Questões de Concurso sobre Parada cardiorrespiratória

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.590 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considerando os protocolos de atendimento de Parada Cardiorrespiratória (PCR) em pediatria, assinale a afirmativa correta.


A

A ventilação deve ser iniciada com cateter tipo óculos para evitar acidose respiratória.


B

A dose inicial de epinefrina deve ser administrada no 5º minuto após o início das compressões.


C

Em crianças com via aérea avançada, deve-se administrar uma ventilação a cada seis segundos.


D

A PCR deve ser iniciada se a criança, mesmo em oxigenação, apresentar frequência cardíaca < 60 batimentos por minuto.


E

O uso do desfibrilador deve ser evitado em crianças menores de 2 anos.

Durante uma ocorrência domiciliar, o técnico de enfermagem encontra um paciente inconsciente, sem respiração e sem pulso. Segundo os protocolos de suporte básico de vida, qual deve ser a conduta imediata?


A

Iniciar ventilação com ambu por 2 minutos antes de iniciar as compressões torácicas.


B

Realizar 30 compressões torácicas seguidas de 2 ventilações, acionando o desfibrilador automático externo (DEA) o mais rápido possível.


C

Iniciar massagem cardíaca apenas se o paciente apresentar sinais de cianose ou palidez extrema.


D

Posicionar o paciente em decúbito lateral para manter a via aérea pérvia.

Leia o texto a seguir:


Como componentes do suporte básico de vida pediátrico, os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade se caracterizam por: compressão torácica com profundidade de ____________ e frequência de ____________ compressões por minuto, aguardando-se o retorno total do tórax da criança e minimizando-se as interrupções. Caso dois socorristas estejam realizando o atendimento, na aplicação das compressões torácicas, eles devem se alternar a cada ____________ minutos, ou antes, em caso de cansaço. Se a criança estiver sem via aérea avançada, a relação compressão-ventilação deve ser de ____________ .


Considere as recomendações contidas em Destaques das Diretrizes de RCP E ACE de 2020 da American Heart Association (Associação Americana de Cardiologia) e assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.


A

no mínimo 2 cm … 120 a 140 … 5 … 15:2


B

pelo menos 1/3 do diâmetro torácico … 120 a 140 … 5 … 15:1


C

no mínimo 3 cm e no máximo 6 cm … 100 a 120 … 2 ... 30:2


D

pelo menos 1/3 do diâmetro torácico … 100 a 120… 2 ... 15:2


E

pelo menos 1/3 do diâmetro torácico … 80 a 120 … 10 … 30:2

Considerando as Diretrizes de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) da American Heart Association, de 2020, é INCORRETO afirmar que:


A

são causas reversíveis de parada cardiorrespiratória no adulto (5H’s e 5T’s): hipóxia; hipovolemia; hipotensão arterial; acidose (H+); hipo e hipercalemia; trombose coronária; tromboembolismo pulmonar; tamponamento cardíaco; trauma torácico; e toxinas.


B

as causas reversíveis de parada cardiorrespiratória em crianças são categorizadas nos 6H’s e 5T’s, semelhantes às de adultos, com uma diferença importante: o sexto "H", no caso pediátrico, inclui hipoglicemia, que não é listado entre as causas principais em adultos.


C

na gestante, as possíveis causas de parada cardiorrespiratória são conhecidas pelo algoritmo ABCDEFGH. Cada letra representa uma potencial complicação que pode acontecer com a gestante: A- “Anestesia”; B-“Bleeding”, que traduzido significa hemorragias; C-“Cardiovascular”; D-“Drugs”, que traduzido significa medicamentos; E-“Embolia”; F-“Febre”; G-“Causas Gerais não obstétricas (5H’s e 5T’s)”; e H-“Hipertensão”.


D

os cuidados pós-parada cardiorrespiratória devem ser instituídos após retorno da circulação espontânea do paciente. Um deles é realizar o controle direcionado da temperatura se o paciente não estiver atendendo a comandos, mantendo a vítima entre 32°C a 36°C, durante 24 horas, usando um dispositivo de resfriamento com loop de feedback.

Conforme as diretrizes da Instituição American Heart Association (AHA), em uma situação de parada cardiorrespiratória de adulto, assinale a alternativa incorreta quanto às principais medidas a serem realizadas pela equipe de saúde.


