

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para promover a adesão do idoso à terapia farmacológica, a equipe multidisciplinar deve considerar os diversos fatores intervenientes e adotar intervenções, tais como:
envio de mensagem por correio e rodízio no uso e dosagem dos medicamentos.
uso de caixas dispensadoras e contato pessoal, por telefone ou internet.
envio de mensagem oficializada por meio de memorando e abolição dos medicamentos que, rotineiramente, os idosos esquecem de ingerir.
simplificação do esquema farmacológico por meio do rodízio no uso dos medicamentos ou fracionamento da dosagem.
contato pessoal e abolição dos medicamentos que rotineiramente os idosos esquecem de ingerir.
Sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, analise as seguintes afirmativas:
I. Tem como finalidade primordial a recuperação, manutenção e promoção da autonomia e da independência da pessoa idosa, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.
II. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.
III. Uma série de desafios precisam ser enfrentados, entre eles, a escassez de estruturas de cuidado intermediário e suporte qualificado ao idoso e seus familiares, destinados a promover intermediação segura entre a alta hospitalar e a ida para o domicílio.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e II.
I, II e III.
No Brasil, é definida como idosa a pessoa que tem 60 anos ou mais de idade. Segundo o Ministério da Saúde, quais são as três principais causas de mortalidade de idosos no Brasil?
I. Doenças do aparelho circulatório.
II. Doenças do sistema nervoso.
III. Neoplasias (tumores).
IV. Doenças do aparelho respiratório.
V. Doenças do aparelho geniturinário.
Quais estão corretas?
Apenas I, II e III.
Apenas I, III e IV.
Apenas I, IV e V.
Apenas II, III e V.
Apenas II, IV e V.





A realização regular de exercícios, a adequada exposição ao sol e o consumo de chás sem cafeína antes de dormir, orientações conhecidas como higiene do sono, podem favorecer a qualidade do sono de pessoas idosas.
Sobre a Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento, assinale a alternativa correta.
A Saúde do Idoso aparece como uma das prioridades no Pacto pela Vida, mantendo a preocupação histórica com a saúde da população idosa brasileira nas políticas públicas do Brasil.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente existem no Brasil, aproximadamente, 20 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, o que representa pelo menos 10% da população brasileira. Segundo projeções estatísticas da Organização Mundial de Saúde – OMS, no período de 1950 a 2025, o grupo de idosos no país deverá ter reduzido em quinze vezes.
Os agravos decorrentes das doenças crônicas não transmissíveis têm sido as principais causas de óbito na população idosa, seguindo uma tendência mundial. Quando são analisadas as causas específicas, a doença cerebrovascular ocupa o primeiro lugar em mortalidade no país, tanto em idosos quanto na população geral, e as doenças cardiovasculares, o segundo lugar.
É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde - SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, apenas para recuperação da saúde, incluindo atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
Não estando o idoso em condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde que lhe for mais favorável, esta será feita exclusivamente pelo curador, quando o idoso for interditado.
De acordo com Brunner & Suddarth (2009), o envelhecimento, processo normal de alteração relacionada com o tempo, começa com o nascimento e continua por toda vida. Sobre os problemas de saúde mental no idoso, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1; 2; 3.
2; 3; 1.
3; 1; 2.
3; 2; 1.
Em relação aos programas de saúde do idoso, leia as frases abaixo e marque (F) se a afirmativa for falsa e (V) se for verdadeira. Em seguida, assinale a alternativa que contém a seqüência correta de cima para baixo.
( ) No Brasil é considerada idosa a pessoa com 60 anos ou mais, enquanto que nos países desenvolvidos idoso é aquele que tem 65 anos ou mais (OMS).
( ) Ao idoso internado ou em observação é assegurado o direito a acompanhante, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral, segundo critério médico.
( ) Indivíduos a partir de 65 anos ou mais de idade deverão receber a vacina contra influenza.
F,F,F.
V,V,V.
F,F,V.
V,V,F.
A respeito da assistência de enfermagem em gerontologia, assinale a opção correta.
Fragilidade, vulnerabilidade e incapacidade são conceitos considerados sinônimos quando se realiza a avaliação do processo de envelhecimento da pessoa idosa.
A adesão do idoso portador de doença crônica ao projeto terapêutico singular depende da gravidade de seu quadro clínico.
Uma atribuição do enfermeiro da estratégia de saúde da família, no cuidado ao idoso, é prescrever a medicação solicitada pela família ou pelos cuidadores.
A medida de independência funcional é um instrumento que avalia e quantifica o desempenho do idoso na realização de tarefas referentes às funções motoras e cognitivas.
A escala de PFEFFER é utilizada para avaliar o equilíbrio e a marcha do idoso.
