Questões de Concurso sobre Assistolia

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
26 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

No dia a dia profissional do técnico em enfermagem, muitas siglas e terminologias de Enfermagem são utilizadas. Nesse sentido, conforme as Recomendações para Registros de Enfermagem no Exercício da Profissão (2023), a sigla AESP significa:


A

Anomalia elétrica sem pulso.


B

Atividade elétrica sem pulso.


C

Arritmia sinusal sem pulso.


D

Alteração elétrica sem pulso.


E

Aparelho elétrico superior periférico.

Durante um procedimento de ressuscitação cardiopulmonar de um paciente em parada respiratória foi observada a presença de ritmo cardíaco chocável.


Assinale a opção que corresponde a um desses ritmos.


A

Assistolia.


B

Flutter atrial.


C

Dissociação eletromecânica.


D

Atividade elétrica sem pulso.


E

Taquicardia ventricular sem pulso.

Durante a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) avançada, a administração de drogas e a identificação de ritmos chocáveis são fundamentais para o sucesso do retorno à circulação espontânea. Analise as afirmativas a seguir:


I.A Epinefrina deve ser administrada na dose de 1 miligrama a cada 3 a 5 minutos, sendo indicada tanto para ritmos chocáveis quanto não chocáveis.

II.A Amiodarona é o antiarrítmico de escolha para casos de assistolia e atividade elétrica sem pulso que persistem após a segunda desfibrilação.

III.A interrupção das compressões torácicas para a análise do ritmo cardíaco não deve ultrapassar o período de 10 segundos.


Está correto o que se afirma em:


A

I apenas.


B

I, II e III.


C

II apenas.


D

I e III apenas.

Durante atendimento pré-hospitalar, o SAMU é acionado para socorrer um homem de 58 anos, com história prévia de hipertensão arterial e infarto agudo do miocárdio. O paciente apresenta-se consciente, referindo palpitações intensas, dispneia e sudorese. Ao exame: PA: 94/60 mmHg, FC: 180 bpm, FR: 28 irpm, SpO2: 92% em ar ambiente. O monitor cardíaco mostra ritmo regular, QRS estreito e ausência de ondas P visíveis, compatível com taquicardia supraventricular TSV.


Considerando a avaliação clínica e eletrocardiográfica, qual deve ser a conduta inicial prioritária do enfermeiro intervencionista?


A

Administrar de imediato amiodarona intravenosa, conforme protocolo de parada cardíaca, para reversão do ritmo.


B

Realizar massagem cardíaca externa por 2 minutos, seguida de análise de ritmo com o desfibrilador externo automático (DEA).


C

Posicionar o paciente em decúbito lateral esquerdo e administrar beta-bloqueador oral, se disponível, para controlar a frequência cardíaca.


D

Aplicar manobras vagais, como a manobra de Valsalva, sob monitorização, enquanto aciona a regulação médica.


E

Realizar desfibrilação imediata com carga máxima por estar diante de uma taquicardia com risco de instabilidade iminente.

A respeito da avaliação dos locais anatômicos para verificação de pulsos, relacione a COLUNA I com a COLUNA II e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


COLUNA I


1. Radial

2. Braquial

3. Femoral

4. Tibial posterior

5. Apical


COLUNA II


( ) Local utilizado para auscultar o pulso no quarto a quinto espaço intercostal na linha mesoclavicular esquerda.

( ) Local comum utilizado para avaliar o caráter do pulso perifericamente e a circulação da mão.

( ) Local no sulco entre bíceps e tríceps na fossa antecubital, utilizado para avaliar circulação no braço e aferir PA.

( ) Local abaixo do ligamento inguinal, usado para avaliar pulso durante choque ou parada cardíaca.

( ) Local no lado interno do tornozelo, abaixo do maléolo medial, utilizado para avaliar circulação para o pé.


Assinale a alternativa correta:


A

5 – 1 – 2 – 3 – 4


B

1 – 2 – 3 – 4 – 5


C

2 – 3 – 4 – 5 – 1


D

4 – 5 – 1 – 2 – 3


E

3 – 4 – 5 – 1 – 2

A assistolia é uma condição em que o coração:


A

Bate com ritmo irregular.


B

Bate mais rápido que o comum.


C

Bate extremamente rápido.


D

Não bate.


E

As alternativas (A) e (C) são corretas.

Durante o atendimento de um homem de 60 anos, encontrado inconsciente e sem pulso em ambiente hospitalar, a equipe inicia o protocolo de ressuscitação. Após 2 minutos de RCP, o monitor mostra assistolia persistente.


