

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Tanto a União, quanto os Estados, o Distrito Federal e os Município, são responsáveis em seu âmbito administrativo, além de outras responsabilidades que venham a ser pactuadas pelas Comissões Intergestores dentro da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, exceto:
A garantia da integralidade e equidade no acesso às ações e aos serviços de saúde do trabalhador.
Garantir a articulação sistemática entre os diversos setores responsáveis pelas políticas públicas, para analisar os diversos problemas que afetam a saúde dos trabalhadores.
Não monitorar o acesso às ações e aos serviços de saúde do trabalhador.
Criar estratégias para identificar situações que resultem em risco ou produção de agravos à saúde, adotando e/ou fazendo adotar medidas de controle quando necessário.
Garantir a oferta regional das ações e dos serviços de saúde do trabalhador.
Assinale a alternativa INCORRETA: Um dos objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída pela Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012 é “garantir a integralidade na atenção à saúde do trabalhador, que pressupõe a inserção de ações de saúde do trabalhador em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, mediante articulação e construção conjunta de protocolos, linhas de cuidado e matriciamento da saúde do trabalhador na assistência e nas estratégias e dispositivos de organização e fluxos da rede”. Para tanto, são essenciais os seguintes componentes
Atenção primária; atenção especializada, incluindo serviços de reabilitação, atenção pré-hospitalar, de urgência e emergência e hospitalar.
Rede de laboratórios e de serviços de apoio diagnóstico, assistência farmacêutica.
Sistemas de informações em saúde e sistema de regulação do acesso; sistema de planejamento.
Monitoramento e avaliação das ações; sistema de auditoria.
Redes especializadas em Isolamento, assim como os serviços de Home Care na modalidade AD3,considerando as situações de aposentadorias por invalidez, Vigilância à saúde, incluindo a vigilância à saúde do trabalhador.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, é um documento que foi regulamentado pela Organização Mundial da Saúde e tem por objetivo
classificar os estados de saúde com base numa estrutura etiológica, proporcionando um “diagnóstico” de doenças, perturbações ou outras condições de saúde.
classificar as pessoas, descrevendo a situação de cada pessoa dentro de uma gama de domínios de saúde ou relacionados à saúde.
agrupar, sistematicamente, os domínios de saúde e de doença de uma pessoa com uma determinada condição de saúde.
permitir ao utilizador registar perfis úteis da funcionalidade, incapacidade e saúde dos indivíduos em um único domínio.
proporcionar uma base científica para a compreensão e o estudo dos determinantes da saúde, dos resultados e das condições relacionadas à saúde.
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, esta em vigor desde 2004 e visa a redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área da saúde. Assim, segundo esta política, busca-se estabelecer que as ações em saúde do trabalhador desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde, sejam organizadas em todos os níveis de atenção, a partir das seguintes diretrizes:
I. Desenvolvimento e capacitação de Recursos Humanos.
II. Articulação intra e intersetorial.
III. Desestruturação das Redes de Informações em Saúde do Trabalhador.
IV. Atenção integral à saúde dos trabalhadores, envolvendo a promoção de ambientes e processos de trabalho saudáveis, o fortalecimento da vigilância de ambientes, os processos e agravos relacionados ao trabalho, a assistência integral à saúde dos trabalhadores e a adequação e ampliação da capacidade institucional.
V. Participação da comunidade na gestão das ações em saúde do trabalhador.
Com base nas assertivas acima, aponte quais estão corretas:
Todas as assertivas estão corretas.
As assertivas I, II, III, IV.
As assertivas II, III, IV, V.
As assertivas I, II, IV, V.
Luiza, enfermeira da UTI, de um Hospital no interior de Minas Gerais, durante a realização procedimento de acesso venoso se acidentou com uma agulha. Não seguiu corretamente o protocolo de acidentes com perfuro cortantes. Dias depois, precisou se afastar temporariamente do trabalho, mediante o estresse da situação, por saber que o paciente era portador do vírus da imunodeficiência humana e devido às reações causadas pela medicação prescrita. Como trabalhadora da instituição e com base na Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, marque a alternativa CORRETA que se relaciona com o caso da enfermeira Luiza.
Planejamento conjunto entre as vigilâncias, com eleição de prioridades comuns para atuação integrada, com base na análise da situação de saúde dos trabalhadores e da população em geral, e no mapeamento das atividades produtivas e com potencial impacto ambiental no território;
Investimentos na ampliação da capacidade técnica e nas mudanças das práticas das equipes das vigilâncias, especialmente para atuação no apoio matricial às equipes de referência dos municípios;
Incorporação dos agravos relacionados ao trabalho, definidos como prioritários para fins de vigilância, nas listagens de agravos de notificação compulsória, nos âmbitos nacional, estaduais e municipais, seguindo a mesma lógica e fluxos dos demais;
Investimentos na qualificação e capacitação integradas das equipes dos diversos componentes da vigilância em saúde, com incorporação de conteúdos específicos, comuns e afins, nos processos formativos e nas estratégias de educação permanente de todos os componentes da Vigilância em Saúde;
Atualização e ou revisão dos códigos de saúde, com inserção de disposições sobre a vigilância em saúde do trabalhador e atribuição da competência de autoridade sanitária às equipes de vigilância em saúde do trabalhador, nos Estados e Municípios.
Analise a figura abaixo:
Estamos falando do modo de transmissão de que doença:
Dengue
Raiva
Doença de chagas
Esquistossomose
Difteria
O processo de organização e implantação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Portaria nº. 656, de 20 de setembro de 2002 envolverá a implementação de cinco projetos estruturadores. São eles, EXCETO:
Problemas de saúde coletiva e ambiental relacionados ao uso de agrotóxicos.
Acidentes do trabalho fatais e graves.
LER/DORT − Lesões por Esforço Repetitivo.
Problemas de saúde coletiva e ambiental relacionados com a exposição aos metais pesados e solventes orgânicos.
Tratamento da tuberculose.
A Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalho tem como atribuições, planejar, coordenar e orientar a execução do Programa de Alimentação do Trabalhador e da Companhia Nacional de Prevenção de Acidente do Trabalho. Dentro dessas diretrizes, a instituição que confere as execuções das atribuições citadas acima é:
Ministério da Previdência Social.
Fundacentro/ANVISA.
Ministério do Trabalho e Emprego.
Ministério do Meio Ambiente.
Ministério da Saúde.