

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Considerando uma instalação de água fria, em todos os reservatórios devem ser instaladas tubulações que atendam às seguintes necessidades:
I- Aviso aos usuários de que a torneira de boia ou dispositivo de interrupção do abastecimento do reservatório apresenta falha, ocorrendo, como consequência, a elevação da superfície da água acima do nível máximo previsto;
II- Extravasão do volume de água em excesso do interior do reservatório, para impedir a ocorrência de transbordamento ou a inutilização do dispositivo de prevenção ao refluxo previsto devido à falha na torneira de boia ou no dispositivo de interrupção do abastecimento;
III- Limpeza do reservatório, para permitir o seu esvaziamento completo, sempre que necessário.
Dos itens acima:
Apenas o item I está correto.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Todos os itens estão corretos.
Quanto maior for a largura da garganta do medidor ou da calha Parshall, maior será o gradiente de velocidade, se mantida constante a vazão de entrada no misturador rápido.
Certo
Errado
Para Santos (2007), a escolha de material adequado é primordial para o sucesso das instalações hidráulicas, principalmente quando se trata da seleção do material de tubos. Marque a alternativa que contempla apenas exemplos de itens a serem considerados nessa escolha:
Tipo de fluido, pressão e temperatura.
Tipo de fluido, pressão e suavidade do fluido.
Maleabilidade, menor preço do material e contaminação.
Maleabilidade, temperatura e capacidade de fadigar em tempo menor.
Tubulações de hidráulica, elétrica, gás e outras que passam em paralelo sobre a laje devem ser executadas sobre a impermeabilização e nunca sob ela. Depois de terminada a impermeabilização e seus complementos, as tubulações aparentes devem ser executadas no mínimo
05 cm acima do nível do piso acabado.
10 cm acima do nível do piso acabado.
12 cm acima do nível do piso acabado.
15 cm acima do nível do piso acabado.
20 cm acima do nível do piso acabado.
Como é denominado o conjunto de obras e instalações destinadas à coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final das águas residuárias da comunidade, de uma forma adequada do ponto de vista sanitário?
Esgotamento sanitário
Sistema sanitário
Tratamento primário
Emissário de esgoto
Preventivo sanitário
É usual no sistema predial de agua fria e agua quente a instalação da tubulação de aviso de extravasão. Assinale a alternativa que apresenta a função dessa tubulação.
Tubulação que conduz a água quente de volta ao reservatório ou ao aquecedor.
Tubulação destinada ao esvaziamento do reservatório para permitir sua limpeza e manutenção.
Tubulação destinada a conduzir parte do excesso de água para um local visível, servindo de alerta de falha no sistema de reserva do edifício.
Equipamento destinado a evitar que a pressão da água ultrapasse determinado valor.
Considerando os projetos de sistemas prediais de água fria e água quente, o que significa o símbolo abaixo?

Caixa de inspeção.
Ralo Sifonado.
Caixa retentora de gordura.
Caixa de passagem.
Os condutores horizontais devem ser projetados, sempre que possível, com declividade uniforme, com valor:
Mínimo de 0,3%.
Mínimo de 0,5%.
Máximo de 1%.
Máximo de 0,5%.
Mínimo de 1%.
No balanço hídrico, consideramos uma saída de água no sistema:
A chuva.
O orvalho.
A ascensão capilar.
A drenagem profunda.
Nas instalações prediais hidráulicas devem-se verificar os valores máximos e mínimos da pressão da água no sistema de distribuição.
Assinale a alternativa que indica corretamente a pressão estática máxima (kPa) que pode ocorrer nos pontos de utilização.
200
250
300
350
400
Uma bacia hidrográfica de um rio localizado em Maceió-AL apresenta precipitação média de 1.500 mm e vazão de 625 mm (valores médios de 10 anos). Considerar a variação do volume armazenado no subsolo igual a 0 (zero) em função do período de 10 anos. A evapotranspiração (em mm) e o coeficiente de deflúvio (em %) são, respectivamente,
0 e 0.
10 e 0,42.
875 e 42.
1.500 e 625.
2.125 e 2,4.
No dimensionamento da tubulação de água fria, qual é a velocidade máxima da água na tubulação?
1 m/s.
2 m/s.
3 m/s.
4 m/s.
5 m/s.
Em um apartamento com 03 quartos, 02 banheiros e 01 cozinha, dimensionar o aquecedor de passagem para atender o funcionamento de 01 banheiro e cozinha simultaneamente.
Dados: lavatório:0,15 l/s; Ducha:0,20 l/s; Bidê:0,10 l/s; Pia de cozinha:0,25l/s.
Alternativas:
Aquecedor de passagem de 24 litros por minutos.
Aquecedor de passagem de 21 litros por minutos.
Aquecedor de passagem de 30 litros por minutos.
Aquecedor de passagem de 42 litros por minutos.
Aquecedor de passagem de 27 litros por minutos.
Em um sistema hidráulico predial, constatou-se que, ao abrir simultaneamente outro ponto de utilização, havia uma redução significativa da pressão dinâmica atuante em uma ducha funcionando com vazão de projeto. Nesse caso, para efeitos de projeto do sistema, o valor da pressão dinâmica na ducha não poderia sofrer uma redução superior a
2,5 %.
5 %.
10 %.
20 %.
30 %.
A combinação dos numerais 5 e 6 representa a evapotranspiração, processo da conjugação da evaporação das águas que se acumulam nas copas das árvores em florestas e da transpiração de água, em estado líquido, de rios e lagos.
Certo
Errado
A imagem a seguir ilustra um trecho, de um projeto (em corte) de um reservatório superior de uma instalação hidráulica.