A

Manter o desfibrilador preparado e próximo ao paciente; caso não tenha, solicitar um desfibrilador externo semiautomático (DEA)


B

Monitorizar o paciente


C

Colocar a vítima em decúbito (deitado) ventral horizontal em uma superfície macia e confortável


D

Manter a cabeça e o tórax no mesmo plano e iniciar o suporte básico de vida

S. F. P., 35 anos, foi encontrada inconsciente em via pública por um técnico de enfermagem que, diante da situação, iniciou o protocolo de suporte básico de vida com base na parada cardiorrespiratória extra-hospitalar, segundo a American Heart Association (AHA). Acerca da cadeia de sobrevivência que o profissional deve seguir, de acordo com AHA, assinale a afirmativa correta.


A

Desfibrilação; ressuscitação avançada; cuidados pós-PCR; recuperação; acionar o SAMU; e reanimação cardiopulmonar.


B

Acionar o SAMU; reanimação cardiopulmonar; desfibrilação; ressuscitação avançada; cuidados pós-PCR; e recuperação.


C

Ressuscitação avançada; cuidados pós-PCR; e recuperação; acionar o SAMU; reanimação cardiopulmonar; e desfibrilação.


D

Reanimação cardiopulmonar; acionar o SAMU; desfibrilação; ressuscitação avançada; cuidados pós-PCR; e recuperação.

Em um incidente com múltiplas vítimas, o socorrista utiliza o Método START (Simple Triage and Rapid Treatment) para realizar a triagem inicial dos pacientes. Qual das alternativas abaixo apresenta a sequência correta de avaliação no Método START para classificar as vítimas de acordo com a gravidade da situação?


A

Avaliar respiração, qualidade da perfusão periférica e nível de consciência.


B

Verificar a pressão arterial, frequência cardíaca e níveis de oxigênio no sangue.


C

Avaliar primeiro a respiração, depois a perfusão periférica, e, por último, a reação pupilar.


D

Avaliar primeiro a perfusão periférica, depois a respiração, e, por último, a capacidade de mover os membros.

O atendimento ao paciente politraumatizado requer uma abordagem sistematizada e rápida, baseada em protocolos que priorizam a identificação e o tratamento imediato de condições que ameaçam a vida. Acerca do assunto, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:


(__)Diante de hemorragia externa maciça, é aceitável priorizar a conclusão da avaliação das vias aéreas e da ventilação antes de controlar ativamente o sangramento, porque o sangramento só causa choque em etapas posteriores.

(__)Na avaliação primária (ABCDE) do politraumatizado, a permeabilidade das vias aéreas deve ser assegurada com imobilização cervical, e a indicação de via aérea definitiva inclui Glasgow ≤ 8, fraturas maxilofaciais graves e risco de aspiração — situações em que deve-se considerar intubação orotraqueal ou via cirúrgica.

(__)No traumatizado em parada cardiorrespiratória, além da RCP básica, é imprescindível identificar e tratar causas reversíveis (ex.: pneumotórax hipertensivo, tamponamento, hemorragia maciça); entretanto, as compressões torácicas devem ser evitadas até que se consiga o controle cirúrgico das causas hemorrágicas.

(__)O item E (exposure) do ABCDE exige despir completamente o doente para busca de lesões ocultas, com proteção imediata contra hipotermia (cobertores, aquecer líquidos/gases), e a reavaliação deve ser contínua, retornando-se à letra A sempre que houver piora clínica.


Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:


A

V, F, F, F.


B

F, V, F, V.


C

F, F, V, V.


D

V, V, V, V.

Segundo as recomendações de 2020 da American Heart Association, para que a reanimação cardiopulmonar de alta qualidade ocorra, devem ser realizadas


A

compressões do tórax com força suficiente para afundá-lo pelo menos 3 cm.


B

interrupções mínimas durante a realização das compressões.


C

compressões lentas (60 a 90/min), aguardando o retorno parcial do tórax.


D

ventilações rápidas, para melhor oxigenação.


E

compressões 30 vezes e ventilação 2 vezes com via área avançada.

No atendimento em Suporte Básico de Vida (SBV), segue-se a ordem do CAB ou CABD, que se trata de um mnemônico, onde:


C: corresponde a Checar responsividade, Chamar por ajuda, Checar o pulso e a respiração da vítima, Iniciar Compressões.

A: abertura das vias aéreas.

B: boa ventilação.

