

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre a insuficiência renal aguda (IRA), considere as seguintes afirmativas:
1. As causas da IRA podem ser divididas em três categorias principais: IRA pré-renal, IRA intrarrenal ou intrínseca e IRA pós-renal.
2. IRA decorrente da diminuição do aporte sanguíneo que chega aos rins é conhecida como IRA pré-renal, e a hemorragia grave é uma das causas da IRA pré-renal devido à perda importante de volemia e consequente diminuição da pressão arterial.
3. Anormalidades nas estruturas renais, incluindo vasos sanguíneos, glomérulos ou túbulos são causas da IRA conhecida como pós-renal.
4. As causas mais comuns de obstrução do trato urinário fora dos rins são os cálculos renais gerados por precipitação de cálcio, de urato ou de cistina e as obstruções do sistema coletor de urina, desde os cálices até a saída da bexiga, podem levar ao desenvolvimento de IRA pré-renal.
Assinale a alternativa correta.
Considerando os mecanismos celulares de toxidade, marque a alternativa INCORRETA:
As células dispõem de vários mecanismos para evitar ou reparar lesões, e ocorre toxicidade quando essas defesas são sobrepujadas
No processo de apoptose, a célula sofre autodestruição ordenada pela atividade coordenada de diversas proteínas específicas.
A necrose celular caracteriza-se por digestão enzimática do conteúdo celular, desnaturação das proteínas celulares e ruptura das membranas.
As células apoptóticas atraem células inflamatórias e podem causar lesão das células adjacentes sadias.
Algumas enzimas, tais com as da cascata de coagulação, possuem função definida no sangue, outras originalmente são constituintes celulares ou produzidas no interior das células para serem secretadas no trato gastrintestinal e aparecem acidentalmente no sangue, sendo que sua dosagem pode ter valor diagnóstico. Sobre as enzimas que possuem valor diagnóstico, assinale a alternativa correta.
Amilase: indicador de lesão hepatocelular
Creatina cinase: indicador de lesão hepática
Alanina aminotrasnferase: marcador tumoral no carcinoma prostático
Lactato desidrogenase: marcador de lesão muscular
A insulina, um hormônio polipeptídico, amplamente utilizado na regulação do metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, pode apresentar variações no seu grau de atividade. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
A insulina de ação lenta ou intermediária tem duração de um dia inteiro e, por isso, a quantidade no sangue mantém-se constante, para imitar a insulina basal.
As insulinas utilizadas para o papel de basal são as lentas e ultralentas, cujo principal objetivo é a manutenção da glicemia estável no período entre as refeições.
A insulina de ação regular tem ação instantânea e deve ser aplicada imediatamente após ingestão de alimentos.
A insulina de ação prolongada é uma insulina de ação moderada-lenta que deve ser aplicada de duas a três vezes ao dia.
A insulina de ação rápida age instantaneamente e seu efeito permanece durante 12 a 24 horas.
O muco é um material proteico produzido por glândulas e células epiteliais do trato geniturinário inferior e células epiteliais tubulares renais que tem como componente principal:
Albumina.
Proteína de Bence Jones.
Proteína de Tamm-Horsfall.
Leucócitos.
Muitas condições patológicas são acompanhadas por distúrbios no equilíbrio ácido-base e na composição dos eletrólitos do sangue. Com base neste tema, marque a opção CORRETA.
A acidose metabólica primária é detectada pelo bicarbonato aumentado no plasma.
Na acidose metabólica, a queda do pH estimula a compensação respiratória via hiperventilação, o que aumenta o PCO2, diminuindo assim o pH.
A causa base da alcalose respiratória é a eliminação reduzida de ácido pela via respiratória.
A doença pulmonar obstrutiva é a causa mais comum de acidose respiratória.
A alcalose metabólica ocorre devido a um aumento da eliminação de base ou há um aumento dos fluidos ricos em ácidos.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Através da mitose, uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.
