

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Assinale a opção que corresponde a uma medida mitigadora na avaliação de impactos ambientais a ser tomada na terraplenagem (cortes, aterros, bota-foras e áreas de empréstimo), na fase de engenharia e obras.
Limitação às áreas de intervenção.
Revegetação da área de domínio.
Recrutamento da mão de obra.
Estudo de alternativas de traçado.
Como são quantificados os serviços preliminares de terraplenagem, que compreendem a limpeza do terreno, carga e transporte do material proveniente dessa operação a até uma distância de 5 km?
Todo o serviço será medido em m3 efetivamente transportados.
A limpeza será medida em m2, e o transporte em m3 de material transportado.
Todo o serviço será medido em m3 executados, medidos no local da limpeza.
Todo o serviço será medido em m2 efetivamente executados.
A limpeza será medida em m3, e o transporte em m³/dam.
A figura abaixo mostra, em linha cheia, o perfil de um terreno ao longo da extensão de uma via a ser construída, cujo eixo está indicado em linha tracejada.

Desprezando-se os serviços a serem realizados para a fundação da via, será necessária a execução de cortes de terra nos trechos:
A e B somente
E e F somente
A, D e E somente
B, C e F somente
A, B, E e F somente
Sobre os equipamentos empregados na limpeza de um terreno, é correto afirmar que
o desmatamento poderá também ser feito com o emprego de correntes, sendo indicado para a limpeza de grandes áreas de vegetação de arbustos ou árvores de pequeno porte.
para o desmatamento com uso de correntes, o terreno poderá ter ondulações acentuadas, com altas declividades.
a lâmina desmatadora executa o tombamento total da árvore, inclusive das raízes, que são arrancadas do solo.
o destocador (“stumper”) é um implemento destinado à derrubada, que corta o tronco da vegetação.
Observe as figuras abaixo, identificadas com as letras A, B e C, que mostram equipamentos utilizados na realização de terraplenagem.

A respeito dessas figuras, considere as seguintes afirmações.
I. A figura A representa um rolo compactador do tipo pé de carneiro, cujo peso pode ser aumentado com a utilização de lastros no interior do tambor, e é utilizado para compactação de solos com baixa coesão.
II. A figura B representa um rolo compactador liso, que pode ser estático ou vibratório, utilizado para compactação de camadas de brita graduada, areia e revestimentos asfálticos.
III. A figura C representa um compactador pneumático, cuja área de contato varia de acordo com a pressão dos pneus, e pode ser utilizado tanto para solos granulares como para solos arenosos.
Quais estão corretas?
Para executar um serviço de escavação, carga e transporte (ECT) de material de primeira categoria a uma distância média de 2.500 km, um engenheiro optou por utilizar uma equipe com tratores de esteiras, motoniveladoras, carregadeiras de pneus e caminhões basculantes de 16 m3 (20 t).
29;
30;
31;
32;
33.
No transporte de material de primeira categoria, para efeito de mobilização de equipamento, considera-se, para o cálculo de volume a ser transportado, o volume do
aterro e o fator de homogeneização.
corte e o fator de homogeneização.
corte e o fator de empolamento.
aterro e o fator de empolamento.
aterro e o fator de compactação.
Em relação às obras de terraplanagem, assinale a alternativa correta.
O empolamento pode ser definido como a diminuição de volume sofrida por um material ao ser removido de seu estado natural.
No corte, é comum verificar que a densidade de um aterro compactado é menor do que a densidade desse mesmo solo no seu estado natural.
Antes do início do trabalho em um corte, deve-se executar eventuais limpezas complementares, verificar se o material de cima do corte tem qualidade para ser colocado no aterro e também se o corte requer algum cuidado especial para ser trabalhado.
Quando os volumes de solo não são compensadores, isto é, os volumes dos cortes não são suficientes para a realização dos aterros, torna-se sempre inviável executar o serviço.
Quando a base do aterro é mole e a espessura da camada é pequena, a melhor solução é compactar o material ruim e só então iniciar o aterro.
Nos trabalhos de terraplenagem de uma gleba, a cota final para a obtenção de uma plataforma horizontal com compensação de terra é 25 m. Entretanto, será necessário o lançamento de 4 500 m3 de solo de boa qualidade proveniente de escavações realizadas em uma gleba vizinha.

A cota final da plataforma horizontal, em metros, após o lançamento de 4 500 m3 de solo é igual a
Você foi contratado para fiscalizar os serviços de terraplenagem de um terreno de 20 m x 40 m, com declividade de 1% na maior direção. Qual o volume total de solo a ser removido do canteiro a fim de deixá-lo plano realizando-se somente operação de corte? (Considere que o solo tem fator de empolamento de 1,50)
240 m³
80 m³
320 m³
480 m³