D: desfibrilação, neste caso, com o desfibrilador externo automático (DEA).


Segundo a American Heart Association (Associação Americana do Coração) qual a relação correta entre compressões e ventilações no atendimento em Suporte Básico de Vida (SBV) em adultos?


A

2 compressões por 2 ventilações


B

15 compressões por 5 ventilações


C

20 compressões por 2 ventilações


D

30 compressões por 2 ventilações


E

50 compressões por 5 ventilações

Em relação aos aspectos fundamentais para o sucesso do atendimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR), destaca-se a ênfase na Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Quanto à RCP de alta qualidade em adultos, em ambiente extra-hospitalar, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante de cada afirmativa a seguir.


( ) A frequência das compressões torácicas deve ser entre 100 a 120 compressões por minuto.

( ) A relação compressão/ventilação deve ser de 30:2.

( ) A profundidade mínima da compressão torácica é de 4 cm, não devendo ultrapassar 6 cm.

( ) A s compressões devem ser ininterruptas, inclusive durante as ventilações.


A

V, F, F, V.


B

F, V, V, F.


C

V, V, F, F.


D

F, F, V, V.

Durante uma emergência cardiovascular, a manobra a ser realizada se o paciente estiver inconsciente e não respirando, normalmente é


A

a manobra de valsalva


B

massagem cardíaca externa imediatamente


C

Esperar até que apareça um desfibrilador


D

Oferecer oxigênio suplementar

Com base no algoritmo de parada cardiorrespiratória (PCR) para adultos, assinale a afirmativa correta.


A

Para realizar uma RCP efetiva, comprima com força (pelo menos 3-4cm) e rápido (80 a 100/min) e aguarde o retorno do tórax.


B

Alterne os responsáveis pelas compressões a cada 3 minutos ou antes, se houver cansaço.


C

Sem via aérea avançada, relação compressão-ventilação de 15:2.


D

Quando houver uma via aérea avançada, administre 1 ventilação a cada 5 segundos com compressões contínuas.


E

Os 5 H's que estão descritos como causas reversíveis da PCR estão hipovolemia, hipóxia, hidrogênio (acidemia), hipo/hipercalemia e hipotermia.

Um paciente adulto dá entrada na sala de emergência (sala vermelha) com quadro de dor torácica súbita, seguida de perda de consciência. A equipe confirma a Parada Cardiorrespiratória (PCR) em ritmo chocável (Fibrilação Ventricular). O técnico de enfermagem assume as compressões torácicas enquanto o restante da equipe prepara o desfibrilador e a via aérea. Considerando as diretrizes atualizadas da American Heart Association (AHA) para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de alta qualidade em adultos.


Assim, analise as afirmativas a seguir.


I.O técnico deve realizar as compressões com uma frequência de 100 a 120 compressões por minuto, deprimindo o tórax em pelo menos 5 cm (e não mais que 6 cm), permitindo o retorno total do tórax após cada compressão.

II.Para evitar a fadiga e garantir a qualidade da RCP, o técnico responsável pelas compressões deve ser substituído a cada 5 minutos ou quando houver exaustão, minimizando as interrupções das compressões para menos de 30 segundos durante a troca.

III.Durante as compressões, o técnico deve apoiar-se sobre o tórax do paciente, mantendo os cotovelos flexionados para melhor absorção do impacto e para evitar lesões em seus próprios ombros e punhos.

IV. As interrupções nas compressões torácicas devem ser minimizadas, limitando-se a menos de 10 segundos para verificações de pulso, análise de ritmo ou administração de choques, garantindo uma fração de compressão torácica adequada.


Assinale a alternativa que apresenta somente as proposições CORRETAS:


A

I e IV.


B

II e III.


C

I, II e IV.


D

III e IV.

Considere as afirmativas a seguir sobre a reanimação cardiopulmonar (RCP) em adultos, de acordo com as Diretrizes da AHA. Em seguida, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A profundidade ideal das compressões torácicas em adultos deve ser de, no mínimo, 5 cm e não ultrapassar 6 cm.

( ) A verificação do pulso deve durar no máximo 10 segundos; se não houver certeza da presença de pulso, deve-se iniciar compressões torácicas.

( ) A frequência ideal das compressões torácicas durante a RCP em adultos é de 80 a 100 compressões por minuto.

