

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
De acordo com ELIOPOULOS, sobre o cuidado com o paciente com doenças crônicas, analisar os itens abaixo:
I. A manutenção e a melhora da capacidade de autocuidado faz parte das metas que devemos ter com os pacientes crônicos.
II. Os pacientes portadores de doenças crônicas devem ser estimulados a conhecerem mais sobre suas doenças e com isso conhecer também os cuidados que devem ter.
III. O paciente crônico deve ser estimulado à prevenção de complicações, visto que os tratamentos convencionais utilizados podem aumentar o risco para infecções.
Está(ão) CORRETO(S):
Somente o item II.
Somente os itens I e III.
Somente os itens II e III.
Todos os itens.
A obesidade é um problema de saúde pública no mundo e crescente no Brasil. Esse agravo está associado com hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e diabetes mellitus, entre outras enfermidades. Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A obesidade é definida quando o índice de massa corpórea for maior ou igual a 30 kg/m2 em adultos.
( ) Adultos com índice de massa corpórea maior ou igual a 35 kg/m2 são considerados na condição de obesidade grau III.
( ) Adultos com índice de massa corpórea maior a 30 kg/m2 com comorbidades e que não responderam a outras modalidades de tratamento podem ser candidatos à cirurgia para a redução de peso.
( ) Índice de massa corpórea maior que 40 kg/m2 é condição para avaliação de cirurgia para a redução de peso.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
V – F – F – V
V – V – V – F.
V – F – V – V.
F – V – V – F
F – F – F – V.
Os objetivos do Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) no Brasil são
Confirmar o diagnóstico, determinar as características epidemiológicas da doença ou evento, identificar as causas do fenômeno e orientar as medidas de prevenção e de controle.
Promover o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas.
Identificar as causas do fenômeno e orientar as medidas de prevenção e controle e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas.
Confirmar o diagnóstico, determinar as características epidemiológicas da doença ou evento, identificar as causas do fenômeno e orientar as medidas de prevenção e controle e fortalecer os serviços de saúde voltados para a atenção aos portadores de doenças crônicas.
Promover o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas efetivas, integradas, sustentáveis e baseadas em evidências para a prevenção e o controle das DCNT e seus fatores de risco e confirmar o diagnóstico, determinar as características epidemiológicas da doença ou evento, identificar as causas do fenômeno e orientar as medidas de prevenção e de controle.
A pediculose afeta pessoas de todas as idades. Com relação a essa infestação cutânea é correto afirmar que
os piolhos da cabeça podem ser transmitidos diretamente por meio de pentes e escovas.
a pediculose pubiana não é transmitida por contato sexual.
o prurido, particularmente à noite, constitui o sintoma mais comum da pediculose pubiana.
a pediculose pubiana não pode coexistir com doenças sexualmente transmissíveis.
os piolhos da cabeça são encontrados mais comumente na parte anterior do couro cabeludo.
Em relação às DCNT (Doenças Crônicas Não Transmissíveis), analise as afirmativas.
I. As quatro DCNT de maior impacto mundial são doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas.
II. O tabagismo, a alimentação saudável, a atividade física e o uso nocivo de álcool são fatores de risco em comum para as DCNT.
III. A genética é considerada um fator de risco modificável para as DCNT.
Está(ão) correto(s):
As doenças crônicas de maior impacto mundial são as doenças do aparelho circulatório, diabetes, cânceres e doenças respiratórias. Esse grupo de doenças possui quatro fatores de risco em comum: tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e consumo excessivo de álcool.
Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.
( ) O tabagismo atualmente é reconhecido como uma dependência química, expondo as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas, sendo classificado no código internacional de doenças no grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do uso de substâncias psicoativas. O tabagismo é considerado, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
( ) O tabagismo parece estar associado a processos metabólicos relacionados com o diabetes, incluindo a homeostase da glicose, hiperinsulinemia e resistência à insulina. O tabagismo pode afetar diretamente a secreção pancreática de insulina, ou a sua associação com os hormônios contrarreguladores (cortisol e catecolaminas) pode desempenhar esse papel. Nas pessoas com diabetes, o tabagismo causa aumento no risco de doença macro e microvascular.
