

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A vacinação é uma ferramenta essencial para proteger a saúde individual e coletiva, prevenindo doenças graves, reduzindo complicações, controlando a propagação de doenças infecciosas e melhorando a qualidade de vida das populações. Nesse contexto, quantos ml deverão ser administrados por via intramuscular da vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP)?
2,0 ml.
1,5 ml.
1,0 ml.
0,5 ml.
0,2 ml.
Sobre administração de medicamentos, considere as afirmativas a seguir:
I- Faz parte do procedimento para administração por via oral: fazer a etiqueta de identificação, contendo as informações do medicamento (nome, dosagem, horário e via de administração) e do paciente (nome e leito); preparar a medicação (observando sua validade), iniciando pelo primeiro medicamento que o paciente irá tomar; colocar o medicamento no copo, sem tocá-lo; colocar o paciente sentado, ou em decúbito elevado; entregar o copo com a medicação; fornecer água; esperar o paciente deglutir todos os medicamentos.
II- Faz parte do procedimento para administração por via retal: conferir as prescrições médica e de enfermagem; comparar as prescrições com o rótulo do medicamento, a fim de garantir que se trata: (1) do paciente certo; (2) do medicamento certo; (3) da dose certa; (4) da via de administração certa e (5) do horário certo; calçar as luvas de procedimento; solicitar ao paciente que faça a higiene da região anal, ou realizá-la quando ele estiver impossibilitado; colocar o paciente em posição de Sims (decúbito lateral esquerdo) ou na posição genupeitoral.
III- Os materiais necessários para a administração de medicamento por via vaginal são: bandeja; medicamento prescrito; comadre; material para higiene íntima; luvas de procedimento; aplicador vaginal; absorvente higiênico; e biombo.
É CORRETO o que se afirma em:
I, II e III.
I apenas.
II apenas.
II e III apenas.
I e III apenas.
O que é posologia no contexto da administração de medicamentos:
Estudo dos mecanismos relacionados às drogas.
Quantidade de uma droga que causa a morte.
Estudo das doses de administração dos medicamentos.
Interação medicamentosa.
A equipe de enfermagem é responsável pela administração dos medicamentos aos pacientes/usuários em todas as instituições de saúde. Fato é que tal atividade reveste-se de grande importância para profissionais e pessoas envolvidos, na medida em que é experiência cotidiana, de responsabilidade legal da equipe de enfermagem, e ocupa papel de destaque na função terapêutica a que o paciente/usuário está submetido. Portanto, é imprescindível que a equipe de enfermagem, durante a terapêutica medicamentosa, observe e avalie sistematicamente o paciente/usuário quanto a possíveis incompatibilidades farmacológicas, reações indesejadas, bem como interações medicamentosas, com o intuito de minimizar riscos. Considerando as diferentes vias de administração de medicamentos encontradas na literatura, assinale a alternativa correta:
A via inalatória utiliza gases como meio de transporte para medicamentos. Na sua maioria, os medicamentos assim administrados têm ação no sistema respiratório. Popularmente, essa via é conhecida por inalação. Durante a execução de sua técnica, o profissional de enfermagem deve se atentar na vazão do gás, que deve se manter entre 80 e 85 litros por minuto, ou conforme prescrição médica.
Para a administração do medicamento pela via epidural, o médico anestesista instala um cateter epidural por uma via percutânea no espaço epidural, que está localizado entre o ligamento flavum e a duramáter, estendendo-se desde o forame magno até a membrana sacrococcígea. Esse espaço potencial é preenchido por veias epidurais, gordura e tecido areolar frouxo. Os medicamentos administrados por essa via devem ser soluções aquosas, neutras, isotônicas, rigorosamente estéreis. Devido à capacidade de absorver grandes volumes e à lentidão de movimento do LCR, as preparações injetadas devem apresentar pH e tonicidade próximos dos valores fisiológicos.