Com relação à saúde do idoso, assinale a sequência correta de assertivas verdadeiras ou falsas.
( ) A incidência de acidentes em idosos ocorre, com maior frequência, fora dos seus lares, com altos índices de fraturas de extremidades.
( ) É objeto das ações de saúde a promoção do envelhe-cimento ativo, isto é, envelhecer mantendo a capacidade funcional e a autonomia.
( ) Promover atividades em grupo, bem como a participação do idoso na vida em comunidade, auxiliam a controlar a depressão e o isolamento social.
( ) Dentre as alterações físicas apresentadas pelos ido-sos, a incontinência urinária e a instabilidade postural são aquelas consideradas as de menor incidência.
( ) A prevenção da morbimortalidade por influenza e suas complicações é realizada por meio da imunização específica, realizada anualmente.
V, F, V, V, F.
V, V, V, F, F.
F, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
F, V, F, V, V.
Dentre as ações de promoção da saúde que ajudam os idosos a manter a função respiratória ampliada incluem-se:
exercitar-se regularmente e ingerir os líquidos adequados para liquefazer as secreções brônquicas.
ingerir dieta rica em cálcio e dar preferência ao banho de chuveiro ao de banheira.
receber imunização anual contra influenza e limitar a ingesta de fósforo.
evitar a exposição às infecções do trato respiratório superior e lubrificar a pele.
evitar o fumo e incentivar o uso de laxativos.
O diagnóstico de hipertensão é confirmado com pelo menos duas leituras subsequentes de pressão elevada. Nas pessoas idosas, o diagnóstico de hipertensão primária é realizado com os seguintes parâmetros de pressão:
sistólica excede a 140 mmHg, e o valor diastólico está próximo do normal.
diastólica inferior a 90 mmHg, e a sistólica não excede a 140 mmHg.
diastólica superior ou igual a 90 mmHg, independente da pressão sistólica.
sistólica está normal, independente da pressão diastólica.
diastólica não excede a 90 mmHg, e o valor sistólico continua normal.
As quedas representam um grande problema para as pessoas idosas, devido às inúmeras consequências para a saúde futura do idoso.
Na assistência de enfermagem ao idoso, objetivando a prevenção das quedas indica-se, EXCETO
utilização de dispositivos de auxílio à marcha (bengalas, andadores) quando necessária.
tomar banho assentado, quando houver instabilidade postural.
medidas de reorganização do ambiente residencial, tais como: retirada de tapetes e uso de corrimões.
uso de medicamentos para tratamento da tonteira e da vertigem.
Dentre as orientações especiais do Ministério da Saúde (2009) para auxiliar a autonomia da pessoa idosa, com relação à alimentação, constam
a montagem da mesa de refeição com o máximo de estímulos visuais, a fim de facilitar o direcionamento da percepção visual da pessoa idosa para o alimento.
a inovação diária na composição da mesa de refeição, com alternância das regras de etiqueta, para que a pessoa idosa continue a se sentir estimulada e integrada ao ambiente familiar.
a padronagem das toalhas de mesa devem apresentar várias cores, estampas e bordados, para estimular a pessoa idosa na identificação dos utensílios.
o uso de apenas uma colher de cabo grosso, como uma das opções, quando a atividade motora limita o emprego dos outros talheres.
a utilização de caneca sem tampa e sem canudo, para facilitar o manuseio de tais utensílios pela pessoa idosa com atividade motora limitada.
Segundo o Ministério da Saúde, nas orientações à família do idoso sobre medidas práticas para a minimização de quedas na residência e suas consequências, recomenda-se
a retirada de tapetes no início e no fim de escadas e a utilização de dispositivos de auxílio à marcha.
a reorganização do ambiente interno da residência, mesmo sem o consentimento da pessoa idosa.
a sugestão de colocação de um diferenciador de degraus e de corrimãos unilaterais nas escadas.
o incentivo ao uso de banheiras pelos idosos, quando da instabilidade postural.
a restrição de acesso a determinados ambientes da casa, se idoso em uso de medicamentos anticoagulantes.
A Fragilidade é uma síndrome clínica apresentada por idosos e a detecção precoce de um ou dois sintomas contribui na prevenção. Segundo o fenótipo, relacionado à Fragilidade, construído por Fried e colaboradores, a síndrome inclui componentes, possíveis de serem mensurados e identificados, como
perda de peso intencional no último mês e baixo nível de atividade física.
fadiga durante exercícios aeróbicos e homeostase corporal mantida.
perda de força de sustentação em ambas as pernas e perda progressiva da memória.
diminuição da velocidade da marcha e da força de preensão na mão dominante.
diminuição da acuidade visual e ganho de peso não intencional de até três quilos ao ano.