

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Para o levantamento de pequenas propriedades somente com medidas lineares, o método
da triangulação mostra-se adequado onde, exclusivamente com medidas lineares, os triângulos constituirão a armação do levantamento.
da quadriculação é de suma importância para a obtenção das medidas lineares dos triângulos principais e, consequentemente, das coordenadas dos pontos topográficos.
analítico pelo uso da fórmula dos trapézios, mostra-se adequado onde, exclusivamente com medidas lineares, os trapézios constituirão a armação do levantamento.
gráfico pela aplicação da fórmula dos trapézios é de suma importância para a armação do levantamento através de medidas lineares.
mecânico pela aplicação do uso do planímetro é o mais indicado para o levantamento da triangulação em campo e, consequentemente, a obtenção das coordenadas dos pontos topográficos.
A compactação é o processo de aumento da resistência do solo pela redução do índice de vazios. Em campo, alguns fatores influem no processo, como o teor de umidade do solo, que deve estar próximo ao teor de umidade ótima obtido em laboratório, e a energia de compactação. A determinação da energia aplicada independe
da velocidade do rolo compactador.
da pressão estática aplicada pelo equipamento.
do número de passadas do equipamento.
do espalhamento do solo.
da espessura da camada compactada.

A área da poligonal fechada da figura acima mede
2200 m²
2350 m²
1800 m²
2000 m²
2450 m²
Ângulo zenital é o ângulo formado entre as projeções horizontais de duas retas que passam através de dois pontos e convergem para um terceiro ponto.
Superfície de nível corresponde àquela em que um plano tangente, tomado em quaisquer dos seus pontos, é perpendicular à direção da gravidade.
Na altimetria, as medidas são efetuadas na vertical ou em um plano vertical, obtendo-se as distâncias verticais ou as diferenças de nível e ângulos azimutais.
Com relação aos tipos de poligonal topográfica, avalie as afirmativas a seguir.
I. A poligonal amarrada é aquela em que o topógrafo parte e chega em pontos de coordenadas já conhecidas, possibilitando verificação.
II. A poligonal fechada sempre será a mais adequada para levantamentos topográficos de precisão, pois não apresenta erros.
III. A poligonal amarrada tem as mesmas possibilidades de verificação da poligonal fechada, desde que as coordenadas dos pontos de saída e de chegada estejam com erros mínimos.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

22,40; 22,50 e 11,70.
11,10; 11,50 e 12,00.
11,55; 11,75 e 12,15.
11,35; 11,20 e 11,10.
11,70; 11,90 e 12,10.
Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

Estão corretas as afirmativas
Para a obtenção de diferenças de nível em aclives é correto utilizar visadas descendentes.
O rumo magnético, medido a partir da linha norte-sul magnética, é N 37º 35’ E. O rumo verdadeiro, medido a partir da linha norte-sul geográfico, é N 25º 10’ E. Pode-se afirmar que a declinação magnética local, diferença entre esses rumos, é
9º 45’ para E.
9º 45’ para W.
12º 25’ para E.
12º 25’ para W.
15º 15’ para W.
Leia a sentença e preencha a lacuna corretamente:
“______________________ é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com equidistância também predeterminada e/ ou pontos cotados.”
Levantamento topográfico expedito.
Nivelamento geométrico (ou nivelamento direto).
Levantamento topográfico.
Poligonal principal (ou poligonal básica).