

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Uma indústria farmacêutica monitora o peso (em mg) de comprimidos por meio de Controle Estatístico de Processo (CEP) utilizando gráficos de controle de Shewhart para médias (X-barra) e amplitudes (R). Foram coletadas 25 amostras racionais, cada uma com tamanho n = 5. Após o período inicial de estabilização do processo, obtiveram-se:
X = 502 mg
R = 6 mg
Sabe-se que, para n = 5, o fator estatístico A2 = 0,577.
Com base na metodologia clássica de Shewhart para construção do gráfico de médias, assinale a alternativa correta quanto aos limites de controle superior (LSC) e inferior (LIC) e à interpretação do processo.
LSC = 505,462 mg; LIC = 498,538 mg. A presença de sete pontos consecutivos acima da linha central indica causa especial de variação.
LSC = 503,462 mg; LIC = 500,538 mg. Como o processo utiliza subgrupos racionais, não é necessário considerar a variabilidade dentro dos subgrupos.
LSC = 508,000 mg; LIC = 496,000 mg. Esses limites correspondem a ±3 desvios-padrão estimados diretamente pela amplitude média sem uso de constantes.
LSC = 505,462 mg; LIC = 498,538 mg. Caso um ponto ultrapasse o LSC, o processo deve ser ajustado imediatamente, pois se trata de variação comum.
LSC = 505,462 mg; LIC = 498,538 mg. O processo estará sob controle estatístico se todas as médias amostrais estiverem entre esses limites, independentemente de padrões não aleatórios.
Examine a tabela abaixo que contém os valores de X e R de dez amostras de tamanho 5.

Determine, respectivamente, o Limite Superior de Controle, a Linha Média e o Limite Inferior de Controle de X e assinale a opção correta.
141,67; 139,21; 136,79
145,71; 140,23; 134,75
133,74; 139,21; 144,70
143,16; 140,23; 137,30
137,80; 140,23; 142,68
Um supervisor pedagógico, que está avaliando a estabilidade do tempo de resposta aos protocolos dos estudantes registrados em seu sistema acadêmico, utiliza uma típica carta de controle X-barra, em conjunto com a carta R (amplitude), com os seguintes limites de controle estabelecidos a partir de dados históricos:
tipo de carta | limites de controle | valor (em horas) |
carta X-barra | superior | 48 |
inferior | 24 | |
carta R | superior | 2,1 |
linha central | 1 | |
inferior | 0 |
Nessa situação hipotética, a média do processo é igual a
1 h.
2,1 h.
24 h.
36 h.
48 h.
De acordo com o Controle Estatístico de Qualidade, qual é o gráfico de controle utilizado no monitoramento de características de qualidade representadas por variáveis contínuas?
Da linha média.
De proporção não conforme.
Do número de defeituosos.
Do número de não conformidades.
Da amplitude R.
Uma fábrica de produção de peças realiza o controle estatístico de seu processo por meio do monitoramento dos gráficos de controle da média e da amplitude e considerando amostras de tamanho 4. Com o processo sob controle verificou-se que a média era igual a 5cm e o desvio-padrão igual a 1cm. Sabe-se que em um determinado momento a média do processo se deslocou para 5,76cm e que não houve aumento na variabilidade.
Consideração: Suponha que os gráficos adotem limites de 3 desvios-padrão e considere que P(Z ≤ 5) = 1 e P(Z ≤ 0,52) = 0,70.
Assinale a opção que indica a probabilidade de detectar em até duas amostras esse deslocamento por meio do gráfico de controle da média.
0,63.
0,70.
0,77.
0,84.
0,91.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
O gráfico de controle da média (X) serve para detectar mudanças na média do processo, enquanto o gráfico da amplitude R serve para detectar alterações na variabilidade do processo. Desse modo, as hipóteses H0 e H1 para a média μ e o desvio padrão σ, associadas ao uso conjunto dos gráficos de X e R, são:
{H0:μ=μ0H1:μ=μ0ee/ouσ=σ0σ=σ0
Adotando-se limites de 3-sigma para ambos os gráficos, e amostras de tamanho nove, suponha que a média do processo aumentou 0,8 desvios-padrão, e o desvio-padrão aumentou 40%. Com base nesses dados e sabendo que o poder de R é igual a 0,09, obtenha o Poder conjunto dos gráficos de X e R, aproximadamente, e assinale a opção correta.
0,1
0,2
0,3
0,4
0,5
Considere o limite superior de controle (LSC), a linha média (LM) e o limite inferior de controle (LIC}, para o gráfico de controle da média apresentado abaixo.
LSCX = μ^0 + knσ0
LMX = μ^0
LICX = μ^0 − knσ0
Onde,
μ^0 = 1000
k = 3,3
σ^0 = 5,152
n = 9
Sabendo que esses limites e linha média foram construídos em um processo que está sob controle, assinale a opção que apresenta o número médio de amostras até um alarme falso (NMAF):
282
370
516
837
1042
Se o tamanho da amostra aumentar para n = 7, então β1 < 0,7.
Certo
Errado

Considerando que o gráfico de controle para a média representa o controle da frequência de alunos das escolas de Maceió, feito por amostragem e em um determinado período, dadas as afirmativas,
I. X barra é a linha que representa a média das médias amostrais.
II. LSC e LIC são os limites de controle que são definidos em 6 sigmas (3 desvios padrão para baixo e 3 desvios padrão para cima) da média, quando o nível de confiança é definido em 95%.
III. O gráfico mostra que o processo está fora de controle.
verifica-se que está(ão) correta(s)
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Um setor de prestação de serviços decidiu implantar um programa de treinamento para melhorar a qualidade de seus funcionários. Na primeira etapa do programa, foram treinados os digitadores. O monitoramento de cada um desses estagiários é feito por meio da contagem dos erros em unidades de 10 páginas digitadas. Os dados para monitoramento de um dos estagiários encontram-se no seguinte gráfico:
Os limites de monitoramento obtidos certamente serão os mesmos para todos os estagiários participantes do treinamento.
A unidade utilizada para esse tipo de gráfico de controle não serve para mostrar tendências no monitoramento.
Não há uma nítida tendência de diminuição do número total de erros nessa situação de treinamento.
Há uma nítida tendência da diminuição do número total de erros nessa situação de treinamento.