

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Os técnicos de laboratório de um departamento da UFSCar realizaram reunião com a coordenação do curso e a direção do departamento, para definição de greve devido à exposição perigosa a um gás mal acondicionado utilizado em experimentos de disciplinas no laboratório. Questionadas, a coordenação do curso e a direção do departamento informaram a inexistência de riscos, pois o acondicionamento do gás seguiu as normas de segurança. Os técnicos decidiram pelo início de greve, informando o sindicato da classe. Sobre os fatos narrados e considerando o Código de Ética do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é correto afirmar que:
O exercício do direito de greve poderá ser exercido apenas se todos os técnicos de laboratório da universidade aderirem à greve.
É dever do servidor, zelar, no exercício do direito de greve, pelas exigências específicas da defesa da vida e da segurança coletiva.
É vedado a todo servidor público federal, o exercício do direito a greve, exceto aos servidores que atuem diretamente na área de segurança pública.
É permitido o exercício do direito de greve ao servidor após a expedição do parecer da Comissão de Ética, cuja violação pode acarretar a pena de advertência.
É dever do servidor, ser assíduo e frequente ao serviço, sendo vedado o exercício do direito de greve ao servidor em estágio probatório.