Questões de Concurso sobre Sistemas de Esgoto - Página 41 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Sistemas de Esgoto

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
1.483 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Considere o cenário de 4 filtros rápidos de areia, dispostos em paralelo, para atender uma demanda de vazão de 18.400 m3/dia, a uma taxa de filtração de 216 m3/dia.m2.


É correto afirmar que, se o número de filtros for reduzido em uma unidade e a área de cada filtro for aumentada em 1/3, a taxa de filtração


A

dobra o seu valor.


B

permanece no mesmo valor.


C

reduz o seu valor pela metade.


D

reduz o seu valor para um terço.

O gerenciamento de obra de saneamento deve ser considerado como um dos requisitos fundamentais para garantir a melhor aplicação do investimento em um empreendimento. Com relação às fases características do gerenciamento técnico de obras de saneamento, avalie o que se afirma serem estratégias.


I - A identificação das fontes orçamentárias do empreendimento e o desenvolvimento inicial do anteprojeto com sua evolução até o projeto básico da obra.

II - A elaboração de cronograma de execução do empreendimento com definição de prazos, metas e marcos contratuais e o detalhamento do projeto executivo da obra.

III - O levantamento do orçamento preliminar referente aos custos da obra por meio da utilização de indicadores históricos e da delimitação do empreendimento em lotes, fases e forma de contratação.

IV - A composição do orçamento analítico da obra com relação aos custos dos serviços e de insumos, considerando-se baixas margens de erro e o detalhamento do projeto com inclusão de todos os elementos necessários à execução da obra.


Está correto apenas o que se afirma em


A

II.


B

I e III.


C

II e IV.


D

I, III e IV.

A figura a seguir exemplifica um fluxograma de tratamento biológico de esgoto sanitário.


Imagem associada para resolução da questão


Acerca da figura é correto afirmar que se trata do fluxograma do processo de


A

lodos ativados convencional.


B

lodos ativados com aeração prolongada em batelada.


C

lodos ativados com aeração prolongada.


D

sistemas de lagoas aeradas mecanicamente seguidas de decantador.


E

reator UASB seguido de decantador secundário.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), um sistema de esgotamento sanitário pode ser entendido como conjunto de infraestruturas, equipamentos e serviços, com o objetivo de coletar e tratar os esgotos domésticos e com isso evitar a proliferação de doenças e a poluição de corpos hídricos após seu lançamento na natureza. São órgãos acessórios das redes coletoras de esgoto sanitário, EXCETO:


A

Trecho.


B

Poço de visita e tubo de inspeção e limpeza.


C

Terminal de limpeza.


D

Caixa de passagem e sifão invertido.


E

Passagem forçada.

Compostos nitrogenados são considerados poluentes ou indicadores importantes de poluição da água em um corpo hídrico. Sobre os compostos nitrogenados presentes em esgotos não tratados lançados em cursos de água, assinale a alternativa correta.


A

A transformação dos compostos nitrogenados, como amônia em nitrito, não consome oxigênio.


B

As reações de transformação dos compostos nitrogenados independem de micro-organismos.


C

Na ocorrência das reações associadas aos compostos nitrogenados, há a transformação da amônia em nitratos e, posteriormente, dos nitratos em nitritos.


D

O processo de nitrificação não remove concentrações de nitrogênio total, mas apenas muda as formas, convertendo a amônia em nitrato.


E

Denomina-se demanda nitrogenada a sedimentação do nitrogênio orgânico, que causa uma remoção efetiva de massa nitrogenada da massa líquida.

No que se refere a sistemas de esgotamento sanitário urbano, assinale a alternativa correta.


A

Os sistemas de tratamento terciário são capazes de remover uma parcela expressiva dos metais pesados do esgoto bruto, mas não dos nutrientes (nitrogênio e fósforo).


B

O tratamento de esgotos domésticos realizado por lagoas de estabilização é vantajoso por ter elevada remoção de carga orgânica e de coliformes, não exigir uma grande área física e apresentar simplicidade de operação.


C

O Distrito Federal é uma das unidades federativas com os mais altos índices de coleta e tratamento de esgoto no Brasil.


D

O ponto de lançamento do esgoto tratado deve ser cuidadosamente escolhido, sendo vedados mananciais usados para recreação e abastecimento, como o Lago Paranoá, por exemplo.


