

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A tensão normal atuante em um elemento infinitesimal localizado 10 cm acima da linha neutra, na face ortogonal ao eixo longitudinal da viga, é igual 

Necessita-se fazer a verificação quanto à segurança estrutural da viga bi-apoiada mostrada na figura abaixo, que tem seção transversal retangular de lados b e h e está submetida a uma carga uniformemente distribuída q. Indique as tensões principais (σI,e σII) no ponto onde ocorre a máxima tensão de cisalhamento, enfatizando a sua localização:

σI = 4bh3qL e σII = −4bh3qL na linha neutra da seção do apoio;
σI = 3bh4qL e σII −3bh4qL na fibra inferior da seção do apoio;
σI = 2bh3qL e σII 2bh3qL na linha neutra da seção do apoio;
σI = 3bh2qL e σII −3bh2qL na fibra superior da seção do apoio;
σI = 4bh5qL e σII −4bh5qL na linha neutra da seção do apoio.
A energia de deformação dessa viga é igual a 
Na figura abaixo, que representa um gancho de ancoragem das armaduras de uma viga de concreto armado, a variável lo é usada para o cálculo do comprimento equivalente da ancoragem e é diretamente proporcional ao tamanho desta.

Durante a inspeção de um equipamento, um engenheiro percebeu que uma parte da estrutura poderia apresentar algum risco se fosse submetida a um carregamento excessivo. Sendo a estrutura modelada como uma viga biapoiada, sujeita a uma carga q uniformemente distribuída ao longo de todo o seu vão L, o momento fletor máximo atuante na viga é expresso por
2qL2
qL2
qL2/
qL2/
qL2/




Observe o diagrama de esforços cortantes da viga abaixo.

Sabendo-se que os 3 vãos desta viga são de 3 metros cada um, os valores dos momentos fletores negativos máximos, em kN.m, nos apoios A e B são, respectivamente:
1,8 e 1,8
1,8 e 3,6
3,6 e 3,6
3,6 e 5,4
5,4 e 5,4
Considere uma viga reta, homogênea e de seção transversal constante, inicialmente na posição horizontal. A seção transversal em cada extremidade é vertical, ou seja, cada elemento longitudinal possui, inicialmente, o mesmo comprimento. A viga é fletida única e exclusivamente pela aplicação de momentos fletores, e a ação pode ser considerada elástica. Para essa situação, com as hipóteses consideradas, analise as afirmações a seguir.
I - Qualquer seção plana da viga, antes da flexão, permanece plana após essa flexão.
II - Existem elementos longitudinais da viga que não sofrem deformação, ou seja, alteração em seu comprimento.
III - Todos os elementos longitudinais da viga encontram-se submetidos a tensões de tração.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A expressão que define o diagrama de momentos fletores de uma viga isostática submetida a um carregamento uniformemente distribuído de intensidade q é M(X) = qx2 /
É correto afirmar que trata-se de uma viga:
biapoiada, de comprimento L.
biengastada, de comprimento L.
em balanço, engastada na extremidade direita (x = L).
em balanço, engastada na extremidade esquerda (x = 0).
Gerber, com vão principal de comprimento L.
O enunciado a seguir corresponde às questões 43, 44 e 45.
Uma viga Gerber é formada por três apoios do 2º gênero A, B e C. A rótula está entre os apoios A e B, equidistante dos dois apoios e distando L de cada apoio. A distância entre os apoios B e C também é igual a L. O único carregamento atuante na viga é uma carga uniformemente distribuída de intensidade q, atuando apenas no vão entre o apoio A e a rótula. |
O esforço cortante na rótula vale:
0,125 qL.
0,25 qL.
0,50 qL.
0,75 qL.
qL.
Observe a viga abaixo.

Considere que esta viga está submetida ao seguinte carregamento:
- carga permanente (peso próprio): g = 2 kN/m
- carga móvel:

O momento fletor máximo na seção S, em kN.m, é:
57
67
77
87
97

Uma viga bi-apoiada com seção circular de diâmetro 20mm, está submetida a determinado carregamento transversal que desperta uma tensão máxima de 32 kN/cm2. O valor do momento fletor máximo, em kN.cm, é:
π
2 π
4 π
6 π
8 π
A linha de influência de momentos fletores na seção do meio do vão de uma viga bi-apoiada com 8 metros de vão, é:





Em uma viga engastada e livre, a linha de influência da reação vertical no engaste é representada por:
uma reta paralela ao eixo da viga.
variação linear, sendo nula no apoio livre.
variação linear, sendo nula no engaste.
variação parabólica, sendo nula no apoio livre.
variação parabólica, sendo nula no engaste.