( ) A incidência de hipertensão é maior entre mulheres que fumam mais de 15 cigarros por dia, e a concomitância de hipertensão e tabagismo diminui a função ventricular esquerda em pessoas assintomáticas. Estudos mostram aumento de até 20 mmHg na pressão sistólica após o primeiro cigarro do dia. Além disso, o cigarro aumenta a resistência às drogas anti-hipertensivas, fazendo com que elas funcionem menos que o esperado.
( ) O abuso de álcool pode trazer prejuízos aos tratamentos das doenças crônicas. Além dos efeitos da bebida em si, usuários que abusam de álcool costumam ter dificuldade para uso regular das medicações. Na elaboração de planos de cuidados desses usuários, o uso adequado das medicações deve ser enfatizado, esclarecendo as dúvidas e os reais riscos à saúde do uso e do não uso das medicações.
Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.
V-F-V-F
F-V-V-V
V-F-F-V
V-V-V-V
F-F-V-V
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. As DCNT são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais, como:
Tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.
Alcoolismo, consumo nocivo de tabaco, inatividade física e alimentação saudável.
Sexo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.
Tabagismo, idade, inatividade física e alimentação não saudável.
O profissional de saúde pode utilizar diferentes metodologias para a abordagem do portador de doenças crônicas. Os passos a serem seguidos na abordagem deste usuário são os seguintes:
I identificar no mínimo três prioridades a serem trabalhadas com o objetivo de sanar mais rapidamente as necessidades do usuário.
II avaliar os resultados.
III estabelecer uma meta audaciosa, visto que o usuário, conseguindo alcançá-la, perceberá que pode ir além do que havia almejado, estimulando desta forma a adoção de novos hábitos de vida.
IV identificar o(s) problema(s) em conjunto com o paciente.
Estão corretos os itens
I e II.
II e III.
II e, IV.
III e IV.
I e III.
As doenças respiratórias crônicas constituem um dos maiores problemas de saúde no Brasil e no mundo. Elas afetam a qualidade de vida e podem provocar incapacidades nos indivíduos afetados, principalmente em grupos de crianças e idosos. Nos casos de Asma, DPOC e rinite alérgica, qual das atividades abaixo NÃO é considerada atribuição da enfermagem?
Orientar sobre a doença e tratamento.
Realizar consulta de enfermagem, educação permanente junto com os demais profissionais da equipe e coordenar o trabalho dos ACS e da equipe de enfermagem.
Solicitar exames complementares conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal.
Assistência domiciliar e apoiar as ações de assistência farmacêutica.
Realizar consulta para confirmação diagnóstica e criar a Comissão de Farmácia e Terapêutica do município.
São sinais e sintomas clínicos da paralisia cerebral:
no tipo atetósico: falta de equilíbrio, hiporreflexia e deficiências visuais.
no tipo espástico: aumento do tônus muscular, contraturas do joelho e dificuldades com as capacidades motoras finas.
no tipo atáxico: reflexos tendinosos profundos normais, raras contraturas e distúrbio de coordenação.
no tipo espásticos: marcha com base ampla, músculos hipotônicos, fala arrastada.
Na consulta de enfermagem para estratificação de risco para doenças cardiovasculares recomenda-se a utilização do escore de Framingham. Sobre os fatores de risco alto que influenciam na estratificação, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
I. Elevados níveis de PSA.
II. Infarto agudo do miocárdio (IAM) prévio.
III. Diabetes mellitus.
IV. História familiar de doença oncológica.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Somente II e IV estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.
Assinale a opção INCORRETA sobre Edema Agudo de Pulmão:
São cuidados de enfermagem ajudar na administração de oxigênio, preparar o material para a intubação e ventilação mecânica, se necessário, e posicionar o cliente em decúbito dorsal com as pernas pendentes;
O edema pulmonar não cardiogênico pode ocorrer em consequência de lesão do revestimento dos capilares pulmonares ou devido a uma lesão direta dos pulmões;
O tratamento objetiva reduzir a sobrecarga de volume, melhorar a função ventricular e aumentar as trocas respiratórias;
Quando administradas infusões endovenosas contínuas de agentes vasoativos recomenda-se monitoramento do ECG e avaliação frequente dos sinais vitais;
A rápida elevação da pressão ventricular resulta em aumento agudo da pressão venosa pulmonar, que produz elevação da pressão hidrostática, forçando a saída de líquido dos capilares pulmonares para dentro dos espaços intersticiais e alvéolos.
A incidência das doenças é fator importante no estudo das doenças agudas, mas não tem valor para o planejamento dos gastos em saúde das doenças crônicas.
Certo
Errado
O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011 – 2022 foi elaborado pelo Ministério da Saúde em parceria com vários ministérios, instituições de ensino e pesquisa, ONGs da área da saúde, entidades médicas, associações de portadores de doenças crônicas, entre outros. Esse plano tem como metas nacionais todas as seguintes propostas, EXCETO:
Reduzir a taxa de mortalidade prematura (<70 anos) por DCNT em 2% ao ano.
Aumentar o consumo de frutas e hortaliças.
Reduzir a prevalência de obesidade em adolescentes.
Aumentar a cobertura de mamografia em mulheres entre 40 e 59 anos.
Os principais fatores de risco preveníveis para o desenvolvimento das DCNT são o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, as dietas inadequadas e a inatividade física. As principais ações do Plano de DCNT em Promoção da Saúde são:
Linha de cuidado de DCNT e capacitação em telemedicina.
Atividade física, alimentação saudável, adequação da legislação nacional que regula o ato de fumar em recintos coletivos e envelhecimento ativo.
Medicamentos gratuitos.
Saúde Toda Hora – atenção às urgências.
São cuidados básicos de enfermagem ao paciente hospitalizado com ascite por disfunção hepática:
avaliação e documentação do balanço hídrico, circunferência abdominal e pesagem diária.
avaliação e documentação do balanço hídrico, coletar urina de 24 horas, pesagem diária e circunferência abdominal.
avaliação do balanço hídrico, pesagem diária, medir circunferência abdominal e apoio emocional.
pesagem em jejum, medir circunferência abdominal, apoio emocional e avaliação e controle da dor.
Sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), marque a alternativa INCORRETA:
Na avaliação do paciente hipertenso, a avaliação do risco cardiovascular é de fundamental importância para orientar a conduta terapêutica e o prognóstico de cada paciente.
Assim como todas as doenças crônicas, a hipertensão arterial exige um processo contínuo de motivação para que o paciente não abandone o tratamento.
O excesso de peso é um fator predisponente para a hipertensão.
A única abordagem terapêutica para a hipertensão arterial é o tratamento medicamentoso.
O maior desafio na atenção às pessoas idosas é conseguir contribuir para que, apesar das progressivas limitações, elas possam redescobrir possibilidades de viver sua própria vida com a máxima qualidade possível. Parte das dificuldades das pessoas idosas está mais relacionada a uma cultura que as desvaloriza e limita. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) podem afetar a funcionalidade das pessoas idosas. Desta forma, podemos entender que as DCNT de maior impacto mundial são:
hepatite A, HIV, sífilis, herpes
pneumonia, tuberculose, coqueluche, paralisia infantil
doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas
artrite, osteoporose, gripe, sarampo
Estratificar, em doenças crônicas, significa reconhecer que as pessoas têm diferentes graus de risco/vulnerabilidade e, portanto, têm necessidades diferentes. Levando em consideração o nível de estratificação, assinale a alternativa correta para ação predominantemente recomendada para doenças crônicas cardiovasculares.
Para o nível de atenção 1, recomenda-se visita domiciliar frequente.
Para o nível de atenção 2, recomenda-se consulta coletiva.
Para o nível de atenção 3, recomenda-se discussão de caso e abordagem familiar.
Para o nível de atenção 4, recomenda-se gestão de caso.
Para o nível de atenção 5, recomenda-se encaminhar para serviço especializado.