Questões de Concurso de Ética na Administração Pública - Ética

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1018968

Concurso MPU Analista do Ministério Público - Área Direito 2018

Questão 24

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A partir das ideias constantes nesse fragmento de texto, julgue os itens a seguir.

Depreende-se do texto que a decisão do juiz, apesar de ética, não necessariamente representa o justo para os litigantes, pois um terá de perder e o outro, ganhar, para que a justiça corretiva aconteça.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 968594

Concurso STJ Técnico Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade: Enfermagem 2018

Questão 28

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

Considerando os conceitos, princípios e valores da ética e da moral, bem como o disposto na Lei n.º 8.429/1992, julgue os itens a seguir. A consciência moral deve nortear o comportamento do servidor público, que deve sempre apresentar conduta ética, ainda que receba ordem hierárquica superior que lhe imponha conduta imoral e antiética.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 923161

Concurso CRTR 4 Contador 2017

Questão 15

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Superior

Acerca do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, assinale a alternativa correta.
  • A. Salvo em casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado como sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.
  • B. A moralidade da Administração Pública limita-se à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
  • C. O trabalho desenvolvido pelo servidor público perante a comunidade não deve ser entendido como acréscimo ao seu próprio bem-estar.
  • D. Os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia do servidor público em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir seu bom conceito na vida funcional.
  • E. Nem toda pessoa tem direito à verdade. O servidor pode omiti-la ou falseá-la, desde que esse ato seja favorável aos interesses da pessoa interessada ou da Administração Pública.

Questão de Concurso - 919631

Concurso PJC Delegado de Polícia 2017

Questão 19

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Um delegado de polícia descobriu uma quadrilha de tráfico internacional de pessoas cujos elementos perpetravam, comumente, ações cruéis, inclusive contra mulheres e crianças. Preso, o líder da associação criminosa recusou-se a declarar o paradeiro das pessoas sequestradas e escravizadas. Na ocasião, o delegado usou força física contra o criminoso, a fim de obter as informações necessárias para resgatar as vítimas.

Com referência a essa situação hipotética, analise as asserções a seguir.

I De acordo com preceitos do campo ético, o delegado agiu equivocadamente, pois a sua ação para com o criminoso não obedeceu ao princípio da moralidade.

II O agir moral, segundo princípios da ética moderna, traduz uma máxima que deve ser necessariamente universalizável.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

  • A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E. As asserções I e II são proposições falsas.

Questão de Concurso - 911326

Concurso Técnico de Nível Médio I - Área Atendimento 2017

Questão 54

Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Nível Médio

Acerca da ética no serviço público, analise as afirmativas a seguir.

I. A dignidade, o decoro e a consciência dos princípios morais devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função seja fora dele.

II. O servidor público não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, mas principalmente entre o honesto e o desonesto.

III. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, assim, os fatos e atos verificados em sua vida privada não poderão acrescer ou diminuir o seu conceito na vida funcional.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Questão de Concurso - 805532

Concurso FUNPRESP Analista - Área Administrativa 2015

Questão 29

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Acerca da ética e da função pública e da ética e da moral, julgue os itens que se seguem. Ainda que a função pública integre a vida particular de cada servidor, os fatos ocorridos no âmbito de sua vida privada não influenciam o seu bom conceito na vida funcional.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 883389

Concurso ALE MS Assistente Legislativo 2016

Questão 76

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Oscar, servidor público de órgão previdenciário federal, objetivando reduzir sua carga de trabalho, prestou informações incorretas a cidadãos que procuraram atendimento junto ao órgão, no sentido de que o pleito apresentado não encontraria respaldo na legislação vigente. Oscar não recebeu punição disciplinar, tendo alegado que não agiu de má-fé, mas que teria cometido equívoco por não estar atualizado acerca da mudança da legislação sobre a matéria. Do ponto de vista ético, a conduta de Oscar
  • A. somente será considerada violação aos princípios éticos aplicáveis aos servidores se identificada falta disciplinar.
  • B. é passível de pena de censura, por constituir violação aos deveres fundamentais do servidor, independentemente da apuração sob o aspecto disciplinar.
  • C. infringe os deveres éticos do servidor público, sendo passível de pena de advertência, independentemente de infração disciplinar.
  • D. está em desacordo com as regras deontológicas que devem nortear a atuação dos servidores públicos, porém não configura violação a princípio ético específico.
  • E. configura conduta antiética grave, passível de pena de suspensão, conversível em multa.

Questão de Concurso - 814279

Concurso TCE PA Auditor de Controle Externo - Área Planejamento - Especialidade: Administração 2016

Questão 82

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

A respeito de comportamento profissional, atitudes no serviço, organização do trabalho e prioridade em serviço, julgue os próximos itens. A publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, pois a omissão de informação resulta em comprometimento ético contra o bem comum.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 813254

Concurso TCE PA Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Especialidade: Administração 2016

Questão 98

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens que se seguem, relativos à ética na administração pública. Situação hipotética: Servidor público da União que falta ao trabalho de forma recorrente ausentou-se do serviço, nos últimos seis meses, por vinte dias, alternadamente, sem prestar justificativas. Assertiva: Nessa situação, a atitude do servidor caracteriza desvio ético, já que ser assíduo e frequente no serviço é dever fundamental do servidor público.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 813255

Concurso TCE PA Auditor de Controle Externo - Área Fiscalização - Especialidade: Administração 2016

Questão 99

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os itens que se seguem, relativos à ética na administração pública. O debate a respeito da ética e da moral, no âmbito do setor público, se limita a uma discussão dicotômica entre o bem ou o mal, que busca definir condutas profissionais como honestas ou desonestas, desconsiderando o conceito de bem comum ou a finalidade da conduta profissional sob suspeita.
  • C. Certo
  • E. Errado