

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para aterros com cota vermelha superior a 2 m, o desmatamento pode ser executado de tal forma que o corte das árvores fique, no máximo, nivelado ao terreno natural, não havendo necessidade de destocamento.
Em situações de relevo plano, dispensam-se muitas vezes não só o cumprimento do plano de ataque de obras, para os serviços de escavação dos cortes, mas também a atualização do diagrama de Bruckner.
Com relação às assertivas sobre topografia, traçados viários e terraplenagem, indique se é verdadeiro ( V ) ou falso ( F ) o que se afirma.
( ) A escala 1/100 é menor que a escala 1/1.000.
( ) A declividade entre dois pontos depende do desnível e da distância entre estes pontos.
( ) Quanto menor a escala de um desenho, maior o nível de detalhamento de um elemento do terreno neste desenho.
( ) Quando o eixo de uma es trada acompanha as curvas de nível do terreno, ocorre uma redução do volume de terraplenagem.
( ) Empolamento é um fenômeno característico dos solos, que ocorre pela sua redução volumétrica ao ser escavado, devido à introdução de ar nos vazios.
De acordo com as afirmações, a sequência correta é
V; V; V; F; V.
F; F; V; V; F.
F; V; F; V; F.
V; V; F; V; V.
Na movimentação de terra deve ser considerado o fenômeno do empolamento, que é o aumento de volume dessa parcela de terra movimentada, e depende do tipo de material. A porcentagem de empolamento é relacionada com um fator de conversão, que pode ser dado por:
m3 de material solto/ m3 de material no corte.
kg de material no corte/ kg de material solto.
m3 de material no corte/ m3 de material solto.
kg/m3 de material no corte/ kg/m3 de material solto.
O objetivo principal de serviços de terraplenagem é a movimentação de terra para a conformação de uma superfície projetada. Para um projeto é necessário que seja realizado um corte em um terreno retangular com dimensões de 20 m de largura e 50 m de comprimento. A inclinação ao longo do terreno é de 1% (figura) e o solo movimentado é areia compactada, com fator de empolamento de 1,2.

Considerando que o caminhão contratado para o transporte apresenta uma capacidade máxima de 6 m³, determine o número de viagens necessárias para que volume de corte seja transportado para seu destino final (bota-fora).
30
35
42
50
55
A terraplenagem é a obra de terra que modifica o relevo natural de um terreno.
Conhecida como movimento de terra na área da construção de edifícios, ela tem a função de adequar o terreno de acordo com a construção a ser inserida no local.
O movimento de terra é conhecido como mecanizado quando
é executado pelo homem por meio das seguintes ferramentas: pá, enxada e carrinho de mão.
é usado para o transporte caminhão ou basculante, sendo que o desmonte ou a escavação poderá ser feita manualmente ou por máquinas (exemplo: "traxcavator" e"draglines").
a escavação, o carregamento e o transporte são efetuados pela própria máquina (exemplo: "traxcavator", "scraper" e "turnapull").
o veículo transportador de terra é a água (exemplo: dragagem). O movimento de terra mecanizado é utilizado em obras industriais de desenvolvimento horizontal.
é executado sem nenhum tipo de ferramenta.
Tratando dos equipamentos pesados utilizados na etapa de terraplenagem, para realização de pavimentação, têm-se os moto-scrapers. Marque a alternativa que não corresponde a um tipo de moto-scraper.
Shovel.
Push-Pull.
Autocarregável.
Convencional.
Observe um lote 20 x 30 metros totalmente plano de que se deve retirar a primeira camada de solo de 1,20m de profundidade. Considerando a taxa de empolamento do solo E = 20%, quantas viagens de caminhão de caçamba de 20 m³ serão necessárias para retirar todo solo indesejado?
40.
41.
42.
43.
44.
Analise a figura a seguir.

