Questões de Concurso sobre NBR 16747 - Inspeção predial: Diretrizes, Conceitos, Terminologias e Procedimentos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
63 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Em relação às irregularidades constatadas na inspeção predial, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) Como a inspeção predial é uma avaliação sensorial, pode não ser possível classificar em anomalias e falhas a totalidade das irregularidades constatadas e apontadas no desenvolvimento do trabalho.

( ) As falhas caracterizam-se pela perda de desempenho de um elemento, subsistema ou sistema construtivo, decorrentes do uso, operação e manutenção.

( ) As anomalias funcionais ocorrem quando a perda de desempenho se relaciona ao envelhecimento natural e consequente término da vida útil.

( ) As anomalias exógenas ocorrem quando a perda de desempenho decorre das etapas de projeto e / ou de execução.


Assinale a sequência correta.


A

V V F F


B

F F V V


C

V V V F


D

F F F V

Existem diversos tipos de inspeção em edificações, que variam de acordo com a sua motivação e com o seu objetivo.


A inspeção que tem menor abrangência, visando à avaliação de um sistema ou subsistema específico, é denominada de inspeção


A

cadastral.


B

especial.


C

extraordinária.


D

rotineira.


E

especializada.

O Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia dispõe sobre um conjunto de princípios e diretrizes que estabelecem padrões de comportamento e conduta esperados de seus profissionais. De acordo com este código, para ser considerada uma infração que atente contra os princípios éticos, o profissional deve praticar um ato que:


( ) Pratique condutas expressamente vedadas.

( ) Descumpra os deveres do ofício.

( ) Provoque anarquia.

( ) Lese direitos reconhecidos de outrem.

( ) Gere falta de segurança aos trabalhadores.


Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas alternativas apresentadas e assinale a alternativa que contemple a sequência, de cima para baixo, correta:


A

V – V – F – V – F.


B

V – V – F – F – F.


C

F – F – F – V – F.


D

F – F – V – V - V.

A respeito de desempenho, vida útil, manutenção e inspeção predial em edificações abordados na norma ABNT NBR 16747: 2020, analise as afirmativas.


I. A inspeção predial é um processo de avaliação das condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade da edificação e de seus sistemas e subsistemas construtivos, de forma sistêmica e predominantemente sensorial (na data da vistoria), considerando os requisitos do usuário.

II. Vida útil é uma estimativa de tempo de um sistema projetado que irá atender aos requisitos de desempenho, sem que haja necessidade de manutenção, correspondente a 30 (trinta) anos, a contar da data da entrega definitiva da obra.

III. Na avaliação de desempenho, a inspeção predial deve ser feita, abrangendo os seguintes requisitos dos usuários: segurança, habitabilidade e sustentabilidade; assim como respeitar a legislação vigente do município e estado em que for executada.

IV. O nível de prioridade 1 (um) diz respeito às ações necessárias quando a perda de desempenho compromete a saúde e/ou segurança dos usuários, e/ou funcionalidade dos sistemas construtivos, com possíveis paralisações, comprometimento da durabilidade e até riscos ao meio ambiente.


Está correto o que se afirma em


A

I, II e III, apenas.


B

II e III, apenas.


C

II e IV, apenas.


D

I, III e IV, apenas.

As patologias que aparecem nas edificações são defeitos, danos ou problemas que afetam a estrutura, os componentes ou os sistemas de um edifício. Para verificar a existência dessas falhas, avarias ou até as chamadas “doenças” das construções, é importante fazer a inspeção predial, que desempenha um papel fundamental na garantia da segurança, da funcionalidade e da durabilidade de um edifício ao longo do tempo. Esses problemas podem surgir devido a uma variedade de fatores, incluindo erros de projeto, má execução da obra, condições ambientais adversas, uso inadequado ou falta de manutenção, entre outros. Conforme a NBR 16747, qual dos itens abaixo, descreve em uma ordem correta, algumas das etapas da metodologia de inspeção predial na verificação de prováveis patologias ou danos à edificação?


A

Levantamento de dados e documentação; Avaliação do uso; Classificação das irregularidades constatadas; Redação e emissão do laudo técnico de inspeção.


B

Análise dos dados e documentação solicitados e disponibilizados; Vistoria da edificação de forma sistêmica, considerando a complexidade das instalações existentes; Anamnese para a identificação de características construtivas da edificação, como idade, histórico de manutenção, intervenções, reformas e alterações de uso ocorridas; Avaliação do uso.


C

Análise dos dados e documentação solicitados e disponibilizados; Vistoria da edificação de forma sistêmica, considerando a complexidade das instalações existentes; Levantamento de dados e documentação; Avaliação do uso.


D

Levantamento de dados e documentação; Classificação das irregularidades constatadas; Avaliação do uso; Redação e emissão do laudo técnico de inspeção.


E

Levantamento de dados e documentação; Vistoria da edificação de forma sistêmica, considerando a complexidade das instalações existentes; Anamnese para a identificação de características construtivas da edificação, como idade, histórico de manutenção, intervenções, reformas e alterações de uso ocorridas; Avaliação do uso.