O espaço intrapleural está interposto entre a pleura visceral, que recobre a superfície dos pulmões, e a pleura parietal, que reveste a cavidade torácica. Esse espaço contém uma quantidade pequena de líquido pleural, para permitir o deslizamento suave das membranas pleurais durante a respiração. A administração de medicamentos por essa via está contraindicado nos casos de pneumotórax espontâneo; derrames pleurais; paciente em uso de quimioterápicos.
A via intraóssea possibilita a administração rápida de líquidos e medicamentos na medula óssea. Essa via de administração pode ser usada para lactentes, crianças ou adultos, quando não for possível estabelecer um acesso venoso de emergência, nos primeiros dois minutos após o atendimento inicial, no caso de parada cardiorrespiratória. Pode também ser utilizada para administrar-se anestesia regional durante o tratamento de distúrbios ortopédicos, nos quais não foi possível conseguir acesso venoso ou se tal fato for inexequível. Tem um índice elevado de sucesso e poucas complicações. Porém, não deve ser usada em pacientes com uma área infectada, em osso no qual o acesso intraósseo já tenha sido tentado, em osso com fratura exposta, em paciente com tumor ou com osteoporose. Os medicamentos ou líquidos podem ser infundidos por gravidade ou por bomba de infusão.
O medicamento administrado pela via intra-articular é liberado diretamente na cavidade sinovial de uma articulação para suprimir a inflamação, atenuar a dor, ajudar a conservar a mobilidade articular, evitar contraturas e retardar a atrofia muscular. Os medicamentos mais comumente assim administrados são corticoides, anestésicos e lubrificantes, sendo utilizados no tratamento de artrite e outras doenças articulares. Para que ocorra o efeito desses medicamentos, eles precisam ser absorvidos pelos tecidos ou pelas células. A via intra-articular é utilizada com cautela pelos médicos, devido ao risco de infecção e à dificuldade associada à aplicação pela articulação sinovial. O uso dessa via é indicado para pacientes com infecção articular, instabilidade ou fratura, infecção fúngica sistêmica, psoríase na região a ser injetada ou artroplastia total.
Foi prescrito Penicilina Cristalina 2.500.000 UI de 4/4 horas em SF 0,9% de 100 ml para correr em 30 minutos via endovenosa. Considerando que a instituição de saúde dispõe de frasco de Penicilina Cristalina de 5.000.000 UI e equipo microgotas, assinale a alternativa que completa de forma CORRETA e respectivamente as lacunas da afirmativa a seguir, que descreve como o técnico em enfermagem deve realizar o preparo e a administração desse medicamento.
“Diluir a Penicilina cristalina em ____ ml de diluente, aspirar ____ ml do medicamento e adicionar ao frasco de 100 ml de SF 0,9%, e administrar ____ microgotas/minuto”.
10 – 5 – 200.
6 – 3 – 208.
8 – 4 – 208.
8 – 5 – 210.
A aplicação de um medicamento por via intravenosa, de forma intermitente:
Contínua.
Não-contínua.
Bolus.
IM.
Hipodermóclise.
Sobre a administração de medicamentos pela via intramuscular, (IM), assinale alternativa incorreta.
O músculo ventroglúteo envolve o glúteo médio; está situado profundamente e distante dos principais nervos e vasos sanguíneos. Esse sítio é o preferido e o mais seguro para todos os adultos, crianças e lactentes.
O músculo deltoide é bastante acessível, desenvolvido e pode ser utilizado para administrar grandes volumes de medicações ou imunizantes IM em crianças e adultos.
Para localizar o músculo ventroglúteo deve-se colocar a palma da mão sobre o trocânter maior do quadril; apontar o polegar em direção à virilha do paciente; apontar o dedo indicador em direção à espinha ilíaca superoanterior; e estender o dedo médio para trás ao longo da crosta ilíaca, em direção às nádegas. O dedo indicador, o médio e a crosta ilíaca formam um triângulo em forma de “V”. O sítio da injeção é o centro do triângulo.
O músculo vasto lateral é outro sítio para injeção em adultos e o preferido para a administração de imunobiológicos para lactentes e crianças.
O método do trajeto em “Z”, que é uma técnica de puxar a pele durante uma injeção, é recomendado para as injeções IM.
A administração de medicamentos é dos procedimentos de maior responsabilidade para a equipe de enfermagem. Para executar este procedimento é necessário conhecimento sobre farmacologia e terapêutica médica, principalmente em relação ação, a dose, aos efeitos colaterais e as vias de administração. Trata-se de uma via não parenteral a via
intravenosa.
subcutânea.
sublingual.
intramuscular.
Ao administrar qualquer medicamento para um paciente, o profissional da área da saúde, incluindo-se o de enfermagem, tem como objetivo primordial alcançar os efeitos terapêuticos desejados provocando o mínimo de efeitos colaterais. Assim, considerando as vias de administração de medicamentos, associe adequadamente as colunas a seguir, e assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
1- Via oral.
2- Via sublingual.
3- Via retal.
4- Via subcutânea.
5- Via transdérmica.
( ) Via utilizada quando o paciente não apresenta condições de deglutir fármacos ou em casos nos quais é necessário que o medicamento não tenha contato com a circulação ou com o suco gástrico.
( ) Consiste em oferecer o medicamento que será deglutido ou não com auxílio de líquidos.
( ) Utilizada para administrar medicamento por meio da pele com o uso de adesivos. Esses medicamentos podem ter ação local ou sistêmica.
( ) Utilizada para administração de insulina, anticoagulantes, algumas vacinas, adrenalina e hormônios.
( ) Consiste em administrar o medicamento diretamente sob a língua e deixar que sua absorção seja realizada pela mucosa oral.
3, 1, 4, 5, 2.
3, 1, 5, 4, 2.
4, 1, 5, 3, 2.
5, 1, 4, 3, 2.
A administração de medicamentos pela via intramuscular (IM) é um procedimento frequentemente realizado nos serviços de saúde. Dentre outros cuidados, destaca-se que a seleção adequada do local para a aplicação da injeção e o volume máximo do fármaco a ser infundido são fatores determinantes para a segurança do paciente.
Nesse contexto, considerando a administração de medicamento por essa via, relacione as colunas 1 e 2 abaixo:
Coluna 1 Região
1. Região deltóidea
2. Região dorsoglútea
3. Região face anterolateral da coxa
4. Região ventroglútea ou local (técnica) de Hochstetter
Coluna 2 Descrição
( ) Tem a desvantagem da proximidade com estruturas nervosas e artérias principais, sendo esta sua maior contraindicação.
( ) É facilmente acessível, entretanto está próxima ao nervo radial e vasos, além de absorver um pequeno volume, no máximo 2 ml.
( ) Por não se encontrar localizada próxima a nervos e artérias principais, é a região indicada para grandes volumes de injeção, não se excedendo a 5 ml.
( ) É indicada para todas as faixas etárias, especialmente nas crianças menores de dois anos de idade.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1 • 3 • 2 • 4
1 • 3 • 4 • 2
2 • 1 • 4 • 3
2 • 1 • 3 • 4
3 • 1 • 4 • 2
A administração de medicamentos por via retal, como a lavagem intestinal/ enteroclisma e o clister/enema, é de responsabilidade do (PARECER n. º 024/2021):
Enfermeiro, e pode ser delegada ao técnico de enfermagem e ao auxiliar de enfermagem.
Enfermeiro, e não pode ser delegada ao técnico de enfermagem e ao auxiliar de enfermagem.
Técnico de enfermagem e ao auxiliar de enfermagem.
Auxiliar de enfermagem.
Técnico de enfermagem.
A punção e administração de medicamentos pela equipe de enfermagem faz parte da prática diária nos cuidados realizados no atendimento ao paciente. A punção da jugular externa é um procedimento amplamente utilizado para administração de doses rápidas ou de maior volume. Considerando a punção da jugular externa, assinale a alternativa correta.
Não há complicações decorrentes da punção deste acesso, podendo ser realizado facilmente por profissionais de saúde capacitados.
É utilizada principalmente em situações de urgência e emergência, cuidados intensivos e cirúrgicos e nos casos de fragilidade de acesso em vasos dos membros superiores e inferiores.
Apresenta vantagens que devem ser consideradas, como sendo de fácil punção, pela sua localização anatômica.
Seu fluxo facilita em manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e na estabilização da coluna cervical.
Na administração de medicamentos em pediatria, alguns fatores devem ser observados e avaliados pelo enfermeiro. Considerando-se a rediluição de terapêuticos para administração em crianças, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Não oferecer volume em excesso, pois pode comprometer o sistema circulatório e renal, levando a um acúmulo de líquidos e gerando um edema na criança.
( ) O tempo de infusão do medicamento também deve ser observado. Não se deve correr rapidamente, mas lentamente pela bureta, principalmente na administração de vancomicina, aminofilina e antifúngicos, que devem ser administrados em 1 hora.
( ) Ao se administrar um medicamento, nunca se deve utilizar as bombas de seringa, principalmente em neonatos.
E - E - C.
C - C - E.
C - E - E.
E - C - C.
A administração de anti-inflamatórios intravenosos é privativa do enfermeiro.
Certo
Errado
Durante a administração de uma medicação subcutânea, qual cuidado de enfermagem é fundamental para garantir a segurança do paciente e a efetividade da terapia?
Massagear o local da aplicação vigorosamente para facilitar a absorção do medicamento.
Aplicar o medicamento em um ângulo de 90 graus em relação à pele.
Realizar a aspiração da seringa antes da administração para verificar a presença de sangue.
Administrar o medicamento em áreas com hematomas ou lesões de pele.
A administração ___________ de medicação é empregada sobretudo para fins diagnósticos. Essa via resulta em pouca absorção sistêmica e produz efeito local, principalmente.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
oral
intravenosa
intradérmica
subcutânea
sublingual
Sobre as vias de administração de medicamentos, é importante que o profissional de enfermagem tenha conhecimento da técnica da via escolhida. Sobre isso, leia as afirmativas abaixo:
I. Na via intramuscular, quando o local de inserção da agulha é no músculo deltoide, utiliza-se o ângulo de 90º; no músculo dorso glúteo, é utilizado o ângulo de 60º, pelo fato de esse músculo ser mais espesso.
II. O ângulo de inserção da agulha utilizado na via intradérmica é o de 15º, com o bisel lateralizado.
III. Na administração por via subcutânea, o ângulo é de 90º e o bisel para baixo.
IV. Para realizar uma punção venosa, o ângulo correto é o de 15º, com o bisel da agulha voltado para cima.
Está(ão) CORRETA(S) apenas
l e lI.
I e III.
II.
IV.
III.
Sobre as vias de administração de vacinas, assinale a alternativa correta.
A via oral é utilizada para a administração de soluções que são melhor absorvidas no trato gastrointestinal, é a via mais utilizada por ser segura, fácil e econômica.
A via subcutânea é utilizada para a administração da vacina BCG por ser uma via de absorção lenta e pouco utilizada.
A via intradérmica é utilizada para a administração de soluções que necessitam ser absorvidas rapidamente e também quando é necessário obter efeitos mais imediatos.
A via intramuscular é utilizada para a administração de volumes inferiores a 1,5ml de soluções que necessitam ser absorvidas mais lentamente, assegurando uma ação contínua.
“Consiste na administração de medicamentos ou soluções estéreis diretamente na pele ou mucosa.”
O texto acima refere-se a administração de medicamentos por via:
Intermédica.
Endovenosa.
Cutânea ou tópica.
Intramuscular
Oral.
A via de administração é a maneira como o medicamento entra em contato com o organismo. Com relação as vias de administração de medicamentos, assinale a alternativa correta:
Via intravenosa os medicamentos podem ter apresentação em comprimidos, cápsulas, pós ou líquidos.
A via oral apresenta um efeito mais rápido, é a primeira opção durante emergências.
A via intramuscular não tem efeito tão imediato, se comparada com os medicamentos administrados por via intravenosa, mas são bastante eficientes.
Na via sublingual a absorção do medicamento é lenta.