Sabendo que NA, representado na imagem, refere-se ao nível da água quando o reservatório está cheio, pode-se afirmar sobre o trecho do projeto que:
O Tubo A, identificado na imagem, é o barrilete.
O Tubo A, identificado na imagem, é o restritor de vazão.
O Tubo B, identificado na imagem, é o extravasor.
O Tubo B, identificado na imagem, é a coluna de distribuição.
O Tubo B, identificado na imagem, é o alimentador predial.
A Rede Hidrometeorológica Nacional (RHN) é um sistema que abrigava, em 2018, 4.641 pontos de monitoramento no país, divididos em estações que monitoram parâmetros relacionados aos rios e principalmente às chuvas.
Com relação à Rede Hidrometeorológica Nacional, assinale a alternativa incorreta.
O monitoramento das águas no Brasil remonta ao século 19, havendo registros desde o ano de 1855 (estação pluviométrica Morro Velho, em Minas Gerais).
A Agência Nacional de Águas (ANA) é responsável pela coordenação da RHN.
Os parâmetros monitorados relacionados aos rios são níveis, vazões, qualidade das águas e transporte de sedimentos, dentre outros.
O conjunto de dados coletados no âmbito da RHN permite a simulação de eventos futuros cuja ocorrência é determinística, permitindo a previsão e avaliação de seus efeitos sobre as bacias hidrográficas em todo o país.
O golpe de aríete é o fenômeno que se observa no escoamento de qualquer fluido em conduto forçado, quando o escoamento é bruscamente interrompido. Nas instalações prediais, cuidados especiais devem ser observados com as válvulas de descarga, pois já foram registrados vários casos de rompimento das tubulações e barulhos excessivos devido ao golpe de aríete que resulta em uma elevação rápida de pressão.
Para evitar o golpe de aríete, as seguintes medidas devem ser adotadas, EXCETO:
empregar válvulas redutoras de pressão ou “caixa de quebra-pressão” todas as vezes que a pressão estática máxima ultrapassar 40 m de coluna de água ou 4 kg/cm2.
instalar, em casos especiais, válvulas de alívio que permitam a descarga da água quando a pressão da tubulação ultrapassar 20% dos valores recomendados.
limitar a velocidade do líquido aos valores recomendados pelas normas.
regular as válvulas de descarga para fechamento rápido.
A figura a seguir apresenta parte do diagrama vertical de instalação de água fria e quente de uma residência unifamiliar, além de uma tabela com os pesos de contribuição de cada aparelho abastecido pelas colunas de água indicadas.
| Aparelho | Peso |
Chuveiro, Ch | 0,5 | |
Tanque, T | 1,0 | |
Lavadora, MLR | 1,0 | |
Pia, P | 0,7 | |
Lavatório, Lv | 0,5 | |
Aq = aquecedor; AF = água fria; AQ = água quente. | ||
Soma pesos | Diâmetro (mm) | Soma pesos | Diâmetro (mm) |
0,1 a 0,4 | 15 | >14,7 a 45 | 32 |
>0,4 a 3,3 | 20 | >45 a 108 | 40 |
>3,3 a 14,7 | 25 | > 108 a 460 | 50 |
Considerando os dados apresentados, o diâmetro necessário para a coluna AF-1 é de:
15 mm
20 mm
25 mm
32 mm
40 mm
No tubo de Venturi da figura a seguir, a área da seção (1) é 40 cm2 e a da seção (2) é 10 cm2.

Se a velocidade do fluido incompressível que entra na seção (1) é 3 m/s, então, a velocidade do fluido na seção (2) é
10 m/s.
18 m/s.
12 m/s.
9 m/s.
6 m/s.