

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Em relação ao tratamento da dor em casos de queimadura em adultos, deve-se instalar acesso intravenoso e administrar:
Dipirona = de 15 a 25mg/kg em injeção endovenosa (EV).
Dipirona = de 1 a 2 gramas em injeção endovenosa (EV).
Dipirona = de 500mg a 1 grama em injeção endovenosa (EV).
Morfina = 3ml (ou 30mg) diluído em 7ml de solução fisiológica (SF) a 0,9%, considerando-se que cada 1ml é igual a 1mg.
Morfina = 5ml (ou 50mg) diluído em 9ml de solução fisiológica (SF) a 0,9%, considerando-se que cada 1ml é igual a 1mg.
No que concerne ao atendimento ao paciente vítima de queimadura, assinale a alternativa correta.
A queimadura provoca perda da proteção natural do tecido epitelial, favorecendo a instalação de infecções e hipertermia. Considerando tal fato, a enfermagem deve aplicar antitérmicos e o arco de proteção para evitar o peso e aderência dos lençóis e cobertores.
Nos pacientes com náuseas, vômitos e distensão abdominal, deve-se evitar a utilização de sonda nasogástrica. Devido à gravidade do caso, avaliar frequentemente o nível de consciência, sinais de choque, insuficiência respiratória e cardiovascular.
Em relação à infecção, sua proteção decorre da correta utilização da técnica asséptica e manutenção em isolamento de contato. Na medida do possível, seu alinhamento corporal deve ser mantido, para evitar a cicatrização com deformidade articular ou postural.
O método mais utilizado de tratamento das ferid.as é o OCR (oclusão, compressão e repouso), que permite a absorção de secreções e redução da dor. Neste método, deve-se, após a limpeza com solução fisiológica, cobrir as lesões com gazes - embebidas em soro fisiológico - que não adiram à área queimada (evitando rayon e similares).
A Enfermagem deve atentar-se para os sinais de hipoxemia e hipovolemia, que podem ser evitados pelos sedativos; administrar oxigênio por máscara facial ou cateter de oxigênio, sendo proibida a entubação; puncionar uma veia calibrosa para instalar venóclise; colher material para exame e monitorar os sinais vitais e as eliminações.
Assinale a alternativa correta em relação ao conceito de queimadura de segundo grau:
Atinge a camada superficial da pele, que fica vermelha, quente e dolorosa, mas não forma bolhas.
Todas as camadas da pele são lesadas.
A ferida é seca, esbranquiçada ou marrom, e a dor é menos intensa devido aos danos nos nervos.
Atinge mais profundamente a pele, que se apresenta dolorosa, vermelha e com bolhas.
As alternativas (B) e (C) estão corretas.
No Brasil, os acidentes representam a principal causa de morte entre crianças e adolescentes de um a 14 anos; dentre eles estão as queimaduras.
Sobre os cuidados imediatos com as queimaduras, é correto afirmar:
Deve-se imediatamente retirar as roupas que estão aderidas à pele, para reduzir o calor local.
Em acidentes domésticos, os pais da criança devem ser orientados, ainda em casa, a aplicarem produtos caseiros como pasta de dente, pomadas, entre outros, até que receba o primeiro atendimento.
Em presença de bolhas causadas pela queimadura indica-se que estas sejam perfuradas para favorecer a cicatrização.
As condutas iniciais ao paciente queimado são: afastamento da vítima da fonte de calor, seguido por imediato resfriamento da pele com água corrente proveniente de torneira ou ducha.
O prática de resfriamento por água abundante da parte queimada é contraindicada em crianças e adolescentes pelo risco de hipotermia.
Sobre cuidado de Enfermagem ao paciente vítima de queimadura, assinale a alternativa CORRETA.
Algumas alternativas caseiras são indicadas para serem aplicadas na área acometida pela queimadura, tais como clara de ovo, creme dental, manteiga e pó de café, pois contribuem para o processo de recuperação da área afetada, pois as enzimas produzidas por essas substâncias aceleram o processo cicatricial da derme.
Deve-se fazer o resfriamento da área queimada, que pode ser alcançado por meio do uso de compressas em bebidas em soro fisiológico a 0.9% ou água à temperatura ambiente.
No que diz respeito ao atendimento inicial do paciente vítima de queimadura, não se deve remover as fontes de calor, tais como roupas e adornos, para evitar traumas na epiderme.
Em caso de queimaduras por água-viva, devem ser irrigadas com água-doce, devendo também ser aplicado gelo e orientar a não esfregar a área afetada.
As queimaduras são lesões decorrentes de agentes (tais como a energia térmica, química ou elétrica) capazes de produzir calor excessivo que danifica os tecidos corporais e acarreta a morte celular. Um dos fatores de risco eminente para um prognóstico ruim em grande queimado é
lesão medular.
convulsão.
apneia.
hipotermia.
São características de queimadura de 2º grau profunda, EXCETO:
Destruição superficial da derme.
Dor em menor intensidade.
Pele brilhosa, úmida e cm exsudato.
Geralmente sem flictemas.
Uma criança é recebida com lesões extensas em membros superiores, ocasionadas por queimadura térmica (calor). Em um primeiro atendimento na unidade de saúde, a seguinte conduta deve ser adotada:
Não movimentar ou retirar roupas, ainda que não estejam aderidas à superfície da pele lesionada.
Irrigar os membros com água morna para não causar choque térmico e realizar desbridamento até a chegada de serviço móvel de emergência.
Garrotear membros superiores para evitar piora do processo inflamatório local e irrigar com água fria para vasoconstrição.
Irrigar membros com soro fisiológico em abundância, removendo tecidos que não estejam aderidos às lesões.
Irrigar com composto de ácidos graxos essenciais ou óleos disponíveis na unidade de saúde, preservando a hidratação das lesões.
Considerando a classificação das queimaduras, marque a alternativa que caracteriza a lesão de segundo grau:
hiperemia ou vermelhidão, calor, edema discreto, ardência e ressecamento da pele.
destrói todas as camadas da pele, atingindo tecidos adjacentes e profundos.
presença de flictenas ou bolhas com conteúdo líquido ou coloide.
geralmente, aparecem em pessoas que se expuseram demasiadamente ao sol (raios ultravioletas) e/ou ao calor extremo.
pele endurecida, de coloração acinzentada ou nacarada.
Com relação aos cuidados com pacientes vítimas de queimaduras, está incorreto:
observar o padrão respiratório e em caso de dispneia, tiragem intercostal, principalmente quadro de tosse carbonácea proceder a intubação.
paciente vítima de queimadura elétrica ou química deve-se ter monitorização cardíaca (ECG) contínua devido ao risco aumentado de arritmias.
realizar profilaxia tetânica.
avaliar pela escala de Glasgow o estado neurológico.
em caso de sondagem vesical - a diurese desejável no adulto é de 1,5ml/Kg/hora e nas crianças de 2ml/kg/h, se queimadura elétrica 1,5 ml/kg/h.
As queimaduras podem ser classificadas segundo sua extensão. Para fazer o cálculo da Superfície Corporal Queimada (SCQ), utiliza-se a Regra dos Nove e apresenta-se o resultado da soma em percentagem (% de SCQ). Nesse caso, face representa 3%, tórax 18% e membro superior 15%.
Certo
Errado
Avalie as condutas abaixo relacionadas ao atendimento de um paciente com queimadura térmica e marque, Verdadeiro (V) ou, Falso (F):
( ) Realizar a mobilização cuidadosa e, se outros traumas concomitantes, considerar imobilização adequada da coluna cervical, tronco e membros, em prancha longa com alinhamento anatômico, sem atraso para o transporte.
( ) Expor a área queimada, retirando as roupas que estejam aderidas.
( )No politraumatizado grave, priorizar o atendimento à queimadura e em seguida avaliar o trauma e os demais efeitos sistêmicos da queimadura.
( ) Irrigar com soro fisiológico em abundância, objetivando o resfriamento da área queimada; em seguida cobrir com compressas secas, estéreis e não aderentes.
A sequência correta é:
V F F V.
V V F F.
F F F V.
V F V V.
V V V V.
Os cuidados ao paciente com queimadura devem ser realizados por uma equipe multidisciplinar e são voltados para o tratamento da lesão e reabilitação do paciente, sempre com o intuito de minimizar sequelas. Neste sentido, é fundamental que o enfermeiro reconheça a fisiopatologia das queimaduras para realizar um atendimento adequado e seguro.
Analise as afirmativas abaixo sobre a fisiopatologia e os cuidados aos pacientes queimados.
1. Uma das consequências de um paciente queimado é a resposta hipermetabólica que está associada com um aumento do gasto de energia sistêmica e catabolismo muscular, levando ao aumento das citocinas e catecolaminas, deixando o paciente mais susceptível a infecções.
2. Nos pacientes queimados ocorre um aumento dos eletrólitos e proteínas plasmáticas, resultando em aumento do débito cardíaco e hemoconcentração.
3. Dentre os cuidados ao grande queimado está a reposição volêmica, com o intuito de se evitar um quadro de choque hipovolêmico e insuficiência renal aguda.
4. A queimadura provoca sistematicamente a liberação de substâncias vasoativas, entre elas, histamina, prostaglandinas, interleucinas e metabólitos do ácido aracdônico, o que resulta em uma resposta inflamatória sistêmica.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
Um adulto com queimadura em espessura parcial profunda no membro inferior esquerdo anterior e posterior, terá um percentual de superfície queimada, de acordo com a Regra dos Nove, de:
9%.
18%.
27%.
36%.
Sobre a Assistência de Enfermagem à criança e adolescente com queimaduras, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.
Frente à queimadura na criança/adolescente são comuns as reinternações hospitalares, geradoras de estresse e desencadearas de mudanças psicossociais para o binômio criança e família.
Queimaduras causam graves distúrbios da imagem corporal devido às consequências do trauma no corpo. Consoante à profundidade e extensão delas, podem provocar alterações mais reparáveis e até mesmo irreparáveis na identidade da criança e do adolescente.
O tratamento da criança/adolescente com queimadura é simples, rápido e de baixo custo, geralmente realizado no âmbito da atenção básica.
A criança e o adolescente vítimas de traumas por queimaduras necessitam de uma rede de apoio social, pois a escola, os amigos e a convivência na sociedade são essenciais para uma reestruturação no que tange ao seu aspecto emocional e sua reinserção no meio social.
A queimadura é apontada em vários estudos entre as causas acidentais mais frequentes entre crianças e adolescentes.
As queimaduras são lesões produzidas no organismo, por agentes térmicos, elétricos, produtos químicos, radiação ionizante, entre outros.
Assinale a alternativa que apresenta um cuidado correto para o paciente acometido por queimadura.
Manter a roupa do acidentado, mesmo se ela ainda contiver parte da substância que causou a queimadura.
Romper as bolhas formadas pela queimadura e colocá-las em contato com água corrente.
Retirar as roupas queimadas mesmo que estiverem aderidas à pele.
Aplicar pomadas, cremes, manteiga, pasta de dente ou outras substâncias empíricas sobre a queimadura, pois ajudam na cicatrização.
Não aplicar gelo sobre a queimadura, pois ele poderá agravá-la.
A queimadura é uma lesão produzida nos tecidos de revestimento do organismo, causada, geralmente, por agentes térmicos, produtos químicos, eletricidade, radiação e outros. No atendimento pré-hospitalar, é imprescindível ao profissional da saúde o conhecimento referente à classificação e aos métodos de avaliação das queimaduras. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Regra dos noves.
2. Queimadura de 2º grau.
3. Queimadura.
4. Queimadura de 3º grau.
5. Queimadura de 1º grau.
Coluna 2
( ) Atinge derme e epiderme.
( ) Atinge camadas profundas do tecido subcutâneo.
( ) Caracterizada por área avermelhada, hiperemiada, com temperatura elevada.
( ) Atinge a epiderme.
( ) Determina a extensão da área queimada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 4 – 3 – 5 – 1.
2 – 4 – 5 – 3 – 1.
5 – 2 – 1 – 3 – 4.
4 – 5 – 1 – 2 – 3.
1 – 2 – 3 – 5 – 4.
T. U., adulto, foi vítima de queimadura por acidente com frasco de álcool em tórax anterior, cabeça e pescoço.
De acordo com a regra dos nove, este paciente apresenta quanto da SCQ:
27% de SCQ.
17% de SCQ.
33% de SCQ.
39% de SCQ.
9% de SCQ.
Para se avaliar a extensão/superfície corporal queimada, tem-se indicação de diferentes métodos. A Regra de LundBrowder está sendo mais recomendada, pois contempla as variações corporais de acordo com a idade. Sobre essa regra, assinale a alternativa correta.
A região do pescoço, o antebraço direito e o esquerdo equivalem a 2% para cada região
O troco anterior e o tronco posterior equivalem a 13% para cada região, independentemente da idade.
A pontuação da região da cabeça vai aumentando à medida que a idade aumenta, isto é, é diretamente proporcional.
A pontuação da genitália tem o valor fixo de 3%, para crianças e adultos.
Uma queimadura que afeta a epiderme sem formar bolhas, causando vermelhidão, dor e edema, é classificada como
de primeiro grau.
de segundo grau.
de terceiro grau.
de quarto grau.
de quinto grau.