Questões de Concurso sobre Conceitos básicos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
456 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

O cabo CCE-APL é um cabo de dois a seis pares de condutores de cobre nu mole, isolado por polietileno, blindagem com fita APL e capa externa preta em polietileno. Ele possui entre 0,50 ou 0,65mm de diâmetro do condutor e é utilizado em ligação das emendas de distribuição até a entrada do assinante em rede aérea ou em dutos subterrâneos.


C

Certo


E

Errado

A máscara de rede que define que um determinado endereço IP de classe C é a máscara 255.255.255.0. Nesse tipo de endereçamento, é possível que a rede tenha até


A

16 hosts.


B

128 hosts.


C

255 hosts.


D

65.535 hosts.

O padrão de cabeamento EIA 568B tem a seguinte ordem dentro do conector: Pino 1: Branco com Laranja; Pino 2: Laranja; Pino 3: Branco com verde; Pino 4: Azul; Pino 5: Branco com azul; Pino 6: Verde; Pino 7: Branco com marrom; Pino 8: Marrom.


C

Certo


E

Errado

Diferentes CODECs são utilizados para codificar e otimizar a quantidade de dados de voz a serem transmitidos digitalmente, por exemplo, em um sistema VoIP.


A escolha de um CODEC depende de vários fatores, como qualidade, complexidade, atraso e taxa de transmissão.


As taxas de bits de dados gerados pelos CODECs G.711 e G.729 são, respectivamente,


A

8 kbps e 24 kbps.


B

64 kbps e 8 kbps.


C

24 kbps e 32 kbps.


D

32 kbps e 16kbps .

Considere um link de comunicação por fibra óptica conforme ilustrado na figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


Cada seção impõe uma perda de potência no sinal conforme indicada na figura. A potência do sinal na saída do transmissor (Tx) é de –4 dBm.


Considerando que a potência mínima do sinal na entrada do receptor (Rx) deve ser de –25 dBm, determine a máxima perda que a Seção 2 do link de transmissão pode impor ao sinal transmitido.


A

6 dB


B

8 dB


C

14 dB


D

21 dB


E

36 dB

O FUNTTEL foi instituído pelo governo brasileiro com o objetivo de estimular o processo de inovação tecnológica, incentivar a capacitação de recursos humanos, fomentar a geração de empregos e promover o acesso de pequenas e médias empresas a recursos de capital para ampliar a competitividade da indústria brasileira de telecomunicações, conforme previsto pela Lei Geral de Telecomunicações. Sobre os aspectos regulatórios de telecomunicações, é correto afirmar que


A

cabe aos representantes da sociedade nomear os membros do Conselho Gestor do Funttel.


B

cabe ao Poder Executivo nomear os membros do Conselho Gestor do Funttel.


C

cabe à comissão organizadora do Finep nomear os membros do Conselho Gestor do Funttel.


D

cabe ao BNDES nomear os membros do Conselho Gestor do Funttel.


E

cabe ao Poder Judiciário nomear os membros do Conselho Gestor do Funttel.

Todos os projetos são únicos e envolvem certos níveis de incerteza e riscos. Com o objetivo de aumentar as chances de êxito, as empresas dividem os projetos em fase, a fim de se obter um melhor gerenciamento e controle. Com base em gerência de projetos, assinale a alternativa correta.


A

As fases de um projeto podem ser conhecidas como método de interação.


B

A gerência de projetos serve para criação de protótipos utilizando o escopo pretendido.


C

As fases são conhecidas como método de recursividade.


D

As fases nas quais são divididas um projeto são conhecidas como ciclo de vida do projeto.


E

O projeto passa a ser conhecido como uma lista encadeada, onde o primeiro item que entra na lista é o último a ser executado.

Uma das topologias de rede de computadores possui facilidades de gerenciamento e suporta alta imunidade a falhas, pois além da possibilidade de utilização em atividades para o caso de a fibra se romper em algum ponto, a informação ainda pode trafegar na direção contrária. Nessa implementação, o nó 1 está ligado ao nó 2, o nó 2, ao nó 3 e, assim, sucessivamente até o nó n, finalizando por ligar o nó n ao 1. Como a informação que cada nó transmite é repassada para todos os outros nós, a reutilização de comprimentos de onda não é possível nessa rede, a não ser que sejam utilizadas diversas fibras na conexão entre os nós. A informação é inserida e/ou retirada na rede pelos nós através de dispositivos ópticos conhecidos como Wavelength Add/Drop Multiplexer (WADM), por exemplo.


Qual a denominação dessa topologia?