II. A realização de sexo vaginal sem camisinha não é um fator de risco para a transmissão do HIV.
Marque a alternativa CORRETA:
São funções biológicas dos lipídeos, EXCETO:
Reserva de energia e combustível celular
Membranas celulares (fosfolipídios e glicolipídios)
Hormonal (esteróides)
Anti-oxidante (Vitaminas D e E)
Digestiva (sais biliares)
As reações de aglutinação caracterizam-se pela formação de agregados visíveis como resultado da interação de anticorpos específicos e partículas insolúveis que contêm determinantes antigênicos em sua superfície. Sobre este assunto, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A tipagem dos grupos sanguíneos (ABO e Rh) pode ser tida como exemplo de uma reação de aglutinação.
( ) São muito empregadas para o diagnóstico laboratorial de doenças causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. Não auxiliam no diagnóstico de doenças auto-imunes ou na detecção de hormônios.
( ) Podem ser classificadas em reações de aglutinação direta e indireta ou passiva.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
F, V, F
F, F, F
V, V, V
V, F, V
Segundo McPHERSON, R. A. et al. (2012), a cavidade pleural é um espaço em potencial revestido pelo mesotélio da pleura visceral e parietal. A cavidade pleural normalmente contém uma pequena quantidade de líquido que facilita a movimentação das duas membranas uma contra a outra. Esse líquido é um filtrado de plasma derivado dos capilares da pleura parietal. É produzido continuamente a uma taxa dependente da pressão hidrostática capilar, pressão oncótica plasmática e permeabilidade capilar. O líquido pleural é reabsorvido pelos vasos linfáticos e vênulas da pleura visceral. Considerando seus conhecimentos sobre o líquido pleural, assinale abaixo a alternativa incorreta:
Os níveis de lactato no líquido pleural podem ter utilidade como adjuntos no diagnóstico rápido da pleurite infecciosa. Esses níveis são significativamente mais baixos nas infecções pleurais bacterianas e tuberculosas, comparado ao que se observa em outras efusões pleurais.
A proteína C reativa (CRP) presente no líquido pleural muitas vezes tem utilidade clínica como teste de triagem de doenças que afetam órgãos, índice de atividade de doenças e medida da resposta à terapia.
Os níveis de glicose do líquido pleural normal, transudatos e da maioria dos exsudatos são semelhantes aos observados no soro. Baixos níveis de glicose no líquido pleural também são observados nos casos de malignidade, tuberculose, infecções bacterianas não purulentas, pleurite lúpica e ruptura esofágica.
Na análise bioquímica, a quantificação do conteúdo total de proteínas ou albumina do líquido pleural tem pouco valor clínico, exceto quando combinada a outros parâmetros para diferenciar os exsudatos dos transudatos.
O órgão mais importante na eliminação dos fármacos e seus metabólicos é o(a)
fígado.
pele.
intestino.
rim.
pulmão.
Com relação à analise de líquido cérebro-espinhal (LCE) é correto afirmar que:
a amostra de LCE usualmente é coletada em 2 tubos estéreis: a amostra do tubo 1 é destinada ao exame bioquímico e aos estudos imunológicos; e a do tubo 2 serve ao exame microbiológico e contagem de células diferenciais.
deve-se utilizar o tubo de ensaio de vidro para a coleta, pois não há adesão celular ao vidro, não afetando a contagem celular e a análise diferencial.
a refrigeração é indicada para as amostras destinadas à cultura, pois aumenta a sobrevivência de organismos mais exigentes como Haemophilus influenzae e Neisseria meningitidis.
são causas de plasmocitose no LCE: infecções virais agudas, esclerose múltipla, sarcoidose e infestações parasíticas no Sistema Nervoso Central (SNC).
A coloração de Gram continua sendo o método com menor acurácia e mais lento de diagnosticar infecção no SNC.
O metabolismo da glicose é de suma importância para entendimento de diversas doenças que podem ser atendidas em hospitais e ambulatórios, sendo essa molécula de importância vital como fonte de energia para as células. Uma das vias do metabolismo da glicose apresenta reações enzimáticas sequenciais específicas não dependentes de oxigênio que, ao final, apresentam como produto o lactato e um saldo de 2 moléculas de ATP. Assinale a alternativa que apresenta o nome da via glicolítica anaeróbia, que é fonte de energia das hemácias.
Kolmogorov-Smirnov.
Embden-Meyerhof.
Fuchs-Rosental.
Bence Jones.
Hayen Turk.