Com base nas Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar, a conduta recomendada é


A

interromper a RCP por 10 segundos para checar o ritmo, realizar desfibrilação e administrar 300 mg de amiodarona EV.


B

suspender a RCP e iniciar ventilação isolada com ambu, pois a assistolia não responde à compressão torácica.


C

continuar a RCP por mais 2 minutos, administrar 1 mg de epinefrina a cada 3–5 minutos e reavaliar o ritmo após o ciclo.


D

aplicar desfibrilação imediata e iniciar amiodarona EV, pois a ausência de pulso indica ritmo chocável.


E

realizar pausa prolongada para verificar pulso e respiração, iniciando RCP apenas após nova confirmação da parada.

Sra MHJ, 50 anos, ASAI, foi submetida ao procedimento cirúrgico de gastroplastia, sendo realizada anestesia geral induzida com propofol (140 mg), fentanil (350 µg), atracúrio (30 mg) e mantida com isoflurano, duas doses subsequentes em bolus de atracúrio (10 mg cada) e ventilação controlada mecânica. No final da cirurgia, após antagonização do bloqueio neuromuscular, a paciente foi extubada, obedeceu aos comandos para respirar e colaborou na passagem à maca, sendo transportada para a SRPA. Chegou alerta, em ventilação espontânea, acesso venoso em MSE, com curativo oclusivo, seco e limpo em região abdominal, compressor em membros inferiores, com tremores e desconfortável à manipulação. Minutos após, apresentou apneia, cianose e inconsciência. Foi realizada ventilação manual com oxigênio a 100%, havendo retorno da ventilação espontânea, porém apresentando dispneia, e tornou-se alerta. Qual o título do Diagnóstico de Enfermagem prioritário para a sra MHJ?


A

Risco de infecção


B

Dor aguda


C

Mobilidade física prejudicada


D

Ventilação espontânea prejudicada

O termo técnico aplicado à “condição em que o coração não apresenta atividade elétrica e mecânica” é escrito com o prefixo:


A

Sub.


B

Anti.


C

Ecto.


D

A.


E

Eu.

Rapaz, sem história de dependência química, inconsciente após convulsão no domicílio, foi admitido na sala de emergência. Imediatamente, foi providenciado acesso venoso periférico calibroso e instalado o monitor/desfibrilador cardíaco, obtendo-se o seguinte traçado:


Imagem associada para resolução da questão


(Alba Lucia Bottura Barros [org.], Anamnese & exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto)


Diante dessa situação, a conduta imediata a ser adotada compreende a


A

intubação endotraqueal seguida da administração de naloxona, por via endovenosa.


B

administração de choque, com carga de 360 joules, se utilizado desfibrilador bifásico, seguido da administração de 1 mg de epinefrina, por via endovenosa.


C

administração de 1 mg de adrenalina, por via endovenosa, seguida de 2 minutos de RCP, caso não ocorra retorno de circulação espontânea.


D

intubação endotraqueal seguida de choque, com carga de 200 joules, se utilizado desfibrilador monofásico.


E

administração de 0,1 mg de epinefrina, seguida de choque, com carga de 360 joules, se utilizado desfibrilador monofásico.

Nos casos de discreta ou duvidosa alteração da força motora, realizam-se as denominadas manobras deficitárias. A respeito dessas manobras, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Com a manobra de Mingazzini, nos membros inferiores, observa-se se há perda de forças se o paciente apresentar tremores e parestesia dos pés.

( ) Manobra de Barré: paciente em decúbito ventral com as pernas fletidas sobre as coxas. Oscilação e queda indicam insuficiência dos flexores da perna.

( ) Durante a manobra dos braços estendidos com o paciente sentado, esse deve manter os braços estendidos. Oscilações e/ou queda indicam déficit motor.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - E.


D

E - C - C.

Durante o plantão em uma unidade de internação clínica, um paciente de 68 anos com histórico de infarto agudo do miocárdio recente apresenta perda súbita da consciência e ausência de pulso central. O monitor cardíaco mostra um ritmo sem complexos QRS organizados, apenas uma linha isoelétrica contínua. A equipe inicia imediatamente as manobras de RCP. A via aérea está protegida e o acesso venoso periférico está disponível. Com base no cenário descrito e nas diretrizes atuais do suporte avançado de vida cardiovascular (ACLS), qual é a conduta medicamentosa inicial mais adequada durante o atendimento?