E

Não é conveniente que os condutos que compõem o sistema de coleta de esgoto sejam por gravidade; o mais comum é o uso de condutos sob pressão.

A água utilizada nas atividades humanas possui características que tornam impróprio seu consumo e retorno ao meio ambiente. De modo geral, é denominada água residuária e apresenta diferenças que variam de acordo com esse uso. O Sistema de Esgotamento Sanitário pode ser individual ou coletivo, de acordo com as características da comunidade. O Sistema Coletivo é composto pelas unidades de coleta, elevação, tratamento e destino final. Na Unidade de Elevação, assinalar a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o componente responsável por acumular o esgoto sanitário:


A

Poço seco.


B

Poço úmido.


C

Caixa de areia.


D

Canal de acesso.


E

Grade de barras.

No que diz respeito as instalações e manutenção de redes de esgoto, analise os itens a seguir:


Fonte: https://www.tecsansp.com.br/manutencao-rede-esgoto.


I. A manutenção de rede de esgoto tem por objetivo corrigir imperfeições e interrupções no funcionamento do sistema que possam acarretar em falhas na distribuição e tratamento da água.

II. A manutenção de rede de esgoto, seja de caráter preventivo, corretivo ou emergencial, dependerá do tipo de material e dimensão do sistema para sua realização de forma correta, garantindo a eficácia da produtividade.

III. A instalação e manutenção de rede de esgoto deve ser realizada por profissionais treinados.


Estão CORRETAS as afirmativas:


A

II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I, II e III.


D

II e III, apenas.

Os testes de ecotoxicidade em efluentes de sistemas de tratamento de esgotos sanitários têm como objetivo subsidiar ações de gestão da bacia contribuinte aos referidos sistemas, indicando a necessidade de controle nas fontes geradoras de efluentes com características potencialmente tóxicas ao corpo receptor.


C

Certo


E

Errado

A figura a seguir ilustra uma planta de tratamento de esgoto.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte: Gonçalves, Silva, Níveis de Tratamento de Esgoto


O tratamento primário é o indicado pela letra


A

A.


B

B.


C

C.


D

D.


E

E.

Muitos indicadores são aplicados na avaliação do grau de estabilização do lodo de esgoto, exceto:


A

Nível de redução de sólidos voláteis.


B

Teor de cinzas.


C

Teor de ortofosfato.


D

Aptidão à hidratação.


E

Valor calorífico.

Confirmada em dezembro de 2019, a NBR 12.209 (2011) apresenta as recomendações para a elaboração de projetos hidráulico-sanitários de Estações de Tratamento de Esgoto Sanitário (ETEs), observada a regulamentação específica das entidades responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento do sistema de esgoto sanitário. Sobre a norma em questão, assinale a afirmativa correta.


A

O projeto hidráulico-sanitário deve incluir o tratamento do lodo, dos demais resíduos sólidos, e das emissões gasosas, considerando o destino final definido no estudo de concepção ou definindo-o, caso não tenha sido considerado anteriormente.


B

Para os efeitos desta norma, o coeficiente de pico de vazão é a razão entre a carga orgânica (expressa em Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO ou Demanda Química de Oxigênio – DQO) aplicada por dia e do volume útil do reator, expresso em kg/m . d ou equivalente; sendo, para esta norma, os termos DBO e DBO5 equivalentes.


C

As emissões de gases em geral, e de sulfeto e metano em particular, podem estar relacionadas à fase gasosa (biogás e gases residuais) e à fase líquida (afluente e efluente). Dessa forma, para controlar tais emissões é suficiente o método de combustão direta ou outros métodos de oxidação térmica e catalítica, utilizando-se uma única estratégia.


D

Esta norma aplica-se aos processos de tratamento de separação de sólidos por meios físicos; processos físico-químicos; processos biológicos; tratamento de lodo; desinfecção de efluentes tratados; tratamento de odores; lagoas de estabilização; tanques sépticos; destino final de subprodutos do tratamento; bem como ETEs compactas (pré-fabricadas).

O sistema de esgoto sanitário tem por funções básicas coletar e conduzir os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários a um destino apropriado. Com exceção de apenas uma alternativa, o sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a:


A

Evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores.


B

Permitir o lento escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações.


C

Impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização.


D

Impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema.


E

Permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis.

A eficiência de um sistema de tratamento de esgoto será determinada pela redução da matéria orgânica presente no esgoto, medida indiretamente pela análise de demanda bioquímica de oxigênio – DBO. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.


A

A eficiência do sistema de tratamento dependerá da capacidade de diluição do corpo receptor, sendo que a vazão do efluente tratado deverá ser de, no máximo, 30% da vazão do corpo receptor.


B

Considerando uma carga em DBO do esgoto bruto igual 2.592 kg/d, vazão de 100 L/s e eficiência de tratamento de 83%, a concentração de inicial de matéria orgânica (esgoto bruto) é de 300 mg/L.


C

Os processos de tratamento de esgoto sanitário ocorrem num reator químico, onde as modificações na composição e concentração dos compostos dependem da hidrodinâmica e das reações químicas simultâneas ou sequencialmente realizadas.


D

Em sistemas anaeróbios de tratamento, as condições são favoráveis para o desenvolvimento de algas, que pela fotossíntese liberam oxigênio, considerado aceptor de elétrons para os organismos presentes.


E

Na caracterização da água residuária, necessária o projeto e operação de uma estação de tratamento de esgoto, deve-se avaliar os diversos compostos dos quais ela é constituída, a fim de definir os reagentes que deverão ser aplicados.

Em locais que não possuem sistemas de coleta de esgoto, os proprietários de áreas residenciais, comerciais ou de serviços são responsáveis pela implantação de sistemas individuais de tratamento de esgoto. Em relação ao tratamento individual normalmente recomendado, os sistemas individuais de tratamento de esgoto sanitário são constituídos de:


A

valas de infiltração, valas sépticas e valas absorventes.


B

flotador, seguidos por lagoas de estabilização e valas filtrantes.


C

caixa de gordura, fossa séptica seguida de filtros anaeróbios e sumidouro.


D

filtros percoladores seguidos de decanto-digestores.


E

decantador primário seguido de reator anaeróbio de alta taxa e vala séptica.

Analise a figura e assinale a alternativa incorreta, em relação ao Reator Anaeróbico de Fluxo Ascendente.


Imagem associada para resolução da questão


A

Também conhecido como Reator UASB, é uma tecnologia de tratamento biológico de esgotos baseada na decomposição da matéria orgânica, sem a presença de oxigênio.


B

O reator anaeróbio de fluxo ascendente e manto de lodo retém biomassa através de um decantador, localizado no topo do reator e os gases são separados por defletores localizados na base dos decantadores.


C

Consiste em uma coluna de escoamento ascendente, composta de uma zona de digestão, uma zona de sedimentação e o dispositivo separador de fases gás-sólido-líquido.


D

O esgoto entra pela parte mais baixa, através de um fluxo ascendente, encontra a manta de lodo onde ocorre a mistura, a biodegradação e a digestão anaeróbia do conteúdo orgânico, tendo como subproduto a geração de gás carbônico.

Um campo de absorção de um sistema de tratamento de esgoto possui valas de infiltração de 12,5 m. O efluente diário do tanque séptico que conecta a esse campo é de 3000 litros/dia e o coeficiente de infiltração do terreno é de 40 litros/m2 dia. Sabendo-se que a largura da vala é de 1,2 m, o número de valas existentes nesse campo é:


A

5.


B

7.


C

8.


D

10.


E

13.

A disposição adequada dos esgotos é essencial à proteção da saúde pública e do meio ambiente. Sobre o tratamento de esgoto, assinale a alternativa incorreta.


A

A lagoa mista corresponde a um conjunto de lagoas anaeróbias e aeróbias, dispostas em uma determinada ordem, com o objetivo de reduzir o tamanho do sistema


B

O corpo receptor corresponde ao corpo d’água onde é lançado o esgoto sanitário


C

A desinfecção total feita via cloração, ozonização ou radiação ultravioleta é a única forma de eliminar totalmente os microorganismos patogênicos


D

A remoção da areia durante o tratamento preliminar previne a ocorrência de abrasão nos equipamentos e tubulações e facilita o transporte dos líquidos

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado