesse em realizá-lo.
após o apito do árbitro, não há tempo máximo delimitado para que o jogador execute o saque.
o saque pode ser definido como a ação que dá início a todas as disputas de ponto em uma partida de voleibol.