( ) Após cada compressão, deve-se permitir o retorno completo do tórax, evitando apoiar-se no esterno.


A sequência está CORRETA em:


A

V – V – F – V


B

F – V – F – F


C

V – F – V – V


D

V – V – V – F


E

F – F – V – V

A cadeia de sobrevivência para parada cardiorrespiratória - PCR extra hospitalar para adultos é composta por seis elos, atualizados pelas diretrizes da American Heart Association (AHA - 2020). Assinale a alternativa que apresenta os seis elos na sequência correta:


A

Reconhecimento e prevenção precoce, acionamento do serviço móvel, desfibrilação, RCP de alta qualidade, desfibrilação, cuidados pós parada cárdio respiratória.


B

Prevenção, Acionamento do serviço móvel, RCP de alta qualidade, ressuscitação avançada, cuidados pós PCR e recuperação.


C

Reconhecimento e prevenção precoce, acionamento do serviço médico de emergência, RCP de alta qualidade, ressuscitação avançada, cuidados pós PCR e recuperação.


D

RCP de alta qualidade, acionamento do serviço médico de emergência, ressuscitação, desfibrilação, cuidados pós PCR e recuperação.


E

Reconhecimento e acionamento do serviço móvel, RCP de alta qualidade, desfibrilação, ressuscitação avançada, cuidados pós PCR e recuperação.

Tendo como referência as diretrizes atuais para a ressuscitação cardiopulmonar em pediatria, assinale a opção correta.


A

Após cada compressão, deve-se permitir que o tórax retorne, pelo menos, um terço do seu diâmetro anteroposterior, sendo necessário realizar a verificação de ritmo, com duração não superior a 10 segundos, a cada 2 minutos aproximadamente.


B

A taxa de compressão razoável para bebês e crianças é de aproximadamente 60-80 compressões por minuto.


C

Na ausência de via aérea avançada, é recomendada uma relação de compressão-ventilação de 30:2 caso haja dois socorristas, e de 15:2 caso haja apenas um socorrista.


D

Para bebês, deve-se comprimir o esterno com 2 dedos ou 2 polegares colocados logo abaixo da linha intermamária; quando a ressuscitação é realizada por um socorrista, é recomendada a técnica de envolver as mãos com os dois polegares.


E

É recomendado aplicar compressão que pressione o tórax aproximadamente em 4 cm para bebês e em 5 cm para crianças, o que corresponde a, pelo menos, um terço do diâmetro anteroposterior do tórax.

Qual das seguintes situações caracteriza uma parada cardiorrespiratória (PCR)?


A

Paciente com pulso fraco e pressão arterial baixa


B

Ausência de resposta, respiração e pulso


C

Paciente sonolento, mas com respiração normal


D

Pulso irregular, mas presença de sinais vitais

Durante a abordagem de um paciente em parada cardiorrespiratória, o enfermeiro precisou utilizar um dispositivo extraglótico (DEG) do tipo supraglótico para manutenção da via aérea avançada.


Um exemplo desse tipo de dispositivo é:


A

tubo laríngeo.


B

cânula faríngea.


C

máscara laríngea.


D

cateter orofaríngeo.


E

tubo traqueo-esofágico.

Em uma unidade de terapia intensiva, o paciente JICQ, adulto, 60 anos, já entubado, sofre uma parada cardiorrespiratória (PCR), e a equipe começa as manobras de reanimação cardiopulmonar. Nesse caso, é necessário


A

manter o paciente conectado ao ventilador mecânico, mudando para o modo controlado, com frequência respiratória de 15 respirações por minuto e FiO2 de 100%, sincronizada com as compressões torácicas.


B

interromper imediatamente a ventilação mecânica, desconectar o paciente do ventilador e realizar ventilação manual com bolsa-válvula-máscara (BVM) a cada 6 segundos, sincronizada com as compressões torácicas.


C

manter o paciente conectado ao ventilador mecânico, utilizando os parâmetros já pré-definidos, realizando ajuste somente na fração inspirada de oxigênio (FiO2) para 100%.


D

desconectar o paciente do ventilador mecânico e promover ventilação manual com bolsa-válvula-máscara a cada 10 segundos, sem necessidade de compressões torácicas.


E

manter o paciente conectado ao ventilador mecânico, ajustando os parâmetros para 6 respirações por minuto e fração inspirada de oxigênio (FiO2) para 95%.

   
Gerar simulado