A figura representa a planta de um terreno que era utilizado por um antigo sistema de armazenamento já removido, mas restando o perfil de terreno anterior, formado por três patamares inclinados. Atualmente, cogita-se sua utilização para determinado empreendimento que tem como exigência sua planicidade. Uma informação importante para que continue figurando entre as alternativas viáveis é a cota atingida após sua terraplanagem.
Com base na figura e considerando que o grau de compactação dos aterros necessários seja o mesmo do terreno natural cortado, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, a cota final atingível, sem empréstimo ou bota-fora, e o volume de corte.
0,00 m e 40.000 m3
4,00 m e 11.000 m3
4,00 m e 20.000 m3
5,00 m e 25.000 m3
5,00 m e 50.000 m3
Em terraplenagem pode-se executar cortes, aterros ou ambos. No caso de cortes, deverá ser adotado um volume de solo correspondente à área de seção multiplicada pela altura média, acrescentando-se um percentual de ___________________, que é o aumento de volume de um material, quando removido de seu estado natural e é expresso como uma porcentagem do volume no corte. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Solapamento
Empolamento
Compactação
Assoreamento
A terraplenagem envolve três operações distintas: escavação, transporte e aterro. A terraplenagem, no caso de edificações, objetiva regularizar e uniformizar o terreno. No movimento de terra, é importante considerar o empolamento, pois quando se move o solo de seu lugar original, ocorrem variações de volume que influenciam, principalmente, a operação de transporte. Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere aos serviços iniciais de fiscalização da terraplenagem.
Conferir visualmente a fidelidade da planta do levantamento planialtimétrico com o terreno.
Verificar, durante a execução do movimento de terra, se as principais características do solo local confirmam as indicações contidas nas sondagens anteriormente realizadas.
Proceder ao controle geométrico dos trabalhos da equipe de topografia, visando à obediência ao projeto e à determinação dos quantitativos de serviços realizados, para a liberação das medições.
Controlar a execução dos aterros e programar a realização dos ensaios necessários ao controle da qualidade dos aterros.
Redefinir as plantas de cadastramento das redes de águas pluviais, esgotos e linhas elétricas existentes na área.
Durante o processo de execução dos serviços de terraplenagem de um terreno de grande porte, o engenheiro responsável pela obra mediu os serviços para a elaboração do orçamento. O material excedente foi considerado como de 2a categoria. Esse tipo de material
exige emprego contínuo de explosivos.
inclui os blocos de rocha de volume inferior a 2 m3.
inclui os blocos de rocha de volume superior a 5 m3.
inclui os solos em geral com diâmetro máximo de 0,15 m
dispensa o emprego de equipamento de escarificação.
Em orçamentos, na quantificação da quantidade de solo a ser lançado em aterros, deve-se considerar o efeito do empolamento do solo. Essa propriedade refere-se à redução volumétrica de quando o solo é lançado em um aterro e compactado.
Certo
Errado
Calcule o volume de terra em uma faixa de 1m, considerando o perfil da tabela a seguir constante ao longo de toda a faixa. Considere a cota zero como referência para cálculo do volume em m³.
X (m) | Cota (m) |
0 | 5 |
10 | 4 |
20 | 4 |
30 | 3 |
40 | 5 |
50 | 4 |
Marque a alternativa que apresenta a opção CORRETA.
210.
205.
200.
195.
190.
Para as obras de infraestrutura territorial de um município, considere a área abaixo onde se projeta um plano inclinado com rampa de 2% da estaca 1 para a estaca 5.

Para a rampa de 2%, as cotas das estacas A-1, A-2, A-3, A-4 e A-5 são, em metros, respectivamente,
Para execução de determinada obra será necessário escavar 30,0 m³ de terra, medido pelo serviço de topografia. Sabe-se que a taxa de empolamento do material é de 25%.
Para dimensionamento do transporte, qual o volume de material que será transportado?
7,5 m³
24,0 m³
30,0 m³
37,5 m³
120,0 m³
Considere que o projeto de terraplenagem de um terreno prevê um plano horizontal com cota final de 11,25 metros.

Caso haja a necessidade de sobra de material (solo) de 2000 m3 no processo de terraplenagem, a cota final, em metros, passa a ser
Na execução de aterros em obras de terraplenagem, cuidados devem ser tomados no emprego correto das técnicas e procedimentos recomendados.
Sobre a execução de aterros, é incorreto afirmar:
A execução dos aterros sem que o adensamento desejável seja obtido em todo o maciço de terra leva, com o passar do tempo, a recalques excessivos, escorregamentos da saia do aterro e erosão rápida devido à ação das águas pluviais.
Há três etapas distintas na execução: o lançamento do material pelo equipamento de transporte, o espalhamento em camadas e a compactação propriamente dita.
Para o adensamento de solos argilosos, é preferível o uso da vibração e de seu efeito dinâmico, que eliminam o atrito interno, permitindo a aproximação e o rearranjo dos grãos.
É preferível não iniciar os trabalhos de compactação quando há grande possibilidade de ocorrência de chuvas.