Os ensaios não destrutivos são amplamente utilizados na inspeção e monitoramento de máquinas, equipamentos e estruturas, proporcionando uma vantagem significativa ao evitar o descarte do material ou estrutura sob teste.


C

Certo


E

Errado

A ética desempenha um importante papel na prática profissional dos engenheiros civis, pois influencia diretamente na tomada de decisões e nas relações com colegas, clientes e sociedade. Caso cometa alguma infração ética, o profissional fica sujeito a penalidades, podendo, inclusive, ter seu registro cancelado. São enquadráveis como má conduta ou escândalos passíveis de cancelamento do registro profissional, entre outros, os seguintes atos e comportamentos, EXCETO:


A

Incidir em erro técnico grave por negligência, imperícia ou imprudência, causando danos.


B

Usar das prerrogativas de cargo, emprego ou função pública ou privada para obter vantagens indevidas para si ou para outrem.


C

Manter no exercício da profissão conduta incompatível com a honra, a dignidade e a boa imagem da profissão.


D

Atuar com consciência profissional e dignidade da pessoa humana.

Uma construtora contratou um profissional para realizar a inspeção predial de um edifício residencial. Durante a inspeção, o profissional deve seguir um procedimento sistemático para identificar anomalias e falhas que possam comprometer a segurança, a funcionalidade e a durabilidade da edificação.


Considerando as diretrizes para uma inspeção predial, a etapa inicial do processo de inspeção deve ser:


A

a coleta de amostras de materiais de construção para análise laboratorial;


B

a elaboração de um plano de manutenção preventiva para a edificação;


C

a verificação documental e a análise do histórico de manutenção da edificação;


D

a medição de níveis de ruído e temperatura em diferentes ambientes do edifício;


E

a execução de reparos imediatos em áreas com problemas aparentes.

Inspeção predial é um processo de avaliação das condições técnicas, de uso, de operação, de manutenção e de funcionalidade da edificação e de seus sistemas e subsistemas construtivos, de forma sistêmica. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.


A

As vistorias devem considerar características construtivas, idade das instalações e da construção e vida útil prevista, exposição ambiental da edificação, agentes de degradação e expectativa sobre o comportamento em uso.


B

As irregularidades constatadas devem ser classificadas em anomalias ou manifestações patológicas.


C

A inspeção predial deve ser capaz de identificar vícios ocultos que não tenham manifestado funcionamento inadequado.


D

Anamnese é uma etapa do processo de inspeção predial que envolve constatações e análises dos sintomas e condições físicas das anomalias construtivas e falhas de manutenção.


E

Laudo é uma opinião, um conselho ou um esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre o assunto de sua especialidade.

Conforme a ABNT NBR 16747:2020 - Inspeção predial - Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, analise a seguinte assertiva:


• Irregularidade ou anormalidade que implica no término da capacidade da edificação ou de suas partes de cumprir suas funções como requerido, ou seja, atingimento de um desempenho não aceitável (inferior ao mínimo requerido).


Com base na terminologia adotada pela normativa, essa é a definição de:


A

Deterioração.


B

Anomalia.


C

Falha.


D

Manifestação patológica.


E

Agentes de degradação.

De acordo com a Associação Brasileiras de Normas Técnicas, a norma que estipula as condições adequadas para o funcionamento usual e seguro das instalações elétricas de baixa tensão é a:


A

NBR 2408.


B

NBR 4309.


C

NBR 5410.


D

NBR 5626.


E

NBR 6118.

O desempenho é um parâmetro importante no processo de inspeção predial. A figura a seguir mostra, graficamente, ações para gerar incrementos no desempenho predial ao longo do tempo.


Imagem associada para resolução da questão


Fonte:Adaptado de Parente (2016).


Com base na leitura do gráfico e nos conceitos sobre inspeção predial, analise as seguintes proposições:

I- A elevação no desempenho se deu através de manutenções prediais programadas.

II- A elevação no desempenho se deu através de manutenções preventivas.

III- A elevação no desempenho predial independe de manutenções corretivas.


Está CORRETO o que se afirma em:


A

I e III apenas.


B

I apenas.


C

II apenas.


D

I,II e III.


E

I e II apenas.

Nos termos da norma técnica vigente para inspeção predial, analise as assertivas que correspondem às etapas da metodologia da inspeção predial:


I.Levantamento de dados e documentação.

II.Análise dos dados e documentação solicitados e disponibilizados.

III.Anamnese para a identificação de características construtivas da edificação, como idade, histórico de manutenção, intervenções, reformas e alterações de uso ocorridas.

IV.Vistoria da edificação de forma sistêmica, considerando a complexidade das instalações existentes.


É correto o que se afirma em:


A

II, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

I e IV, apenas.


D

II e III, apenas.


E

I, III e IV, apenas.