A

anel


B

barramento


C

estrela


D

árvore


E

radial

Nos sistemas de telecomunicação, a interligação entre transmissor e receptor pode ocorrer ou não por um meio guiado. São meios guiados o par telefônico, o cabo coaxial, a fibra óptica e o guia de onda.


C

Certo


E

Errado

O Hypertext Transfer Protocol (HTTP) é o protocolo usado na Web.


A versão desse protocolo proposta como padrão e que permite um uso mais eficiente da rede, por introduzir a compactação de campo de cabeçalho e permitir várias trocas simultâneas na mesma conexão, é o


A

HTTP/1.0


B

HTTP/1.1


C

HTTP/1.2


D

HTTP/2


E

HTTP/3

Um sistema elementar de comunicação analógica pode ser representado em diagrama de blocos, respectivamente, por: Fonte de Informação - Transdutor - Transmissor - Canal de comunicações - Receptor - Transdutor - Destinatário.


C

Certo


E

Errado

No padrão H.323, quem fornece funções de localização e sinalização e coordena a operação do elemento que fornece a conexão para a PSTN?


A

Gateway.


B

Gatekeeper.


C

MCU.


D

MGCP.


E

MGLF

Os CODECs que predominam atualmente em telefonia móvel e sistemas VoIP são baseados em CELP (predição linear excitada por código).


A figura abaixo mostra o diagrama de blocos de um decodificador CELP, o qual trabalha com quadros de 20 ms e subquadros de 5 ms.


Nesse decodificador, utiliza-se 60 bits para representar o filtro de síntese, há 1024 excitações no codebook fixo e os ganhos dos codebooks fixo e adaptativo são quantizados por 5 bits cada. Para cada quadro, transmite-se um filtro de síntese e, para cada subquadro, transmite-se um endereço, um ganho do codebook fixo e um ganho do codebook adaptativo.


Imagem associada para resolução da questão


Em relação a esses dados, é CORRETO afirmar que a taxa de transmissão é de


A

8 kbps.


B

4 kbps.


C

7 kbps.


D

13 kbps.

Observe a figura a seguir:


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta as partes do pino de conexão numeradas de 1 até 3 na imagem.


A

Anel, ponta e luva.


B

Luva, ponta e anel.


C

Negativo, positivo e terra.


D

Positivo, negativo e terra.

O protocolo TCP/IP que possui em sua camada de aplicação um protocolo para envio de e-mails via Internet, e que está detalhado na RFC 821, se chama


A

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).


B

HTTP (Hypertext Transfer Protocol).


C

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol).


D

FTP (File Transfer Protocol).

Uma das melhorias do sistema E-Carrier, europeu, sobre o sistema T-Carrier, norte-americano, é


A

utilizar taxa de amostragem de 8 bits por canal.


B

estabelecer, em seu quadro, um canal para sinalização.


C

poder ser integrado como tributário em sistemas SDH.


D

prover um sistema de detecção de erro de bit.

Caso sejam instalados os cabos UTP na mesma infraestrutura com cabos de energia e/ou aterramento, deve haver uma separação física de proteção. Devem ser considerados circuitos com 20A/127 V ou 13A/220V.


C

Certo


E

Errado

A infraestrutura básica para essas tecnologias são os sistemas de Cabeamento Estruturado (SCS - Structured Cabling Systems).


C

Certo


E

Errado

Em redes de computadores, é possível fazer uma ligação ponto a ponto, ou seja, entre dois computadores, sem a utilização de um hub ou switch. Sobre esse tipo de ligação, em relação ao padrão de cabo que é possível utilizar, assinale a alternativa correta.


A

Nas duas pontas devem coincidir as cores, sendo feitas as duas no mesmo padrão, ou seja, um cabo direto.


B

Deve-se utilizar um cabo com malha de blindagem para que não haja ruído na conexão e as pontas deverão ser iguais.


C

Deve-se seguir o padrão T568D nas duas pontas, para que haja a conexão correta entre os equipamentos.


D

Deve-se utilizar uma conexão crossover, ou seja, uma das extremidades do cabo de rede deve ser feita seguindo o padrão T568A e a outra extremidade deve utilizar o padrão T568B.


E

Deve-se utilizar uma conexão crossover, em que as duas extremidades devem ser feitas na ordem contrária, ou seja, a cor utilizada no pino 1 de uma ponta deverá ser utilizada no pino 8 da outra ponta.

O sistema telefônico é constituído por três grandes componentes: 1. Local loops (pares trançados analógicos conectados a casas e escritórios, atualmente também atendidos por fibra óptica). 2. Troncos (fibras ópticas digitais conectando as centrais de comutação). 3. Centrais de comutação (onde as ligações são movidas de um tronco a outro).


C

Certo


E

Errado

   
Gerar simulado