

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
É importante que o enfermeiro tenha conhecimento sobre as propriedades dos fármacos e, principalmente, a ação medicamentosa. Eles podem ser utilizados para tratamento, prevenção, diagnóstico e controle de sinais e sintomas de uma doença. Em relação à classificação dos fármacos, assinale a alternativa correta.
Anticoagulantes – são medicamentos que aceleram o processo de coagulação.
Antilipêmicos – são medicamentos que auxiliam na redução dos valores de colesterol na corrente sanguínea.
Tranquilizantes – são medicamentos para promover sedação ou hipnose.
Analgésicos não opioides – são medicamentos utilizados em casos de superdosagem; é um antagonista dos efeitos da morfina.
Ansiolíticos – são medicamentos que melhoram os sintomas da depressão.
A eritropoetina recombinante é altamente eficaz no tratamento de algumas doenças. É administrada por via subcutânea. São usos clínicos da eritropoetina recomendados, EXCETO:
Síndromes mielodisplásicas.
Anemia da doença renal crônica.
Anemia da prematuridade.
Crises convulsivas.
Artrite reumatoide.
A Sra. MJBC necessita se submeter ao tratamento com uso de penicilina. No serviço de saúde está disponível para uso do paciente o frasco ampola de penicilina cristalina de 10 milhões de UI em solução de 10 ml. Está prescrito 3 milhões de UI de penicilina cristalina em 100 ml de soro fisiológico 0,9%, endovenoso. Quantos ml da solução serão administradas?
3ml.
5 ml.
10 ml.
2,5 ml.
6 ml.
Dentre os medicamentos listados a seguir, qual não pode ser administrado por hipodermóclise?
Furosemida.
Metadona.
Ondansetrona.
Octreotide.
Diazepam.
As drogas vasoativas são fármacos comumente utilizados em terapia intensiva. Assim, assinale a alternativa correta sobre a Noradrenalina.
É uma droga de resposta não dose-dependente, de efeito rápido e de longa duração.
Rotineiramente é a droga de escolha na hipotensão por hipovolemia para manter pressão arterial.
Deve ser administrada preferencialmente por acesso venoso periférico em bomba de infusão.
É uma catecolamina sintética muito utilizada como droga vasopressora no tratamento do choque séptico.
Sua ação tem como consequência o aumento da frequência cardíaca e a diminuição do débito cardíaco e da resistência vascular.
Em paciente com histórico de intoxicação por paracetamol, o medicamento antagonista que deverá ser administrado é:
Aspartato de arginina.
Hidroclorotiazida.
Ácido ascórbico.
Acetilcisteína.
Acebrofilina.
Assinale a opção que apresenta medicamentos que devem ser protegidos da luz por serem fotossensíveis.
Riboflavina e Penicilina G.
Flumazenil e Dexametasona.
Gluconato de Cálcio e Diazepam.
Epinefrina e Fitomenadiona.
Furosemida e Aminofilina.
Em relação a biodisponibilidade do fármaco, quando administrado de forma ________, será menor que a concentração administrada originalmente, já que ocorrerão perdas durante o processo de metabolismo de primeira passagem.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
intravenosa
sublingual
intradérmica
intramuscular
oral
Qualquer efeito nocivo, não intencional e indesejado de um medicamento, observado em doses terapêuticas habituais utilizadas em seres humanos para fins de profilaxia, diagnóstico ou tratamento é correto afirmar que é denominado (a) ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
ineficácia terapêutica
queixa técnica
desvio de qualidade
alteração organoléptica do medicamento
reação adversa a medicamento
A coadministração desses dois medicamentos pode aumentar as concentrações plasmáticas do segundo. O paciente pode sentir sonolência extrema, confusão, fraqueza muscular, fala arrastada, tremores, pulsação lenta, respiração superficial, sensação de tontura, desmaios ou convulsões.
Essa descrição está relacionada ao uso associado de
midazolam + furosemida.
fentanila + ondansetrona.
atorvastatina + midazolam.
vasopressina + ondansetrona
enoxaparina + ácido acetilsalicílico.
A administração de medicamentos injetáveis por via Intramuscular (IM) é uma das práticas mais exercidas no cotidiano da Enfermagem, o músculo vasto lateral da coxa comporta até ______ em crianças < 10 anos de idade.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
0,5 ml
1,0 ml
1,5 ml
2,0 ml
De acordo com KAWAMOTO e FORTES, em relação aos componentes usados no preparo de medicações para o paciente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Soluto.