Acerca das diretrizes, dos conceitos, da terminologia e dos procedimentos da Inspeção Predial, segundo a ABNT NBR 16747-2020, podemos afirmar que:


I. as inspeções prediais devem ser realizadas apenas por profissionais habilitados, devidamente registrados nos conselhos profissionais pertinentes e nas respectivas atribuições profissionais contempladas na legislação vigente;

II. a perda de desempenho de um elemento, subsistema ou sistema construtivo, decorrente do uso, da operação e da manutenção, é considerada uma anomalia funcional;

III. segurança, habitabilidade e sustentabilidade compõem o subconjunto mínimo de abrangência da avaliação de desempenho na inspeção predial;

IV. o inspetor predial pode recomendar análise mais aprofundada e específica de uma dada irregularidade;

V. a recomendação técnica para a correção de irregularidades deve ser organizada em patamares de urgência.


É correto o que se afirma em


A

I, III e V apenas.


B

I, II e V apenas.


C

I, III e IV apenas.


D

I, III, IV e V apenas.


E

I, II, III, IV e V.

Nos termos do Código de Ética do Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, sobre a honradez e as exigências da conduta da profissão, analisar os itens abaixo:


I. Conduta honesta.

II. Conduta digna.

III. Conduta cidadã.


Estão CORRETOS:


A

Somente os itens I e II.


B

Somente os itens I e III.


C

Somente os itens II e III.


D

Todos os itens.

De acordo com a ABNT NBR 16.747, que trata das diretrizes para a execução de manutenção preventiva em edificações, qual das alternativas abaixo descreve corretamente um dos objetivos da manutenção preventiva predial?


A

Realizar reparos apenas após a ocorrência de falhas evidentes, minimizando custos.


B

Aumentar a vida útil das edificações por meio da redução dos custos de manutenção.


C

Intervir somente quando as falhas afetam a segurança dos usuários do edifício.


D

Executar manutenções corretivas extensas para evitar problemas futuros.


E

Minimizar a inspeção regular para economizar recursos financeiros.

No que tange à elaboração de laudos técnicos de inspeção prediais, são etapas da metodologia da inspeção predial:


I. Vistoria da edificação.

II. Classificação das irregularidades constatadas.

III. Recomendações das ações necessárias para restaurar ou preservar o desempenho dos sistemas.

IV. Anamnese para a identificação de características construtivas da edificação.

V. Reparo das patologias detectadas.


É correto o que se afirma em:


A

I, II, III e IV, apenas.


B

III, IV e V, apenas.


C

I e IV, apenas.


D

I e V, apenas.


E

II, III e V, apenas.

De acordo com a ABNT NBR 16747/2020, a inspeção predial é um processo que visa auxiliar na gestão da edificação e, quando realizada com periodicidade regular, contribui com a mitigação de riscos técnicos e econômicos associados à perda do desempenho. Sobre os procedimentos a serem adotados na inspeção predial, analise as assertivas abaixo:


I. A abrangência da avaliação de desempenho na inspeção predial deve considerar, no mínimo, a segurança, a habitabilidade e a sustentabilidade.

II. A anamnese é a etapa da inspeção predial que visa obter informações e coletar dados, por meio de entrevistas, sobre a edificação e seu histórico, para instituir o profissional habilitado na realização da inspeção predial.

III. Na classificação das irregularidades, as anomalias endógenas expõem a perda de desempenho relacionada ao envelhecimento natural e consequente término da vida útil.


Quais estão corretas?


A

Apenas I.


B

Apenas I e II.


C

Apenas I e III.


D

Apenas II e III.


E

I, II e III.

Segundo a ABNT NBR 16747:2020 – Inspeção Predial, as recomendações técnicas apresentadas pelo inspetor predial para correção das anomalias, falhas de uso, operação ou manutenção e/ou não conformidades com a documentação analisada, devem ser organizadas em patamares de urgência. Com base nos patamares de urgência apontados pela normativa, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Prioridade 1.

2. Prioridade 2.

3. Prioridade 3.


Coluna 2

( ) Ações necessárias quando a perda de desempenho, real ou potencial, pode gerar riscos ao meio ambiente.

( ) Quando as ações necessárias são atividades programáveis e passíveis de planejamento, além de baixo ou nenhum comprometimento do valor da edificação.

( ) Ações necessárias quando a perda parcial de desempenho (real ou potencial) tem impacto sobre a funcionalidade da edificação, sem prejuízo à operação direta de sistemas e sem comprometer a saúde e segurança dos usuários.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3.


B

2 – 1 – 3.


C

3 – 1 – 2.


D

2 – 3 – 1.


E

1 – 3 – 2.

Relativamente à classificação das anomalias em uma inspeção predial, conforme ABNT NBR 16747:2020 – Inspeção predial, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Anomalia endógena.

2. Anomalia exógena.

3. Anomalia funcional.


Coluna 2

( ) Quando a perda de desempenho se relaciona ao envelhecimento natural e consequente término da vida útil.

( ) Quando a perda de desempenho decorre das etapas de projeto e/ou execução.

( ) Quando a perda de desempenho se relaciona a fatores externos à edificação, provocados por terceiros.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:


A

1 – 2 – 3.


B

2 – 1 – 3.


C

3 – 2 – 1.


D

2 – 3 – 1.


E

3 – 1 – 2.

   
Gerar simulado