A

Administrar epinefrina 1 mg IV a cada 3–5 minutos, sem desfibrilação.


B

Administrar amiodarona em bolus, seguida de desfibrilação.


C

Iniciar infusão contínua de dopamina para suporte inotrópico.


D

Realizar desfibrilação imediata e administrar atropina endovenosa.


E

Suspender manobras de RCP após 2 minutos se o ritmo não for chocável.

A American Heart Association (AHA), apresentou novas diretrizes onde o atendimento em Suporte Básico de Vida (SBV). Deve ser rápido, dando uma ênfase na ______ usando o logaritmo (CAB). Assinale a alternativa que preencha a lacuna corretamente.


A

ventilação


B

compressão cardíaca de alta qualidade


C

desfibrilação precoce


D

medicação precoce


E

detecção da causa

Os Protocolos sobre PCR AHA (2020) considera a carga de choque para desfibrilação no adulto que o primeiro choque seja de ________________, o segundo ______________, e os posteriores sejam superiores a _________________, tendo como máximo_____________.


Assinale a sequência CORRETA:


A

2J/Kg, 4J/Kg, 4J/Kg,10J/Kg


B

4J/Kg, 4J/Kg, 6J/Kg,20J/Kg


C

1J/Kg, 2J/Kg, 6J/Kg,20J/Kg


D

4J/Kg, 4J/Kg, 4J/Kg,10J/Kg


E

2J/Kg, 2J/Kg, 4J/Kg, 20J/Kg

São causas de reversibilidade na parada cardíaca por ritmos não chocáveis, exceto:


A

acidose


B

assistolia acima de 35 min


C

tamponamento cardíaco


D

hipóxia


E

hipotermia

De acordo com a American Heart Association (AHA) o Suporte Básico de Vida (SBV), que compreende um conjunto de técnicas sequenciais, exceto:


A

compressão torácicas


B

respiração artificial


C

desfibrilação


D

administração de medicamentos


E

avaliação inicial

Um paciente de 45 anos foi admitido na emergência após sofrer uma queda de bicicleta. Ao dar entrada, estava inconsciente e apresentava um quadro compatível com TCE.


Durante os primeiros cuidados, evoluiu para assistolia. A equipe iniciou imediatamente as manobras de ressuscitação cardiopulmonar.


Com base no algoritmo de PCR para adultos da AHA (2020), assinale a opção que apresenta a sequência de ações que a equipe de saúde deve seguir ao atender esse paciente.


A

Aplicar desfibrilação se o ritmo for não chocável.


B

Iniciar compressões torácicas, verificar o ritmo e administrar epinefrina se o ritmo não for chocável.


C

Administrar bicarbonato de sódio com atropina e realizar intubação traqueal antes de qualquer outra intervenção.


D

Aplicar desfibrilação se o ritmo for não chocável, administrar epinefrina e iniciar massagem cardíaca e ventilação mecânica.


E

Administrar atropina e bicarbonato de sódio antes de iniciar as compressões torácicas, a intubação traqueal e a ventilação mecânica controlada.

Mulher, 36 anos, encontrada em via pública, arresponsiva aos estímulos externos dolorosos. Verificado o pulso carotídeo ausente, iniciado manobras de ressuscitação cardiopulmonar. Ao instalar monitor/desfribrilador, observado assistolia. Assinale a alternativa correta sobre o tratamento medicamentoso.


A

Administrar epinefrina 1mg a cada 3 a 5 minutos


B

Administrar atropina 1mg a cada 2 minutos


C

Administrar bicarbonato de sódio em bolus


D

Administrar lidocaína 0,5mg a cada dois minutos


E

Administrar amiodarona 150mg em 10 minutos

Ano: 2024
Prova: FACET - Prefeitura - Enfermeiro - 2024

Assinale a alternativa que contém um ritmo cardíaco não chocável:


A

Taquicardia ventricular.


B

Fibrilação ventricular.


C

Atividade elétrica sem pulso.


D

Arritmia por hipóxia.


E

Hipotermia.

Homem, 60 anos, apresenta uma PCR na chegada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Em seguida, a Reanimação Cardiopulmonar (RCP) é iniciada, e, logo após, é analisado o ritmo. O ritmo da PCR constatado foi assistolia. Qual é a principal droga a ser administrada a seguir?


A

Amiodarona.


B

Noradrenalina.


C

Lidocaína.


D

Atropina.


E

Adrenalina.

 
 
Gerar simulado