(2) Solvente.
(3) Solução.
( ) Líquido diluente.
( ) Substância a ser dissolvida.
( ) Resultado da mistura do líquido diluente + substância dissolvida.
1 - 2 - 3.
3 - 2 - 1.
2 - 3 - 1.
2 - 1 - 3.
Considerando a complexidade do sistema de medicação, as múltiplas etapas e os pontos suscetíveis à ocorrência de falhas e possíveis danos aos pacientes, é imprescindível o planejamento de estratégias para evitar erros de medicação. Assinale a alternativa INCORRETA em relação às recomendações específicas para redução de erros de medicação relacionados às interrupções e distrações dos profissionais.
Orientar o paciente sobre o procedimento de administração de medicamento, mecanismo de ação, indicação e possíveis efeitos colaterais.
Selecionar e preparar os medicamentos de um paciente por vez e imediatamente antes de sua administração.
Separar prescrição, rótulo, medicamento, materiais hospitalares e equipamentos necessários antes do preparo e da administração de medicamentos.
Organizar local apropriado para o preparo de medicamento, sem fontes de distração e que permita a atenção do profissional.
Orientar os profissionais sobre o risco de erro de medicação relacionado ao uso de dispositivos eletrônicos portáteis de comunicação.
Considerando os grupos terapêuticos dos medicamentos, relacione as duas colunas e, em seguida, indique a sequência correta para a segunda coluna:
1. Varfarina 2. Cefalotina 3. Dimenidrinato 4. Enalapril | ( ) Antibiótico ( ) Anti-hipertensivo ( ) Anticoagulante ( ) Antiemético |
1, 3, 2, 4.
2, 4, 1, 3.
3, 4, 1, 2.
3, 4, 2, 1.
De acordo com BOWDEN, em relação aos efeitos colaterais comuns aos opioides e às intervenções da enfermagem, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
.
( ) Sedação: verificar o nível de consciência; a sedação pode ser desejável logo após uma cirurgia, mas indesejável no tratamento crônico e, neste caso, pode ser prescrito, pelo médico, um estimulante.
( ) Prurido: aplicar compressas frias; administrar antihistamínico conforme a prescrição.
( ) Retenção urinária: monitorar a ingesta e a eliminação, aplicar compressa morna sobre a bexiga, abrir a torneira e deixar a água correr e, se possível, fazer a criança caminhar; pode ser necessário cateterização.
C - C - E.
C - C - C.
E - E - C.
E - C - E.
É CORRETO afirmar que o manejo de enfermagem no sarcoma de Kaposi, inclui fornecer agentes analgésicos a intervalos regulares durante:
48h.
12h.
72h.
24h.
Conforme o Manual de Normas e Procedimentos do Ministério da Saúde para Vacinação, são contraindicações comuns a todos os imunológicos:
desnutrição.
reação anafilática confirmada a qualquer componente dos imunológicos.
dor intensa, vermelhidão ou edema no local da injeção.
febre acima de 38, 5 °.
tratamento com antibióticos.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A fórmula farmacêutica é o conjunto de substâncias que compõem a forma pela qual os medicamentos são apresentados e possui os seguintes componentes: o princípio ativo, o corretivo e o veículo.
II. A dose de um medicamento é uma determinada quantidade de medicamento introduzida no organismo para produzir um efeito terapêutico e promover alterações ou modificações das funções do organismo ou do metabolismo celular.
Marque a alternativa CORRETA:
As duas afirmativas são verdadeiras.
A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.
A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.
As duas afirmativas são falsas.
Assinale a afirmação correta em relação aos métodos não farmacológicos de alívio da dor contidas no Manual do Ministério da Saúde (2017):
Métodos não farmacológicos de alívio da dor devem ser ofertados após a utilização de métodos farmacológicos a fim de potencializar a ação.
Emprego da aplicação intramuscular de água estéril alivia a dor no primeiro estágio do parto.
A estimulação transcutânea é utilizada com benefício em mulheres com o trabalho de parto estabelecido.
Hipnose pode ser oferecida às mulheres que desejarem essa técnica e se houver profissional habilitado.
Massagem não é recomendada em nenhum período clínico do parto.
Foi prescrito SF 0,9% 1000 mL a uma velocidade de 20 gotas/minuto. Após 2 horas e 30 minutos, quanto tempo ainda falta para o término da infusão?
16 h e 36 min.
14 h e 30 min.
16 h e 6 min.
14 h e 6 min.
14 h e 36 min.