

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A figura abaixo representa um pórtico plano isostático

Ao realizar o cálculo do momento fletor para esse pórtico o engenheiro calculista conclui que o valor do momento fletor na seção C da barra BC da estrutura possui um módulo de:
140kNm.
250kNm.
630kNm.
520kNm.
A treliça isostática apresentada na figura a seguir é solicitada pelas cargas V, H e M. Admitindo-se que essa treliça atenda aos conceitos de treliça ideal, calcular a tensão de cisalhamento τ em um parafuso do apoio (1), ver seção K-K. Adotar o parafuso com diâmetro dp.





A viga isostática mostrada na figura a seguir é submetida a uma carga com distribuição linear. Adotando-se a = 2,0 m, b = 4,0 m e q = 12,0 kN/m, o cálculo do momento fletor M no apoio 2 é

Observe a esquematização de um pórtico isostático reproduzido a seguir:

Nesse esquema, em relação à barra BC, tracionando a parte interna do pórtico,
A escada isostática apresentada na figura a seguir é solicitada pela carga concentrada P. Admitindose a = 0,3 m, b = 0,15 m e P = 10 kN, o momento fletor M, em valor absoluto, na seção K-K

A viga isostática mostrada na figura a seguir é solicitada por três momentos M0. O traçado do diagrama de momento fletor para essa situação é





A viga isostática mostrada na figura a seguir é solicitada por uma carga q (distribuição linear parcial) e apoiada sobre uma mola com constante elástica k (apoio elástico). Para simplificar a análise, admitese que o desnível h é pequeno, consequentemente, as verificações de equilíbrio (avaliação das reações) devem ser analisadas na projeção horizontal. Nessas condições, o valor da constante elástica k para garantir a posição horizontal da viga após a aplicação da carga q é

A figura a seguir representa o diagrama de esforços cortantes de uma viga isostática.

Com base nesse diagrama, é correto afirmar:
PARA A VIGA ISOSTÁTICA APRESENTADA NA FIGURA ABAIXO, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AOS VALORES EM MÓDULO DO ESFORÇO CORTANTE E DO MOMENTO FLETOR ATUANTES NO PONTO "A" LOCALIZADO A 3m DO APOIO MÓVEL.

38kN e 24kN.m
18kN e 40kN.m
30kN e 0kN.m
29kN e 42kN.m
20kN e 30kN.m
O pórtico plano a seguir apresenta-se em equilíbrio.

Há uma carga concentrada de 40 kN sobre a viga e uma carga uniformemente distribuída de 12 kN/m atuando no pilar da esquerda.
Sabendo que há uma rótula na ligação entre a viga e o pilar da direita, o valor da força normal que atua no pilar da direita, em kN, é
16,5.
17,5.
19,5.
21,5.
23,5.
Analise a estrutura isostática a seguir.

Os valores das reações de apoio VA e VB são:
Uma estrutura é considerada isostática quando o número de reações é igual ao número de equações da estática, um exemplo disso são vigas biapoiadas. Na viga ilustrada abaixo, qual o valor da reação no ponto A?

33,33 KN.
230 KN.
43,33 KN.
186,67 KN.
196,67 KN.
A viga isostática biapoiada mostrada na figura, possui módulo de elasticidade E e momento de inércia I constantes. Sabendo que a viga fica submetida a um carregamento distribuído de 20 kN/m, conforme mostrado, o valor da flecha no ponto C, situado a 5 m da extremidade A da viga vale, em módulo:

549,2/(EI)
170,8/(EI)
423,8/(EI)
255,3/(EI)
802,5/(EI)
A figura a seguir mostra um pórtico com três rótulas internas apoiado em bases engastadas.

Sabendo que há um conjugado de momentos fletores atuando na rótula superior do pórtico, o valor de momento fletor no engaste do pórtico, em kNm, é
10.
20.
30.
40.
50.
A treliça isostática a seguir possui, em um de seus nós, uma carga concentrada vertical, de cima para baixo, igual a 20 kN e outra horizontal, da esquerda para direita, de 10 kN de magnitude.

Assinale a opção que indica o número das barras que apresentam as menores forças normais de tração e de compressão,
4 e 5.
8 e 6.
7 e 2.
3 e 1.
4 e 9.
A treliça isostática da figura foi montada com perfis de aço com área da seção transversal de 10 cm2 e está submetida a duas cargas concentradas de 6 Kn.

Se o módulo de elasticidade do aço for 200 GPa, o alongamento da barra AB, em mm, será
0,32.
0,25.
0,41.
0,48.
A figura a seguir mostra um pórtico espacial engastado e livre composto de 6 barras, cada uma com 4 m de comprimento.

Sabendo que os ângulos entre as barras são todos iguais a 90°, o valor do momento torçor na barra 4, em kNm, é
60.
80.
100.
120.
140.
Considere a viga isostática engastada da figura abaixo.

A reação vertical e o momento no apoio A correspondem, correta e respectivamente, a
47 N e 69,50 N/m
267,50 N/m e 155 N.m
107 N e 267,50 N.m
47 N e 155 N.m
107 N e 69,50 N.m

Fonte: Bento, Daniela
A viga apresentada na figura acima é classificada como:
Isoestáticas.
Hipoestáticas.
Hiperestáticas.
Engastada.
Carga uniformemente distribuída.
Determine o valor correto das reações nos apoios A e B e classifique a estrutura de acordo com o grau de estaticidade.

RVA = 7 KN; RVB = 7 KN; Hipostática;
RVA = 7 KN; RVB = 7 KN; Isostática;
RVA = 7,25 KN; RVB = 6,75 KN; Isostática;
RVA = 7,25 KN; RVB = 6,75 KN; Hipostática;
RVA = 8 KN; RVB = 8 KN; Isostática;