Questões de Concurso sobre Frequência respiratória

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
376 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (2022) para Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto, é CORRETO afirmar que:


A

quando a Frequência Cardíaca permanece < 60 bpm, a despeito de ventilação efetiva por cânula traqueal com O2 a 100% e acompanhada de massagem cardíaca adequada e sincronizada à ventilação por no mínimo 60 segundos, o uso de adrenalina está indicado.


B

o boletim de Apgar é determinado no 1º e 5º minutos após a extração completa do produto conceptual do corpo da mãe e é utilizado para indicar procedimentos na reanimação neonatal.


C

se, ao nascimento, o recém-nascido não estiver respirando ou chorando ou não iniciar movimentos respiratórios regulares e/ou o tônus muscular estiver flácido, ele não apresenta boa vitalidade e deve iniciar Ventilação com Pressão Positiva (VPP) com O2 a 100%.


D

a oximetria de pulso é necessária para monitorar a SatO2 pré-ductal e decidir quanto à indicação de O2 suplementar, devendo o sensor neonatal do oxímetro ser aplicado no membro superior esquerdo, na região do pulso distal.


E

a massagem cardíaca é o procedimento mais importante e efetivo na reanimação do neonato.

Durante o atendimento de uma criança em parada cardiorrespiratória, o técnico de enfermagem inicia as manobras de RCP. De acordo com as diretrizes mais recentes, qual é a frequência correta das compressões torácicas em crianças?


A

80 a 100 compressões por minuto, com relação de 15 compressões para 2 ventilações.


B

80 a 100 compressões por minuto, com relação de 30 compressões para 2 ventilações.


C

100 a 120 compressões por minuto, com relação de 15 compressões para 2 ventilações.


D

100 a 120 compressões por minuto, com relação de 30 compressões para 2 ventilações.

Ao avaliar um recém-nascido, o profissional de enfermagem observou que o mesmo estava apresentando taquipneia.


Essa condição é representada por uma frequência respiratória que se mantém persistentemente acima de


A

20 movimentos por minuto.


B

30 movimentos por minuto.


C

40 movimentos por minuto.


D

50 movimentos por minuto.


E

60 movimentos por minuto.

A reanimação neonatal é um conjunto de procedimentos realizados em recém-nascidos que não respiram ou apresentam dificuldades respiratórias ao nascer, com o objetivo de estabilizar suas funções vitais. Os fatores relacionados ao parto que estão associados ao maior risco de necessidade de reanimação são:


A

segundo estágio do trabalho de parto prolongado (>2 horas), hidropsia fetal e idade materna


B

parto taquitócico, apresentação não cefálica e padrão anormal de frequência cardíaca fetal


C

óbito fetal ou neonatal anterior, hipertensão crônica e pós-maturidade


D

cesariana de emergência, hipotiroidismo materno e polidrâmnio

A mensuração da frequência respiratória em crianças pequenas é um parâmetro importante na avaliação clínica e deve ser realizada em condições adequadas. A conduta mais indicada para garantir a precisão dessa avaliação é:


A

Contar as incursões respiratórias por 15 segundos e multiplicar o valor obtido por quatro.


B

Realizar a contagem durante o sono ou em estado de repouso, por um minuto completo.


C

Solicitar que a criança respire profundamente para facilitar a contagem.


D

Medir a frequência respiratória após a realização de procedimentos dolorosos ou invasivos.

Ao verificar a frequência respiratória de um paciente, você deve:


A

Contar por um minuto enquanto o paciente está ciente e conversando.


B

Contar por 30 segundos e multiplicar por dois.


C

Observar a respiração por um minuto em repouso.


D

Contar durante o sono para maior precisão.

Analise as proposições abaixo, sobre as orientações atuais na atenção primária sobre cuidados de enfermagem em infecções respiratórias na infância.


I. A verificação de sinais de esforço e a medição regular da saturação de oxigênio são estratégias essenciais para avaliar a gravidade e orientar condutas.

II. A internação hospitalar deve ocorrer diante de temperaturas acima de 38,5°C, independentemente de outras evidências clínicas.

III. O estímulo às famílias para reflexão dos sintomas nas primeiras manifestações, aliado ao reforço de hidratação, auxilia na redução de possíveis consequências.

IV. A prescrição de xaropes antitussígenos em lactentes com tosse seca, antes da avaliação profissional, garante recuperação mais rápida e diminuição da irritabilidade.

V. A introdução preventiva de antibióticos de amplo espectro ao menor sinal de desconforto respiratório reduz a possibilidade de evolução para pneumonia, mesmo sem confirmação diagnóstica.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

I, II e III apenas.


C

II, IV e V apenas.


D

I, III e V apenas.

Durante a verificação dos sinais vitais de um paciente adulto estável, o técnico de enfermagem encontrou os valores a seguir.


• Pressão arterial: 130 × 80 mmHg.

• Frequência cardíaca: 60 bpm.

• Temperatura axilar: 37,0 °C.

• Frequência respiratória: 25 irpm.

• Saturação de O₂: 96%.


Com base nessa situação hipotética, assinale a opção que apresenta o sinal vital que está fora da normalidade com os valores de referência.


A

pressão arterial


B

temperatura


C

saturação de oxigênio


D

frequência cardíaca


E

frequência respiratória

Um trabalhador do setor de manutenção queixa-se de mal-estar. Ao verificar os sinais vitais, na verificação do pulso sobre a artéria radial, é constatado pulso tátil, fino e com baixa amplitude. Nesse sentido, a respeito da terminologia, trata-se do pulso:


A

Dicrótico.


B

Filocárdio.


C

Normocárdio.


D

Filiforme.


E

Discárdio.

Durante o atendimento a um paciente vítima de tórax instável com fratura de múltiplas costelas no pronto-socorro, o técnico de enfermagem observa um padrão respiratório paradoxal. O que caracteriza esse padrão respiratório?


A

Expansão torácica bilateral simétrica com uso de musculatura acessória.


B

Respiração rápida e superficial com retração intercostal pronunciada.


C

Movimentos respiratórios assimétricos com hiperexpansão unilateral do tórax.


D

Movimentação para dentro de um segmento da parede torácica durante a inspiração, enquanto o resto do tórax se expande.

Frente a uma pessoa adulta, inconsciente, suspeitando de um caso de parada cardiorrespiratória, em ambiente extra-hospitalar, o técnico de enfermagem deve


A

verificar pulso e expansibilidade torácica. Na ausência destes, delegar a ação de pedir ajuda e iniciar as compressões torácicas na frequência de 100 a 120/minuto.


B

abrir vias aéreas em manobra de “C” e “E”, insuflar duas vezes com ventilação boca a boca com proteção ou ambu, seguir com compressões de 60 a 90/minuto.


C

solicitar ajuda com suporte avançado de vida e DEA, iniciando compressões cardíacas fortes, na frequência de 120 a 160/minuto e sem esperar retorno do tórax.


D

alternar compressões torácicas com ventilação com ambu ou bolsa valva-máscara, na frequência de 15 compressões para cada 2 ventilações intensas.


E

comprimir tórax a cada segundo, não deixando ocorrer seu retorno total, afundando 2/3 do diâmetro torácico e não ultrapassando a frequência de 100/minuto.

Analise as alternativas abaixo:


I- Apneia: parada respiratória.

Il - Cheyne-Stokes: respiração que apresenta períodos de dispneia, bradipneia e apneia. Os movimentos respiratórios aumentam e diminuem, e após uma pausa o ciclo reinicia. As fases de taquipneia duram cerca de 30 segundos.

llI —Biot: respiração periódica caracterizada pela presença de períodos de apneia de duração variável de até 30 segundos. Pode ser repetida em intervalos regulares e irregulares.

IV — Ortopneia - dificuldade de respirar. O cliente apresenta-se cianótico, com a pele em tom cinza-azulado, que se manifesta inicialmente em torno dos lábios e se estende para toda a periferia de mãos, pés e corpo todo.


É verdadeiro o que se afirma em:


A

l, ll, lll, e IV


B

II, llI e IV apenas


C

l, llI e IV apenas


D

I, ll apenas


E

l, II, llI apenas

Diante de um paciente admitido na unidade com suspeita de descontrole metabólico, a aferição correta dos sinais vitais e a mensuração da glicemia capilar tornam-se estratégias prioritárias. Assim, marque a alternativa correta, segundo as recomendações atuais de protocolos de enfermagem.


A

A frequência respiratória deve ser verificada em 1 minuto, associada à oximetria de pulso, priorizando o registro mínimo de 30 segundos em casos graves.


B

Para pacientes diabéticos, a glicemia capilar deve ser checada apenas em jejum, evitando medições no período noturno para reduzir falsos positivos.


C

A pressão arterial pode ser aferida duas vezes consecutivas, com intervalo de 1 a 2 minutos entre as mensurações, visando maior acurácia nos valores obtidos.


D

A avaliação do pulso radial dispensa a verificação do pulso apical, mesmo em situações de arritmias cardíacas ou instabilidade hemodinâmica.


E

Em resultados muito elevados de glicemia capilar, a repetição da coleta deve ocorrer sem o descarte da primeira gota de sangue, a fim de agilizar o diagnóstico.

Na assistência de Enfermagem, o reconhecimento precoce de alterações no padrão de respiração é fundamental para a prevenção de complicações do sistema respiratório. Determinar o padrão respiratório envolve avaliar a troca de oxigênio e dióxido de carbono entre o ambiente, o sangue e as células.


Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir.


I. Na respiração de Kusmaul, a respiração é anormalmente profunda, mas regular, e é geralmente associada à cetoacidose diabética ou à origem renal.

II. A respiração de Biot demonstra um padrão regular com frequência e profundidade respiratórias que aumentam e depois diminuem.

III. A hiperventilação é caracterizada por aumento da frequência e da profundidade respiratória, podendo causar hipocarbia.


Está correto o que se afirma em


A

I, apenas.


B

I e II, apenas.


C

I e III, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, II e III.

Na sala de parto, ao recepcionar um RN de 39 semanas, saudável, que está respirando ou chorando, com tônus muscular em flexão e presença de mecônio fluido, é possível afirmar que


A

a conduta recomendada é aspirar as vias aéreas do RN devido ao excesso de secreções e da presença de mecônio que dificultam a sua respiração.


B

o clampeamento do cordão umbilical deve ser realizado antes de completar 60 segundos de vida, devido ao risco de policitemia.


C

a respiração deve ser avaliada pela expansão torácica ou pela presença de choro. É considerada adequada quando espontânea, regular e capaz de manter a frequência cardíaca >120 bpm.


D

o recém-nascido apresenta boa vitalidade e deve permanecer em contato pele a pele com a mãe, mesmo após o clampeamento do cordão, recebendo calor, manutenção das vias aéreas pérvias, avaliação contínua da vitalidade e estímulo à amamentação.


E

o boletim de Apgar deve ser realizado no 1º e no 5º minutos após o nascimento, permitindo ao profissional de saúde analisar a resposta do recém-nascido às intervenções realizadas e para determinar os passos da reanimação neonatal.

A mensuração dos sinais vitais é essencial para o acompanhamento clínico e a detecção precoce de alterações no estado fisiológico. Sobre os principais sinais vitais, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.


A

A taquicardia é caracterizada por frequência cardíaca superior a 100 batimentos por minuto em adultos.


B

A bradipneia indica aumento da frequência respiratória, comum em quadros de ansiedade e dor intensa.


C

A pressão arterial é influenciada por fatores como idade, esforço físico e estado emocional.


D

A pulsofrequência é o número de pulsações percebidas por minuto e reflete a atividade cardíaca.

Os sinais vitais constituem parâmetros que precisam ser de domínio dos profissionais de enfermagem. Um dos sinais vitais é a frequência respiratória. Assim, assinale a alternativa que o conceito descreve uma frequência respiratória rápida.


A

Apneia.


B

Bradipneia.


C

Hipopneia.


D

Taquipneia.


E

Espanopneia.

Apneia é uma situação clínica caracterizada pela interrupção completa e temporária do fluxo de ar no paciente. Sobre a observação de outros sinais e sintomas relacionados a esta situação, além da ausência visível de movimentos respiratórios, assinale a alternativa CORRETA:


A

O tempo mínimo para ser classificado como um evento de apneia é de 30 segundos em adultos.


B

Apneia Obstrutiva é ocasionada pela falta de estímulo cerebral aos músculos controladores da respiração.


C

Cianose e dessaturação de oxigênio são observáveis em situações de apneia.


D

A equipe de enfermagem deve evitar o reposicionamento do paciente.


E

Para segurança do paciente, recomenda-se intervenções não-invasivas após 24hs das primeiras ocorrências clínicas.

Em uma unidade de pronto atendimento (UPA), durante o acolhimento, ao realizar a avaliação de uma criança com 4 anos de idade, com história de “chiado no peito” há 8 horas, o enfermeiro deve considerar como sinais de gravidade a presença de


A

frequência cardíaca: 110 batimentos por minuto ou frequência respiratória: 30 incursões respiratórias por minuto.


B

presença de murmúrio vesicular à ausculta pulmonar ou frequência respiratória: 30 incursões respiratórias por minuto.


C

SpO2: 95%, em ar ambiente, ou frequência cardíaca: 110 batimentos por minuto.


D

temperatura axilar: 37,7 ºC ou presença de som traqueal à ausculta.


E

estridor em repouso ou SpO2: 90%, em ar ambiente.

A respiração constitui uma das funções vitais do organismo por meio da qual é efetuada a troca de gases nos alvéolos. Sobre os tipos de respiração, assinalar a alternativa CORRETA


A

Considera-se ortopneia a respiração facilitada em posição lateral esquerda.


B

A respiração de Cheyne-Stokes caracteriza-se por aumento gradual na profundidade, seguido por decréscimo gradual na profundidade das respirações e, após, segue-se um período de apneia.


C

Bradipneia é a frequência respiratória acima do normal.


D

Denomina-se apneia quando o paciente apresenta dificuldade respiratória.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado